Crianças em casa significa vida! Mas em muitas residências a bagunça acompanha esse significado e aquilo que poderia ser prazeroso aos pais, se torna um martírio.
Vamos aprender algumas dicas para facilitar?
Quem tem crianças em casa, mesmo que esporadicamente, sabe o quanto é importante ter brinquedos para a energia incessante dos pequenos. Mas isso acaba transformando a residência em uma “zona de guerra” se não houver organização.
Após muitos atendimentos e experiências pessoais, separei algumas dicas para facilitar nessa hora e listei as principais para esse hábito fazer parte da sua vida e dos seus filhos (sobrinhos e afilhados também).
A dica principal para qualquer organização, mas em especial brinquedos, é não ter excesso. Crianças são estimuladas o tempo todo, estão em desenvolvimento, e um quarto lotado de brinquedos é muita informação. A tendência é que nenhum brinquedo satisfaça e que perca logo o interesse, pois tem muitas alternativas para brincar. Isso acaba inibindo um pouco a criatividade e tolerância da criança.
Quando o número de brinquedos é menor, além da praticidade e funcionalidade, a criança é capaz de explorar tudo que um único brinquedo pode oferecer.
Abaixo separei cinco dicas que considero importantes e decisivas na hora de estimular as crianças:
1 – No mês que antecede datas especiais como aniversário, dia das crianças e Natal, procure praticar o desapego com o seu filho. Explique a importância de abrir espaço para novos brinquedos e leve-o junto em uma instituição para doar. É importante ver a alegria do outro em receber, praticando empatia desde pequeno;
2 – Tenha sempre uma caixa sem tampa ou cesto para deixar os brinquedos mais utilizados. Esse pode ficar na sala e procure não se incomodar com os brinquedos espalhados. Faz parte! As crianças gostam de estar conosco e juntar os brinquedos também pode ser uma brincadeira, um momento especial. Abuse da criatividade!;
3 – Na organização do quarto, procure utilizar caixas do mesmo modelo e empilháveis, dando preferência para transparentes. Se optar pelas coloridas, uma etiqueta ou gravura identificando o que tem nela, é suficiente;
4 – Participe do processo, questione como seu filho gosta de deixar as coisas dele, deixe-o opinar! Isso ajuda no aceite da organização e aumenta sua conexão com os filhos!;
5 – Seja o exemplo! De nada adianta querermos brinquedos organizados se o quarto de adulto está de “pernas pro ar”. Comece por você e depois aplique para seus filhos.
Excelente quinta-feira! 😉
Autoria: Kassandra Brenner