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Um número crescente de pedidos para organização de fotos têm sido percebido nos últimos tempos. Não exatamente fotos virtuais, mas físicas mesmo! Fato que nos leva a uma reflexão sobre o assunto: pessoas, muitas até jovens, descoladas, conservadoras ou não, mas encontrando nos álbuns de fotografias uma maneira mais prática, fácil e rápida de manusear e curtir suas lembranças e compartilhá-las com a família ou amigos em seus momentos de reunião. E, ainda, não tão somente por este motivo, mas também vendo o álbum de fotos como objeto decorativo e de contemplação da casa.
Sabemos que a organização de documentos e trabalhos fica muito mais prática, rápida e limpa quando armazenados na memória do computador ou em alguma nuvem, porém não percebemos essa mesma opinião quando se tratam de memórias, no caso aqui, fotos. Percebemos que as pessoas se sentem mais satisfeitas e até mais felizes quando manuseiam seus álbuns de fotografias. Neste caso, para que essa organização aconteça, alguns fatores devem ser levados em consideração: 1. O tipo de álbum a ser usado; 2. A seleção e classificação das fotos; 3. Como organizá-las e 4. Onde colocar esses álbuns.
- Quanto ao tipo de álbum, percebe-se que a maioria das pessoas têm aceitado bem a ideia dos photobooks ou fotolivros, aqueles álbuns encadernados (de capa dura) e personalizados, que podem ser encomendados pela internet e já vêm prontos com as fotos e títulos impressos. Porém, ainda há os que preferem manter os álbuns de modelos mais antigos. Geralmente isso acontece em casas onde o fator estético não é tão importante quanto o prazer de ter na lembrança inclusive, o álbum original. Neste caso, tudo bem, desde que estejam em bom estado e tenham capa resistente. Assim, para a identificação, as datas e títulos de cada um, seriam acrescentadas manualmente, com uma máquina etiquetadora.
- A seleção das fotos é a parte mais demorada e mais difícil desse trabalho, pois muitas vezes a quantidade de fotos é gigantesca e nem o cliente se dá conta disso. Importante ter alguém da casa para ajudar, fazendo o reconhecimento das pessoas, datas, lugares e ocasiões e instruí-lo para que seja prático, pois várias ações serão feitas ao mesmo tempo ao manusear todas essas fotos. Essa etapa pode levar dias, semanas e talvez até meses. Tudo vai depender da disponibilidade de tempo do cliente e nem sempre a Personal Organizer precisará estar presente. Entre as ações a serem feitas ao mesmo tempo está a própria classificação das fotos, momento em que a PO disponibiliza caixinhas com títulos, onde já se irá separando as fotos por anos, membros da família, datas, eventos, viagens e outros temas. Também nesse mesmo tempo, se faz o descarte das fotos que estão em mal estado (a menos que seja única e muito importante), as repetidas ou muito parecidas (selecionar entre elas, a melhor, onde todos estejam bem para o álbum), as desfocadas, as que são muito aleatórias (perdidas ali sem que se saiba nada sobre elas), as de pessoas que ninguém da casa conhece ou lembra, as que tenha alguém em situação constrangedora ou em pose nada favorável, e as que o cliente queira mesmo descartar. Essas mesmas ações servem para as fotos não impressas, que estão no computador ou smartphone e que se deseja incluir nos álbuns.
- A organização das fotos vai depender muito da vontade do cliente, como já foi dito antes. Pode-se organizar álbuns com cronologia, por exemplo, um álbum para cada ano e nele conter todos os eventos, datas viagens, daquela família. Ou um para cada membro da família, em ordem cronológica, desde seu nascimento até os dias de hoje, incluindo escola, formaturas, passeios, viagens, festas (esse modo, acaba sendo prático pois, quando os filhos vão saindo de casa, eles já teriam seus álbuns organizados para levar para seu novo lar). Ou pequenos álbuns para fotos de viagens, ocasiões especiais, como casamentos, comunhão, formaturas, aniversários, natais, etc…. Há muitas opções para a organização. O importante mesmo é que se informe na capa o conteúdo do álbum, o ano, o membro da família em questão, bem como dê referências de datas, lugares, ocasiões e pessoas nas páginas de dentro. Pode-se também escolher uma cor de álbum para cada membro. Por exemplo, todos os álbuns de Paulo seriam azuis, de Marcelo verdes, de Ana amarelos, e assim por diante.
- Onde guardar esses álbuns é um tema interessante de ser debatido! Manter as lembranças vivas e fazendo parte do dia a dia da família parece ser uma ótima escolha ao invés de guardá-los lá no fundo do armário, como muitos fazem. Que tal colocá-los num lugar de destaque da biblioteca, nas estantes, junto aos livros, ou em prateleiras da sala de estar, lugares onde todos da casa têm alcance e possam manuseá-los quando quiserem! Pode-se ainda sugerir ao cliente usar um ou dois álbuns como objeto de decoração na sala, junto a outros livros, caso ele goste de usar livros como decoração. Se assim preferir, pode-se fazer um revezamento, a troca de álbuns da biblioteca para a sala de tempos em tempos.
Importante sempre considerar as opiniões e desejos do cliente bem como pensar na estética e funcionalidade da casa. E, acima de tudo, lembrar que um lar deve ser uma expressão de amor, aconchego e conforto da família.
Por Dóris Maes, Personal Organizer