Creio ser uma missão impossível encontrar alguém que não conheça ou utilize atualmente esse aplicativo de mensagens eletrônicas chamado whatsapp. E convenhamos que ele veio para facilitar a vida da gente, não é mesmo? Hoje na maioria das vezes não fazemos mais chamadas telefônicas, pois é muito mais prático tratar quase tudo por meio dele.
E no início deste ano, para ficar melhor ainda, principalmente para nós empreendedores na área da organização, foi lançada a versão business do aplicativo, para as empresas. Ele está disponível, por enquanto, somente para Android e tem como símbolo um ”B”, que é para diferenciá-lo do convencional. Para poder fazer uso do serviço, basta preencher um cadastro detalhando nome da empresa, endereço e telefone, bem fácil né?
Ele tem recursos que podem ajudar bastante o relacionamento com nossos atuais e futuros clientes. E esses recursos podem vir a influenciar positivamente a organização e a separação desses contatos, potencializando nosso negócio.
Ele também permite criarmos campanhas e planos de ações em vendas, predominando a ideia do marketing permissivo, pois seu objetivo é ouvir o que a nossa empresa tem para contar. O grande objetivo é usá-lo nas operações de marketing, como mensagens personalizadas para responder dúvidas dos clientes, anúncio de alguma promoção ou lançamento e também na tratativa de assuntos rápidos, elaborando textos que engrandeçam nosso negócio e representem nossos valores.
Encontramos ainda mensagens de apresentação e também notas para períodos em que estivermos ausentes. Uma coisa é muito importante não esquecer: o perfil da nossa empresa deve ser cuidadosamente preenchido, pois é o nosso cartão de visitas para inúmeros clientes em potencial que chegarão até nós por meio deste canal. Com isso, não podemos nos esquecer de informações relevantes como segmento de atuação, endereço, e-mail, site, horário de atendimento, etc.
Para tornar mais fácil a identificação das mensagens tem a função “etiquetas” que funciona como marcadores, como por exemplo, “orçamento pendente”, “projeto finalizado”, onde podemos colocar tags com o status do momento para não nos perdermos em meio a muitas mensagens, clientes, assuntos.
Para os simpatizantes dos dados estatísticos, ele ainda possui este recurso. Um menu básico, mas que permite avaliar o uso desta “conta” corporativa. Podemos verificar dados de quantas mensagens foram recebidas, enviadas, lidas, etc.
Tenho certeza que criatividade nós temos de sobra e que esse aplicativo veio para nos oferecer uma série de possibilidades, oportunidades e negócios. Espero ter conseguido passar uma pequena ideia do que é possível fazer com ele, pois ainda existem mais funcionalidades. Baixem o aplicativo e bora utilizar para aperfeiçoar e melhorar nosso negócio.
Redator: Morgana Portella