ANPOP Brasil

Olá pessoal, tudo bem? Hoje estou aqui de volta para te fazer uma pergunta: Você sabe o que é Organização Financeira? Não? Então agora você passará a entender melhor este nicho da Organização.

A Organização Financeira é um trabalho no qual o Consultor ajudará você a ter clareza dos seus objetivos e assim ter uma motivação para cuidar do seu dinheiro de forma personalizada, pois cada um de nós possui sonhos, desejos e metas únicos.

E todo o trabalho da Organização Financeira começa justamente quando você resgata os seus sonhos e começa a materializá-los registrando todos eles. Nesta hora é muito importante que você NÃO subestima nenhum sonho seu.  Coloque TODOS eles no papel (ou no computador, no aplicativo ou na agenda…) Com estes objetivos em mãos, você terá “um porquê”, uma direção de como cuidar das suas contas.

Estes objetivos serão divididos em metas menores, a fim de que você consiga ver o resultado, um por um. Elas deverão ser traçadas pelo prazo a realiza-las, pelo valor (pois praticamente todos custarão um preço!), deverão ter importância para você e deverão ser realizáveis. Jamais criem metas impossíveis, pois te desestimularão, combinado?

Ah, vale lembrar aqui que, quando tratamos das Finanças da Família, os sonhos de TODOS os membros dela serão contados. Afinal, todos que compõem a casa têm sua individualidade e isso deve ser respeitado também quando tratamos do dinheiro.

Depois que você conseguir planejar os seus sonhos, colocará a “mão na massa” nas contas propriamente ditas. Nesta etapa, você deverá registrar TODAS as entradas e TODAS as saídas. E para começar deverá ser o máximo de informações possíveis, pelo menos nos primeiros 30 dias. Quanto mais dados tiver, melhor conseguirá saber as categorias as quais está gastando e mais precisamente saberá a quantia que está recebendo.

Estas anotações você poderá fazer onde se sentir mais confortável. Pode ser numa planilha, em um caderno, em um Aplicativo de Finanças, em um Planner Financeiro. O que importa aqui é que seja o melhor lugar para VOCÊ fazer suas contas e principalmente, onde não terá dificuldade de se adaptar e de trabalhar.

À medida que fizer as anotações das suas contas, será importantíssimo que você saiba como andam as suas contas. Esta é a fase da Análise. Não basta somente anotar tudo o que entra e o que sai. Você deverá saber quais categorias são essenciais para você (Exemplos: aluguel, água, energia, supermercado, remédios, gás, condomínio, escola dos filhos, etc.), quais não são essenciais para você (Exemplos: assinatura de TV, de revistas, de jornais, baladas, shows, etc.), e fazer ajustes caso tenha necessidade (partindo pelos dos gastos os quais considerem ser Não Essenciais). Quais gastos deverão economizar e quais você já está economizando. Faça isso com regularidade. Crie um hábito de fazer esta etapa sempre.

Também é importantíssimo voltar nas tuas metas para saber se conseguiu conquistar alguma delas e comemorar. E não se esqueçam de celebrar também as economias que fizerem, é claro. Não importa o tamanho da economia ou da meta conquistada. O que importa aqui é comemorar o resultado do trabalho realizado.

Outro ponto considerável na Organização Financeira é trabalhar para que você saiba como estão as suas Finanças. E se o seu estilo de vida condiz com o seu Orçamento e com os sonhos que deseja realizar. Não adianta ter um estilo de vida que consuma todo o seu dinheiro. Dessa forma, não será possível poupar para o seu futuro e de sua família, sequer possibilitará a conquista de suas metas já tratadas no início.

Além disso, para começar a colocar a sua Vida Financeira em Ordem, é essencial ter persistência, constância, paciência e foco. Mantenha-se sempre motivado a fazer a Organização das suas Finanças, sempre confiante de que os resultados virão.

Com o tempo, este processo de Organização Financeira se tornará um hábito e a cada conquista, você terá estímulo para cuidar do seu dinheiro com muito mais segurança.

Beijos a Todas e Todos e Até Breve.

Autoria: Aimée Rissi Organizer

Redaçāo Anpop Brasil