O Slow living surgiu como um segmento do Slow food na década de 80, na região de Roma, Itália. Trata-se de um estilo de vida que tem como principal objetivo desacelerar, de acordo e compatível com o respeito e autoconhecimento. Isso não quer dizer que você vá fazer corpo mole no trabalho etc. e tal, e sim, que você vai dar mais atenção a sua capacidade física e mental, e ajustar sua vida para um ritmo mais saudável e produtivo.
O termo vem do inglês e pode ser traduzido como “vida lenta’. A ideia principal do Slow living é conhecer o seu próprio tempo e aprender a administrá-lo segundo seus princípios, se libertando e lidando melhor com as pressões externas por decisões rápidas.
Como conseguir isso? Treino minha gente, treino. E depois, se permitir viver assim!
A natureza nos mostra que nada se tem imediatamente, cada coisa tem o seu próprio ritmo, seu ciclo, e isso é a forma perfeita de se perceber do que se trata o Slow living.
De acordo com a Consultoria Robert Half, em uma pesquisa recente, apontou que 49% dos recrutadores acreditam que os profissionais estão propensos a sofrer de Burnout. Segundo os recrutadores, as cinco principais razões que os levam a essa afirmação são: cargas de trabalho mais pesadas (58%), falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (58%), mais pressão para obtenção de resultados (55%), e alta demanda de trabalho por conta de equipes reduzidas (51%).
Quer saber os 8 mandamentos – escritos por nós, que fazem com que você comece a ter uma Slow living?
- Tenha uma casa organizada, prática, funcional e que seja de fácil manutenção. Idem para seu guarda-roupa.
- Medite, dance, brinque, pratique exercícios, aproveite a hora do banho.
- Trabalhe focado, evite distrações, seja objetivo e produtivo.
- Gaste mais tempo com o que gosta.
- Se possível faça menos coisas.
- Esteja presente de verdade em todos os momentos.
- Encontre prazer em qualquer coisa.
- Coma devagar, dirija devagar, esteja em contato com a natureza, olhe o céu, pisque, respire.
Ao desacelerar é possível perceber benefícios imediatos na saúde física e mental, além do que você consegue efetuar toda e qualquer tarefa com mais qualidade, criatividade, foco e paz interior, experimente!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal