ANPOP Brasil

Mais do que organizar um espaço, importante também é priorizar a funcionalidade deste. Ela é essencial em qualquer projeto de organização seja de qualquer ambiente. De nada irá adiantar organizar uma cozinha, deixa-la linda, se ela não estiver ajustada à rotina de seus moradores. Devemos levar em consideração muitos fatores para que tudo saia de acordo.

E todos os dias ao ler algo sobre organização em revistas, redes sociais, e outros, nos deparamos com esse conceito. E o que seria então a funcionalidade dentro do projeto? Eu diria que é aproveitar de maneira prática e inteligente os espaços aliando a beleza à praticidade.

Um projeto funcional proporciona mais comodidade e ajuda a melhorar a utilidade de certos móveis e até, por que não, de certos cômodos, visto que cada dia que passa os imóveis estão ficando cada vez menores. Vamos ver então o que irá definir se um projeto é realmente funcional.

Ele terá que ser inteligente e economizar espaço, ser prático e deixar tudo que precisa a mão, ter acessibilidade, ou seja, tudo tem que ficar fácil de achar a qualquer hora, ser diferenciado, bonito, prático e objetivo, ter usabilidade, ou melhor, facilitar as coisas na hora de usar.

E para tudo isso, precisaremos contar com uma boa dose de criatividade além de produtos organizadores que poderão auxiliar bastante e darão um ótimo acabamento ao projeto. Contamos com linhas lindíssimas que além de proporcionar a praticidade que buscamos oferecer, ainda são verdadeiras obras de arte e funcionam como objetos decorativos, dando certa harmonia na organização.

Antes de indica-los ao cliente, é extremamente importante que o espaço seja bem analisado, tendo em mente, as medidas corretas, as cores que ficarão melhores naquele ambiente, o material mais recomendado, etc. Temos que ter muito cuidado, pois mesmo existindo diversos modelos disponíveis no mercado para trazer a funcionalidade e beleza, devemos sugerir algo que customize as coisas conforme a necessidade do cliente e o espaço que temos disponível para que tudo fique harmonioso.

É um pouco natural que queiramos fazer as coisas ao nosso gosto, como faríamos em nossa casa, porém, temos que pensar no que esteja de acordo com aquele projeto e do agrado de quem nos contratou.

Organizar uma casa com funcionalidade é deixa-la prática e fazer com que ela funcione para aquele estilo de vida especifico. É fazer com que cada móvel, cada organizador, cumpra a sua função e seja usado. Não devemos propor nada que não seja útil. Um detalhe que é bom lembrar também, é que a organização proposta, facilite as coisas na hora da limpeza, pois otimização de tempo igualmente faz parte do processo.

Outra ideia interessante é reaproveitar alguns objetos utilizando-os como organizadores. Estamos vivendo a era minimalista do mais com menos e até em termos de sustentabilidade é bom começar a aprender a viver com o mínimo. Fazer um inventário antes, medir, testar, apresentar para ver se é do gosto, enfim, nessa hora a criatividade irá falar mais alto. Muitas vezes um objeto que pode estar sobrando em um lugar, assume outra função e vira estrela em outro espaço e de quebra ainda contribui com o nosso planeta.

O segredo para podermos entregar um projeto perfeito é antes de iniciarmos, analisarmos tudo com empatia, para depois, aos poucos, criar um ambiente que de fato se adeque a quem ali frequente, seja ele uma casa ou empresa. Um projeto bem elaborado é benefício para ambos, não só para aquele que contratou. Ele irá fazer parte do seu portfólio, que poderá lhe trazer um possível futuro cliente. A funcionalidade é atualmente um conceito de muito significado em todos os projetos de organização de ambientes.

E para concluir, aquela velha história de que não irá adiantar entregar um projeto lindíssimo se este não proporcionar o fim desejado. Até porque a funcionalidade é a grande aliada da organização. A beleza faz parte, mas não é a nossa maior missão dentro da proposta.

 

Autoria: Morgana Portella Organizer

Redaçāo Anpop Brasil