Como empreendedora e dona de casa tenho pensado muito nestes dias nas mulheres que como eu, além de trabalhar no seu negócio, ainda tem que cuidar da casa, marido, pet e com maestria ainda se virar nos trinta para sobrar um tempinho para cuidar de si e das suas coisas.
Ficar em casa dias seguidos me fez refletir o quanto é importante um tema que eu sempre adorei e defendo que é o de ter uma rotina doméstica, ou nesse caso, criar uma rotina para o momento, facilitando assim o trabalho home office e não esquecendo também dos cuidados comigo mesma. Porque para mim, não funciona aquela cena de ver o quarto bagunçado, apagar a luz e fingir que não estive ali, ou ainda, dar de cara com a pia cheia de louças e sair de fininho esperando que uma alma boa apareça e lave para mim. Como sempre brinco: “Vai ter essa sorte”! Só que não 🙁
Sabemos muito bem que boa parte de nossos dias não são nada glamourosos, infelizmente. E ainda por cima, para nós mulheres, nos é exigido uma dedicação full time.
Para manter a casa organizada e limpa, não tem segredo, mas o importante é não deixar que as tarefas se acumulem, senão, com certeza, tudo ficará mais difícil e o trabalho além de demandar maior tempo, ainda ficará mais pesado.
Para todas as coisas na vida a rotina é indispensável, seja na vida pessoal, profissional ou doméstica. Para isso precisamos ter disciplina, foco, saber as prioridades e assim dividir as tarefas. E temos que ir conciliando, pois não dá para querer fazer tudo ao mesmo tempo e ainda não se esquecer de deixar pelo menos uma parte do dia para investirmos em nós, fazendo um curso, saindo com as amigas ou simplesmente descansando mesmo.
O cronograma de rotina doméstica é um esquema que irá ajudar bastante nas tarefas de organização e limpeza de maneira eficiente e hoje vamos conversar um pouco sobre isso.
E para dar a largada, o primeiro passo é correr e pegar uma folha de papel ou ainda utilizar o computador ou celular e partir fazer a famigerada lista. Sim, sim… Ela sempre será a nossa melhor e mais fiel amiga. Rotina sem lista não é rotina, rsrsrsrs…
Vamos então elaborar uma lista com todas as tarefas que precisamos fazer e estimar um tempo para a execução de cada uma. Com isso pronto, vamos montar um cronograma e distribuir essas tarefas pelos dias da semana, mês e até ano, pois tem tarefas que são realmente necessárias só uma vez ao ano. Leve em conta nessa hora, a sua rotina, a sua demanda. Afinal, cada família tem suas particularidades. Tem famílias que não tem filhos em casa, outras já tem crianças, outras pet, enfim, cada casa será de um jeito e tudo poderá ser mudado ou adequado dependendo da circunstância ou do tempo.
Uma técnica bem interessante na hora de montar a rotina é separar a casa por espaços, ou cômodos e distribuir entre os dias da semana todos os afazeres que precisam ser feitos naqueles espaços. Acho que o serviço rende bastante, dividindo em cinco áreas: banheiros, quartos, salas, cozinha com lavanderia e área externa, para quem mora em casa. Se for apartamento dá para dividir em quatro. Divida os afazeres de cada um desses cômodos pelos dias da semana.
A proposta é você se dedicar um pouco por dia para cada uma dessas áreas durante a semana, sendo a ideia principal, fazer um trabalho mais eficiente e, por conseguinte uma limpeza mais eficaz também, sem contar que é bem menos cansativo.
Existem tarefas que sabemos que devem ser executadas diariamente, como arrumar a cama e lavar louça, só que incluindo tarefas que dão mais trabalho na sua rotina diária, irá lhe ajudar a ganhar tempo e conservar a casa limpa e organizada.
A dica mais importante é seguir o cronograma. Eu sempre falo para as clientes que pedem a elaboração da rotina, que não irá adiantar nada elas contratarem o serviço se elas ou suas funcionárias não levarem a sério o cronograma. E isso serve para nós também aqui como donas de casa.
Na prática, compreendemos melhor que fica mais fácil executarmos as tarefas quando seguimos uma rotina do que fazê-las quando o bicho está pegando e não sabemos mais como dar conta do babado. Isso serve tanto para a limpeza quanto para a organização da casa.
E para deixar vocês inspiradas em montar um cronograma vou deixar uma sugestão bem simples aqui e bem fácil, para vocês terem uma ideia de como fazer. É só montar e adaptar de acordo com as suas necessidades e deixar com a sua carinha. Não se esqueçam de primeiro listar todas as tarefas da sua casa, separando por períodos (diárias, semanais, mensais, etc). E depois contem para nós as suas experiências com a rotina 😉
Autoria: Morgana Portella Organizer