ANPOP Brasil

 

Atendendo a pedidos, no post dessa semana iremos escrever um pouco sobre “Centro de Comando”.   E como quem pediu foi uma mineira, pergunto: alguém sabe que “trem” é esse?

Na verdade, aqui no Brasil esse assunto ainda não é muito comentado como é nos Estados Unidos. Trata-se de uma ideia muito legal de organização doméstica, pois um centro de comando é um local exclusivo da casa onde ficam concentradas todas as informações que tem certa importância para os seus moradores. Ali, eles ficam sabendo de todos os acontecimentos que já ocorreram, que estão acontecendo e que ainda irão se realizar.  Com esse método, a família acaba tendo muitos ganhos em termos de produtividade, comunicação e assertividade dentro da sua rotina.

O centro de comando da residência deverá ser criado de acordo com o funcionamento da casa. A primeira coisa que deve ser pensada antes de cria-lo é planejar para que ele seja o mais proveitoso possível e venha a conter todas as informações que sejam necessárias e úteis de compartilhar com aqueles que ali residem. Por exemplo, colocar todas as contas em um só lugar, consultas marcadas, datas das provas escolares das crianças, etc.

Já temos que ter em mente o lugar da casa e um espaço nesse local onde tenha uma parede livre, na qual será instalado o centro de comando. Devemos escolher um ambiente de bastante circulação e onde as pessoas tenham o hábito de permanecer por certo tempo. Assim, as informações ali exibidas serão notadas mais facilmente.

Um calendário será de suma importância para o centro de comando. Daqueles que podemos escrever e apagar é o melhor para utilizarmos. Nele podemos marcar os dias de pagamento de contas, datas de obrigações escolares das crianças, eventos da família e amigos, compromissos pessoais e profissionais e viagens. Isso irá ajudar a nos programar com antecedência para os acontecimentos.

Podemos também elaborar um cardápio semanal ou quinzenal que irá auxiliar muito na hora da compra do supermercado e também com aquela dúvida constante de o que fazer para o almoço ou jantar. Usando a nossa criatividade podemos montar um cardápio saudável e colocar isso no papel para que todos já saibam das refeições da semana ou da quinzena.

Alguns itens devem fazer parte do centro de comando, pois serão utilizados a qualquer momento. É bom equipá-lo com uma agenda da casa, um lugar especial para colocar os celulares e as carteiras, porta chaves, ganchos para as mochilas, bolsas e paletós, um lugar específico para as correspondências, um relógio, papeis para escrever, canetas, tesoura, cola, grampeador, artigos de papelaria em geral, um organizador para serem colocados os documentos, contas e papeis que chegam no dia a dia. O correto é criar um sistema simples para guarda-los, mas que seja prático. Vamos ser criativos e dar aquele toque de elegância.

O que importa é ter um centro de comando que funcione de maneira adequada e que seja a alma da casa. Um lugar onde os moradores comparecem para poderem se informar dos acontecimentos da família e do lar. E por essa razão, merece um toque especial com fotos da família, frases de motivação, enfeites. Tem que ter a nossa cara e a cara da nossa casa. Mas não devemos esquecer que o mais importante é que ele seja útil e faça todas as coisas funcionarem bem e melhor.

Redator: Morgana Portella

 

Redaçāo Anpop Brasil