ANPOP Brasil

Sabe aquela frase que a grande maioria de nós já cansou de ouvir:  “a primeira impressão é a que fica”. Então… Quando falamos sobre organização de ambientes ou cômodos, a ideia é mais ou menos a mesma. Mas, como assim?

Mesmo nos detalhes simples ou naqueles mais elaborados, uma organização de qualidade e bem planejada é essencial para que nosso cliente sinta um bem-estar no espaço e assim, nos contrate mais vezes para outro serviço ou nos indique por ficar satisfeito com o que entregamos na organização.

E para que tudo isso ocorra, precisamos estar atentas a todos os pormenores que envolvem o projeto do ambiente por completo, nada poderá passar despercebido.

E o que é então que devemos entender sobre organizar sob o ponto de vista de uma Personal Organizer?

Diferente do que muitos pensam, o serviço da Personal Organizer não diz respeito a “arrumação” do ambiente. Ele consiste no planejamento de todas as necessidades do cliente naquele espaço, de acordo com a sua rotina, seus afazeres, horários, o que costuma fazer em casa, fora de casa, enfim, uma série de detalhes englobam o serviço a ser prestado.

Assim, o profissional é responsável por estruturar um projeto de organização que ofereça praticidade e conforto dentro de uma composição funcional, esteticamente equilibrada e agradável aos olhos também. Deste modo, pode atuar em organização de projetos residenciais em geral, comerciais e em vários nichos, desde que tenha se preparado devidamente para tal.

Quando um profissional de organização é contratado para um projeto, é imprescindível que o objetivo e os desejos do cliente sejam levados em conta, desde o estilo que ele prefere, tipo de organizadores, etc. Claro que isso não impede de darmos sugestões, ideias, mas a última palavra é sempre a do cliente.

A PO deve aproveitar cada centímetro do espaço com criatividade, pois é muito importante também otimizar espaço dentro do projeto da organização. Aliar funcionalidade e otimização, praticidade e melhoria para a vida do cliente é nosso maior desafio e nossa missão.

Outra questão considerada significativa e que devemos pensar sempre nos projetos que organizamos é a comunicação visual que aquele ambiente organizado será capaz de transmitir. A ambientação irá sim interferir na impressão que o cliente terá sobre o serviço que estaremos entregando, e, por conseguinte, o público que desejamos atrair como futuros clientes. Vamos refletir na mensagem que queremos passar, pensando em todos os detalhes, para que estes estejam alinhados com o conceito que a nossa marca quer deixar naquele ambiente.

Assim, com um resultado que atenda as expectativas do cliente, seremos muito mais valorizadas e com certeza o retorno para outro projeto de organização será garantido, bem como a indicação do nosso trabalho.

E além da organização em si, mais um ponto tido como relevante é o fato de nos mantermos sempre atualizadas em tudo que diz respeito ao “mundo PO”, estar em constante aprendizado é o mínimo, pois tudo muda todos os dias, métodos, tendências, enfim, e temos que acompanhar o baile da organização. Participar de workshops, cursos, palestras e tudo que possa auxiliar em nossa evolução e crescimento. Ficar de olho nas notícias, no que sai nas mídias e tudo que se refere ao assunto organização.

Estarmos antenada a todas as novidades da área, produtos organizadores, lançamentos, coisas de casa e dos nichos que atendemos. Seguir e acompanhar lojas, sites e revistas deve fazer parte também. Participar de grupos de PO’s, principalmente aqueles da nossa região. Essa interação é necessária e proveitosa, pois a troca de experiências, as dicas, o apoio quando é necessário, com certeza fazem a diferença para nosso crescimento e de nossa profissão.

Escrever sobre nossa profissão e onde ela nos leva em apenas um artigo é impossível, confesso que ficaria aqui “Ad Eternum”, mas para finalizar, gostaria de colocar que não só para PO, mas para qualquer ocupação, que o mais importante, o que tem que prevalecer sempre em nossa vida, não deve ser o meio que escolhemos para ganhar dinheiro, mas sim a profissão que nos proporciona bem-estar, satisfação, motivação para continuar todos os dias. Aquela que nos permite ser feliz, nos realizar e fazer um mundo melhor para nós e para quem nele vive 🙂

 

Autoria: Morgana Portella Organizer

Redaçāo Anpop Brasil