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O mercado de organização está ficando cada dia mais competitivo e exatamente por isso, ser a primeira opção de escolha e ganhar uma posição de destaque em nossa atividade é o sonho de qualquer Personal Organizer.

O que leva um cliente a contratar nossos serviços, nossa marca ao invés de outra, é justamente o valor que a nossa marca representa para ele.

Dessa forma, torna-se importante aplicarmos algumas estratégias para colocar em evidência aqueles benefícios que podemos oferecer e entre eles, está a proposta de valor. Ela é a parte principal no processo de fidelização de nossos clientes.

Mas, o que seria a tal “proposta de valor”? Vamos detalhar aqui um pouco sobre esse assunto com o intuito de auxiliar as colegas que ainda não o conhecem ou já ouviram falar mas, mas ainda tem dúvidas.

A ideia de proposta de valor, seria um diagnóstico de custo-benefício que os clientes fazem antes de contratar nossos serviços e que os motivam a fechar negócio conosco. Eu diria que é um kit de vantagens que o nosso serviço oferece aquele que, por ventura, contrata o nosso trabalho.  Ela retrata os diferenciais de um profissional em relação aos outros.

A proposta é que irá determinar os motivos pelos quais os clientes escolhem a Mari e não a Maria, digamos. E é a partir daí que os clientes irão analisar o custo-benefício e assim decidirem se realmente vale a pena nos contratar pelo que estamos lhe ofertando.

Convenhamos que por melhor que seja o serviço que nós prestamos, a decisão do cliente irá depender sempre da quantidade de atrativos que iremos oferecer. Mesmo de no caso ser um antigo cliente, devemos considerar a percepção dele sobre o valor que ele tem da nossa marca. Se já nos contratou anteriormente, ficou satisfeito, aí sim é que temos que caprichar na proposta.

O verdadeiro objetivo da proposta de valor é esclarecer as características do nosso serviço ou produto e acentuar os pontos fortes, os diferenciais, porque dessa maneira, o cliente poderá avaliar se aquilo que a nossa marca oferece é o que ele está buscando para atender suas carências, suas dores. E é a soma de todos esses pressupostos da proposta de valor que irá mostrar com transparência o porquê de sermos nós a marca escolhida.

E para se criar uma proposta de valor, como fazemos? Existem diversas maneiras para isso. Iremos mostrar aqui a mais comum, que segue essa ordem:

Título – Pense numa frase curta e que indique os benefícios que sua marca proporciona. Um título intrigante é muito bom também, tipo – Tranquilidade? Claro. É possível? Sim;

Subtítulo – Aqui você deverá esclarecer, no máximo em três linhas o que é o seu serviço ou produto e para quem ele é voltado, além dos benefícios que proporciona. Seja breve e toque no ponto que realmente interessa;

Uma chamativa lista de benefícios ou bullet points – Nessa lista coloque todos os benefícios que o seu cliente irá receber ao contratar o seu serviço ou comprar o seu produto. Coloque todos os seus esforços nesses benefícios, de modo que eles possam solucionar os problemas que os seus clientes precisam que sejam resolvidos;

Recursos visuais e tecnológicos – Use imagens ou faça um vídeo. Isso vai depender de você, porém o vídeo irá permitir que você seja reconhecida como uma especialista pelo seu público. Faça um vídeo curto, resuma os pontos principais e use e abuse dos recursos visuais.

Inclua testemunhos – Esse item não é considerado relevante, mas a gente sabe o quanto nosso cérebro gosta de se sentir parte de algo maior e isso irá ajudar a convencer o cliente sobre a qualidade dos seus serviços ou produtos. Digamos que isso é uma estratégia psicológica.

Antes de dar como pronta, releia. O importante é ser transparente, não falar ou escrever demais, seja clara. Explique bem o que está oferecendo.

Mas peraí… Esse assunto dá pano para manga sim. Para você criar uma proposta de valor que seja realmente eficiente, antes de tudo isso, você terá que analisar alguns pontos muito importantes, como identificar o seu público-alvo, conhecer as demandas do seu público, para poder propor as soluções que ele enxergue valor. Procure entender peculiaridades do perfil desse público, para poder criar a proposta de valor, como hábitos, faixa etária, gênero, nível de escolaridade, enfim, os quesitos que fazem parte dessa comunidade que você quer atingir.

É como se criássemos um personagem fictício, que tem o nome de persona e seria o cliente ideal para o nosso negócio. Outro ponto relevante é conhecer os seus concorrentes. Sim, porque saber o que eles oferecem, poderá ajudar você a idealizar o seu diferencial no mercado. Também procure mostrar o que faz a sua proposta ser distinta e original. Normalmente esse diferencial estará nos detalhes, portanto apresente-os. Que fique claro que o cliente, ou o seu público-alvo, estará sempre mais interessado nos pequenos detalhes que farão a diferença na vida dele, que diminuirão a dor dele, tipo, atendimento personalizado, privacidade e segurança, frete grátis (no caso de produtos), por isso, explique o que você faz melhor que o seu concorrente deixando isso bem claro na proposta de valor. Vamos ver alguns exemplos de proposta de valor:

Airbnb – apresenta acomodações mais em conta que hotéis e ainda gera renda para aquele que aluga seu imóvel para turistas. A proposta de valor é o senso de comunidade, onde o indivíduo possa se sentir em casa.

Apple – apresenta a proposta “pense diferente”, colocando seus clientes em outro patamar com a frase: “ quem tem algum produto da Apple é diferente dos outros”. A proposta de valor é mostrar que é diferente oferecendo uma experiência diferenciada.

Nespresso – oferece aos clientes a possibilidade de preparar um café com incrível facilidade e rapidez, além dele poder experimentar diferentes tipos de sabores.

E a proposta da Trello para você se inspirar e fazer a sua:

Título: Trello permite que você trabalhe de maneira mais colaborativa e faça mais.

Subtítulo: Os quadros, listas e cartões do Trello permitem que você organize e priorize seus projetos de maneira divertida, flexível e gratificante.

Lista de benefícios (Bullet points)

  • Trabalhe com qualquer equipe;
  • Informação resumida;
  • Veja como funciona;
  • Trello do seu jeito.

Criar uma proposta de valor transparente para o seu serviço ou produto, dará a você vantagens sobre todos os pormenores do seu negócio. Você estará sempre com a agenda lotada, aumentando assim seu poder de negociação.

E agora que você compreendeu melhor sobre esse assunto, está pronta para criar a sua proposta de valor? E qual vai ser a sua abordagem? Conta aqui para nós!

Autoria: Morgana Portella Organizer

Redaçāo Anpop Brasil