A produção e descarte de lixo é uma das principais pautas atualmente em todos os congressos e simpósios sobre meio ambiente e qualidade de vida. A busca pela sustentabilidade do planeta nunca foi tão falada como nos últimos anos. Você sabe quais são as alternativas para produzirmos menos lixo e como aplicá-las no seu projeto de organização?
Aqui estão os 3 R´s para diminuição do lixo no nosso planeta:
- Reciclagem – através do reprocessamento cria um novo objeto, com nova função;
- Reutilização – usar em outra função sem nenhum tipo de interferência na forma e/ou composição original;
- Redução – pura e simplesmente diminuir nossa produção de lixo através do consumo consciente.
A reciclagem é um processo complexo que exige técnicas e maquinários específicos, portanto, não fazemos no nosso dia a dia da organização, apenas separamos para o descarte correto… mas… a reutilização e a redução estão intimamente ligadas ao nosso trabalho. Dá uma olhada!
Podemos reutilizar dezenas de objetos existentes, que antes seriam descartados, quando montamos um projeto de (re)organização. Por exemplo: vidros de sucos usados como porta mantimentos, vidros menores (tipo de geléia) como porta temperos ou porta canetas, potes que perderam suas tampas virando organizadores de gavetas e forminhas de gelo como organizadores de bijuterias são algumas opções que temos visto ganhar bastante espaço.
Uma que adoro é fazer porta canetas de LEGO quando os filhos crescem e já não querem mais! O Pinterest é uma fonte inesgotável de ideias para todos os gostos e níveis de habilidade manual!! Vale a pena conferir!
O 3º R – redução – eu considero inerente ao nosso trabalho! Quando organizamos uma despensa, por exemplo, nossos clientes passam a controlar melhor o que existe e o que precisa ser comprado. Isso evita gastos desnecessários e descartes de itens vencidos que estavam escondidos em algum ponto cego do armário.
O mesmo acontece quando ele sabe o que tem no closet para vestir e calçar, na prateleira de cosméticos para usar, remédios, itens de escritório… enfim, em todos os cantos a organização gera automaticamente um consumo mais consciente! Aposto que a grande maioria aqui já encontrou livros, cd´s e até roupas repetidas em algum projeto, não é verdade? Com tudo organizado, isso não acontece mais!
Quem trabalha com treinamento de funcionários tem um papel muito importante nesse projeto de “menos um lixo”! Técnicas de limpeza que economizem água e diminuam a necessidade do uso de produtos químicos são medidas maravilhosas! Todos já ouvimos alguma receitinha de produtos de limpeza a base de bicarbonato e vinagre, podemos testar em casa, assim como testamos os produtos organizadores, e passar adiante o que funciona. Economia para o cliente e alegria para o planeta!!
Também é importante orientar o responsável pelas compras a usar vidros, potes e sacos de tecido já existentes para compras a granel. Essa é uma cultura ainda pouco explorada no nosso país mas extremamente utilizada, há mais de uma década, na Europa.
Quando o descarte é necessário, procure a forma e local adequados para fazê-lo! O site www.ecycle.com.br é uma super fonte de pesquisa. Você informa o que deseja descartar e qual o CEP em que está localizado, o resultado da busca trará os pontos mais próximos para o descarte específico daquele item!
Como ele, existem outros (www.descarteconsciente.com.br ; www.ecoponto.com.br ; etc) não deixe de acessá-los e compartilhe com seus clientes!
Pequenas mudanças de hábito podem deixar a vida e o planeta bem mais saudáveis! Vamos tentar?
Sobre a autora: Patrícia Flach Fernandes, 40 anos mãe da Jujubel e do Nico, é formada em Ciências Sociais com especialização em Sociologia Urbana e MBA em Qualidade Total.
Acompanhando a família e o marido, ficaram expatriados por 7 anos entre Holanda e China. Em 2017, retornou ao Brasil e trouxe a vida de PO na mala!