ANPOP Brasil

Gostaríamos de começar este artigo fazendo um convite. Antes de continuar esta leitura, feche seus olhos um minuto e pense nas seguintes perguntas:

Você se lembra qual foi o último sonho que realizou na sua vida?

Quais as sensações que você lembra de viver neste momento? Foi bom?

Gostaria de realizar algum outro sonho? Pare um pouco para pensar nisso.

Você nunca teve um sonho para realizar? Por que não?

Agora retornando a este texto, gostaríamos de abordar o significado da palavra sonhar, segundo o site Dicio: “Imaginar em sonho…; Possuir sonho (s).; Render-se à ilusão, à imaginação…; Querer muito alguma coisa; pensar insistentemente…; Reconhecer a probabilidade de; pressupor…; Possuir muitos pesadelos ou devaneios…; divagar, devanear”.

A partir do que lemos aqui, tem-se a ideia de que sonhar é algo afastado da realidade, mais ligado ao pensamento, às aspirações, como algo não concreto. Mas isso não é verdade! Você é capaz de trabalhar com assertividade e alcançar seus sonhos. E você poderá usar a Organização Financeira a seu favor!

Já parou para pensar nisso?

Quer saber como?

Logo abaixo estão algumas dicas para que, através da organização financeira, consiga realizar seus sonhos e sempre os incluir em seu orçamento. Até mesmo porque realizar um sonho não é algo tão rápido. Ou seja, será necessário se empenhar um período considerável para conseguir. Contudo, incluindo-os no seu cotidiano, inclusive em suas contas os tornarão viáveis e possíveis de acontecer.

Por vezes acredita-se ser algo tão distante da sua realidade, que acaba nem pensando muito neles, concorda? Porém, sua realização é viável e para que isso aconteça, será necessário que se dedique a alguns pontos que serão abordados a seguir:

Você precisa acreditar que vai conseguir: tudo começa com a nossa mente. E não é clichê. Se você não entender que pode conseguir, que conseguirá a partir de sua dedicação em fazer do seu sonho uma realidade, nem comece! No livro chamado “Os Segredos da Mente Milionária” o autor é claro quando afirma que para você ter resultados (neste caso seu sonho realizado), é necessário que seu pensamento gere um sentimento o qual a (o) incentivará a fazer ações que levarão à concretização desejada por você. Enfim, o ponto de partida é o seu pensamento. O que pensar, a (o) levará aonde desejar. Então, pense na sua conquista, no quão bom será quando isso acontecer, porque vai.

Tudo começa com a Organização das suas Finanças: depois de colocar a primeira dica em prática, você partirá para este ponto importante: inclua seus sonhos no seu orçamento. Parece meio estranho, porém quando você passar a reservar uma parte de seu orçamento pessoal (mesmo sendo pouca quantidade), acaba a (o) motivando a fazer as contas. Afinal, não temos vontade todos os dias de nos dedicar às finanças. Há dias que estamos cansadas (os), queremos fazer várias outras coisas ao invés de sentar e se dedicar a fazer as contas. Muitas pessoas também não gostam de cuidar de seu dinheiro e/ou acreditam que seja um tema enfadonho. Por isso é um diferencial quando você tem um motivo para fazer suas contas, usando seus sonhos como um estímulo a se dedicar mais a cuidar do seu dinheiro. Em artigos anteriores aqui no Blog eu dou diversas dicas de como poderá começar a organizar seu dinheiro. Aproveite para busca-los e começar hoje mesmo a fazer isso.

Transforme seus sonhos em Metas: uma dica para você fazer seu sonho passar a ser uma meta é que seja a mais clara (o) e específica (o) possível. Quanto mais específica, melhor. Sem você transformar seus sonhos em metas, a realização ficará mais distante e demorada. Portanto, saiba exatamente qual é a meta, trace o tempo que será realizada, quanto custará, coloque a importância desta meta e descreva também quais ações você fará para conquista-la. Com isso formado, será mais estimulante fazer as suas contas, pois você terá um porquê, uma motivação. Uma outra dica: não faça uma lista “interminável” de metas, com 15, 20, 30. Tenha uma quantidade que seja razoável para realizá-las. Uma de cada vez.

Monte o seu Mural dos Sonhos: uma boa dica para estar sempre visualizando suas metas (porque deixaram de ser sonhos e já foram planejadas por você) é montar seu mural dos sonhos e colocar em um local que seja de fácil visualização. Recorte e cole fotos ou imagens de todas as metas que deseja realizar e coloque neste mural. Pode ser em um quadro, ou em um arquivo do computador ou celular, mas que você esteja sempre tendo contato para se lembrar. É uma excelente ferramenta para se manter trabalhando nelas.

Paciência, Foco e persistência: assim como na organização financeira, para que consiga tornar uma realidade aquilo que deseja tanto, a paciência é indispensável. Isso se deve porque para transformar algo abstrato em concreto, será necessário ter muita paciência, muito foco para você não se dispersar e perder aquilo que se propôs a fazer. E continue cuidando de suas contas e trabalhando para atingir seus objetivos sem parar, sem desistir. Com muita paciência, muito foco e muita persistência.

O dinheiro é uma ferramenta que poderá ser muito útil para você realizar seus sonhos. Nós trabalhamos muito, nos dedicamos muitas horas de nossas vidas para fazer o dinheiro que temos. Usá-lo da melhor maneira possível não é um favor que fazermos a nós mesmas (os). É uma obrigação, é qualidade de vida. E a partir do momento que passamos a sermos realizadoras (es) de sonhos, passamos a ter mais qualidade de vida, mais alegrias. No início dá trabalho, no entanto valerá cada real economizado e investido neles.

Boas realizações pra você!

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

Redaçāo Anpop Brasil