Em meio a tantas mensagens, posts, notícias sobre os cuidados de saúde que devemos ter para não nos infectarmos e evitarmos a propagação do Covid-19, queremos dividir com vocês um assunto não menos importante que é como nós empreendedoras podemos fortalecer o nosso negócio ante a esses efeitos negativos que a pandemia trará a longo prazo ao mercado de trabalho.
Devemos enxergar tudo isso, não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de fazer diferente e assim descobrir novos caminhos, pois é justamente nesses períodos que aquele que procura inovar poderá destacar-se mais. Afinal, a vantagem é sempre de quem for mais ágil e não necessariamente o maior.
E o que seria inovar em meio a isso tudo? É nada menos que implementarmos atitudes incrementais, ou seja, vendermos nosso mesmo produto ou serviço, porém, de forma diferente.
Por isso, a ideia é compartilhar algumas dicas para que nosso negócio consiga manter certa demanda de vendas do nosso serviço nos próximos meses e assim a gente consiga driblar alguma perda ou prejuízo com a queda do nosso faturamento.
Neste momento, torna-se primordial o uso (sem economia, diga-se de passagem) das redes sociais. Elas são e continuarão sendo a nossa principal comunicação com nossos clientes. Mais do nunca são as ferramentas que temos e é através delas que estaremos em contato direto com eles e com maior facilidade de chegarmos ao nosso público alvo.
Devemos entender que ocorrerão mudanças de consumo, pois a crise terá aspectos específicos que direcionarão a essas mudanças.
Como poderemos auxiliar nossos clientes que terão que ficar longo período em casa? Como poderemos contribuir com nosso serviço? E os clientes que moram sozinhos? E aqueles que precisam ser mais produtivos nesse momento? Enfim… Quantas oportunidades de levar o nosso conhecimento e o nosso trabalho.
Comece interagindo com seu público, fazendo perguntas daquilo que você poderia vir a oferecer e vendo o que eles irão responder, qual é a prioridade deles, o que pensam a respeito.
Fale sobre a sua marca, sobre você como profissional, qual o seu diferencial, se é especialista em um nicho, aproveite e discorra sobre ele. Comunique-se bem e mostre a importância do que você está oferecendo, não se esquecendo de mostrar para o seu público que o seu verdadeiro propósito é atendê-lo bem, independente do contexto atual.
Promova lives para isso e para falar sobre alguma novidade que você tem em mente, faça alguma promoção, sorteio, ofereça um e-book, movimente sua rede. Entreviste profissionais da sua área. Faça stories durante o dia com a chamada falando sobre a colega e o assunto.
Crie alguma campanha dentro do seu nicho e divulgue. Uma estratégia legal é atrair seu público compartilhando algum cupom de desconto para algum serviço que você venha a disponibilizar ou mesmo fazer parceria com outro tipo de serviço ou produto oferecendo algum benefício.
Outra possibilidade é ofertar combos. Ofereça algum desconto ou brinde na contratação de serviços complementares. Por exemplo, ao negociar uma consultoria de organização de cozinha, ofereça o cardápio semanal. Principalmente neste momento, criatividade e agilidade ajudarão na sustentabilidade do seu negócio.
Mais do que nunca, neste momento firmar parceria é muito importante. Sim, porque estamos todos no mesmo barco e não é de hoje que sabemos que a união faz a força.
E para finalizar, uma mega dica: Busque capacitação. Aproveite para ler muito, estudar, fazer cursos e workshops. Porque a crise uma hora passa e a situação melhora e os empreendedores e empresários mais capacitados é que terão condições de sair na frente se reerguendo mais rapidamente. Então, por favor, nada de ficar para trás.
Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar nos próximos meses. Continuem pensando grande. Tudo passa e o importante é manter nosso negócio funcionando normalmente.
Compartilhe conosco as suas experiências. Pense em como aplicar as dicas e divida com a gente as que você aplicou e teve resultado positivo. Fique a vontade para colocá-las nos comentários.
Autoria: Morgana Portella Organizer