Você já se viu em uma situação como se estivesse em uma encruzilhada, sem saber qual caminho escolher? Em qual direção seguir? Acredito que quase todos que lerem este artigo se viram em uma situação semelhante em algum momento. E acreditamos que se você empreende pode ter passado por isso em sua empresa, principalmente quando se trata da Área Financeira. Concorda?
Por muitas vezes nos perdemos diante da “montanha de contas” que temos para pagar, investimentos a fazer. Algumas vezes temos a sensação de que há mês demais para receitas de menos, de que estamos nos enrolando, sem saber o que fazer com as finanças da nossa empresa.
Porém, gostaríamos de informar algo de extrema importância para você e a saúde do Seu Negócio: A Organização Financeira é uma das armas para que a sua empresa seja bem-sucedida. E se você não tem as Finanças do seu Negócio organizado (ainda), dividiremos com você algumas dicas para começar a trabalhar com essa área mega importante:
- O seu negócio é quem você é! Um dos pontapés iniciais para entender o seu negócio é trabalhar muito bem o autoconhecimento. Se você não se conhecer bem, não saberá quais são seus pontos fortes, pontos de melhoria, onde está, onde quer chegar. E como a Área Financeira faz parte de você (mesmo que não tenha notado isso até agora), quanto mais você se conhecer, melhor lidará com o seu dinheiro e com o seu negócio. Portanto, o autoconhecimento é um processo que te ajudará a ter as suas finanças sadias. E tem outro ponto que se destaca aqui – a sua empresa é a sua cara! Portanto, quanto mais você se conhecer, melhor conhecerá o seu negócio também. NUNCA se esqueça disso.
- Sem saber o que deseja fazer, onde pretende chegar com seu Negócio, dificilmente vai conseguir avançar. Após iniciar o processo de autoconhecimento, invista em entender o que é a sua empresa, onde você quer que ela chegue, o que você deseja fazer nela, etc. Quanto mais você entendê-la, com mais afinco trabalhará com a área financeira.
- Entenda uma coisa de uma vez por todas- Sua empresa não é Caixa de banco! Não misture o dinheiro da pessoa física com o da pessoa jurídica JAMAIS!! São bem diferentes. Suas despesas pessoais devem ser contabilizadas para você, não na sua empresa. Apesar de ser a (o) dona (o) da empresa, você deverá ter o pró labore para receber todo mês. Enquanto você não fizer esta separação, as finanças continuarão bem bagunçadas e dificultará o crescimento do seu negócio.
- Não se iluda jamais! Como toda mudança de habito, vai dar trabalho e você deverá continuar. Não será legal no início, você precisará abrir mão de parte de hábitos antigos, mas o resultado logo virá. Comece com alguns minutos, mas todos os dias. Quanto mais se dedicar, mais rápido verá os resultados.
- Não conseguimos dar conta de todas as tarefas, não temos a capacidade de saber tudo. Portanto, se você não tiver condições de fazer a parte financeira sozinha, peça ajuda. Contrate um profissional que possa te ajudar nesta área. Assim você terá um pouco mais de leveza para lidar com as tantas outras obrigações que temos a fazer no nosso trabalho.
Para organizar o seu negócio, você precisará ter muito foco e saber exatamente o que deseja nele. A organização financeira é um passo que se deve dar para que você entenda realmente qual caminho sua empresa está andando. Portanto, comece com os poucos minutos que você tem! Não demore para colocar a mão na massa.
E, claro, desejamos sucesso na sua mudança financeira.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.