ANPOP Brasil

Quando se fala em organização, a primeira coisa que pensamos é nas coisas da casa. Armários cheios demais, a pilha de correspondência no escritório, gavetas abarrotadas de coisas formando a famosa “bagunça”.  Focamos tanto nesse tipo de desordem que ignoramos completamente um dos maiores vilões da desordem em nossas vidas – nosso telefone celular.

Já pensou nisso? Você lembra a última vez que excluiu um aplicativo? Que fez backup das suas fotos? Que limpou as mensagens de voz pra lá de antigas? Para a maioria, é bem provável que já faça algum tempo.

Mesmo com o aparelho funcionando bem, a sugestão é que se organize o telefone de vez em quando. Mas se você tem alguma dúvida de como fazer isso, nós iremos lhe dar uma forcinha e você sentirá já nos primeiros momentos como é benéfico ter um telefone organizado.  

A maioria das pessoas não tem o hábito de organizar seus telefones, porque acham que se o aparelho está fazendo e recebendo chamadas e mensagens, postando fotos nas mídias sociais e recebendo as últimas do front, então está tudo bem. Mas existem sim algumas razões realmente conclusivas para alinhar essa desordem digital, pelo menos, de vez em quando.

Economia de tempo – a desorganização digital leva ao desperdício de tempo. Porque quando você tem muitas informações em seu celular, você pode perder muito tempo procurando algo.

Pense em todos aqueles aplicativos que você baixou e usou apenas uma vez ou sequer usou. Se tem que deslizar três, quatro telas cheias de ícones de aplicativos para encontrar o que precisa, passando por aqueles que não clica há meses? Exclua então esses aplicativos, isso ajuda a otimizar o seu aparelho e torna o mesmo mais fácil de usar evitando tempo de rolagem desnecessária.

Melhor funcionalidade – claro que seu aparelho poderá funcionar melhor. Quanto mais coisas você salvou em seu telefone, mais memória está usando e quando isso acontece ele começa a ficar lento. Os vídeos levam mais tempo para carregar, ele começa a travar em telas aleatórias, demora para carregar um aplicativo. Eis um dos benefícios importantes da organização do celular, pois além de facilitar o uso, ele vai funcionar mais rápido.

Menos distração – quem nunca pegou o telefone e começou a clicar em vários aplicativos sem nenhum propósito ou motivo real? Você pode até não acreditar, mas a falta de organização na vida, pode afetar diretamente o nosso humor e a nossa capacidade de pensar com clareza, afinal, o benefício real da organização é aquele que, para a maioria das pessoas, é subconsciente. Dessa forma, seu telefone em ordem ajudará você a diminuir as distrações para que você seja mais intencional em como usá-lo.

E então, está pronta para começar a tarefa? Não é complicado. Procure seguir essas dicas simples e você com certeza, estará no caminho certo para um celular organizado.

Comece excluindo todos os aplicativos que não usa. Além de nossos telefones virem já pré-carregados com vários aplicativos que a maioria de nós nunca usou, basta um toque para baixar um novo, acumulando alguns desde que começamos a usar nosso telefone. Infelizmente somos nós as culpadas por tê-los e não usá-los. Hora então de excluir todos aqueles que não usa. Aqui não precisa tomar muito cuidado, porque se excluir um que eventualmente possa vir a precisar, basta um toque na tela para baixa-lo novamente. Para aqueles dispositivos que não tem a opção de excluir determinados aplicativos que já vieram nele, coloque-os em uma pasta para que eles não atrapalhem sua tela, assim, ficam todos num só lugar.    

Limpe as fotos salvas no celular. Ainda bem que os telefones celulares estão sincronizando e salvando fotos e vídeos na nuvem automaticamente. Salvar as imagens sem fazer backup delas regularmente é um tanto arriscado. Caso perca seu telefone, ou ele quebre, estrague, poderá perde-las para sempre. Caso você ainda não tenha a funcionalidade de backup automático, aproveite para configurá-la. Assim, quando suas fotos e vídeos estiverem salvos na nuvem (e se você quiser garantir ainda mais, salvando em algum pendrive ou HD externo), poderá excluí-los do dispositivo físico. Você vai se surpreender quando ver quanta memória conseguiu liberar.   

Elimine mensagens de voz antigas e aquelas sem importância. Caso você nunca tenha excluído as mensagens de voz, vai ficar impressionada ao ver quanta coisa salvou em seu telefone. Elas ocupam um valioso espaço de memória e contribuem muito para a falta de organização. Salve aquelas que você precisa guardar para um futuro talvez, e exclua as demais até que sua caixa esteja zerada. E uma vez assim, procure manter.   

Limpe os contatos. Seja sincera e responda quando foi a última vez que você realmente olhou para a lista de contatos do seu telefone? Com certeza você tem todos os tipos de números salvos lá e uns que você nem precisa, outros que nem lembra quem é aquela pessoa. Antigos colegas que nem se relaciona mais, aquele carinha com quem saiu uma vez apenas, o estofador que cobriu o sofá que você nem tem mais e que nem chamaria mais, pois mudou de cidade, de bairro, e por aí afora. É um tesouro de memórias antigas e muitas informações que hoje são desnecessárias. Exclua então esses números que você sabe que não precisará novamente.   

Apague downloads antigos. Se você já abriu um documento em PDF no seu telefone, é bem provável que ele não tenha apenas aberto esse documento, ele o salvou em algum lugar do seu celular. Se procurar sua pasta de downloads, encontrará todos os tipos de arquivos que precisou uma vez e nunca mais utilizou. Aproveite para excluir esses arquivos atualmente inúteis para você.

Minimize notificações. Alguns aplicativos que você instala já vem com a configuração de notificação pré-configuradas. Eles querem que você os use constantemente e ficam enviando diversas notificações. Avalie essas configurações de notificação no seu celular e desative todas as notificações que realmente você não precisa. Com isso seu telefone ficará mais silencioso e isso é muito bom, pois ajuda a reduzir as distrações com cada toque que nele chega.   

Organize os aplicativos que você usa. Para finalizar, depois de limpar seu aparelho de todos os aplicativos e coisas indesejadas e desnecessárias, dê uma olhada nos que permaneceram e veja uma boa forma de organizá-los. Coloque os que mais usa na tela inicial, para que sejam facilmente acessados. Organize tudo em pastas, agrupando por tipo, função, assim você encontrará de forma mais rápida e intuitiva o que precisa. Pode ser em ordem alfabética, enfim, o importante é organizar de uma forma lógica para você economizar tempo e encontrar com facilidade o que está procurando.

A gente espera que essas dicas simples para organizar o seu telefone tenham ajudado a motivá-la a botar a mão na massa. Temos certeza que você vai se admirar com a diferença e os benefícios que isso irá lhe trazer.  

Bora lá organizar o celular então?

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

Redaçāo Anpop Brasil