Fonte: Freepik
Nos dias atuais, uma palavra está em bastante evidência, seja nas rodas de conversa, redes sociais, livros e outros meios de comunicação, e essa palavra é AUTOCUIDADO.
Autocuidado é tudo aquilo que fazemos para nós mesmos, com o intuito de ter melhor qualidade de vida. Pode incluir desde ir à manicure até praticar atividades físicas. Ou seja, são todas as ações que te causam satisfação e que, ao mesmo tempo, cuidam de nós: do corpo à mente.
Autocuidado, envolve um conjunto de atividades, desde tomar banho, escovar os dentes, alimentar adequadamente, praticar atividade física dentre outras atividades que nos trazem bem-estar e tranquilidade.
Além do autocuidado básico, que faz parte da nossa rotina diária, outros tipos de autocuidado devem ser conhecidos, para contribuir e melhorar nossa vida.
Alguns tipos de autocuidado:
Físico – Nesse item, inclui-se praticar atividade física, de acordo com nossas possibilidades. Manter uma alimentação equilibrada. O mais importante é se manter saudável.
Social – É muito importante manter laços com pessoas que nos apoiam, praticar a empatia, a compaixão. Uma rede de amigos e de apoio trazem grandes benefícios. Conversar, tomar café com amigos, prestar serviço voluntário, fazer algo que traga prazer e satisfação, é um tipo de autocuidado que devemos praticar sempre.
Mental – Nossa mente merece e precisa ser muito bem cuidada e estimulada. Incluir hobbies na nossa rotina, como ler, pintar, desenhar, bordar, assistir a filmes, cozinhar etc. fazem com que nossa mente trabalhe de forma saudável.
Emocional – O autoconhecimento é o fio condutor para esse tipo de autocuidado. Autoconhecimento nos permite enxergar com mais clareza pontos da nossa vida, do comportamento e, assim, identificar possíveis gatilhos que não nos fazem bem, se estamos com excesso de preocupações e afazeres e encontrar a solução adequada.
Para nós, profissionais de Organização & Produtividade, a prática do autocuidado é de grande importância na prestação dos serviços, pois estaremos em contato com clientes que necessitam de solução para algo em suas vidas que se encontram em desordem, seja por falta de tempo, porque mudaram de residência, escritório ou até mesmo por estarem passando por um momento de luto.
Assim sendo, a prática do autocuidado é um fator fundamental para ajudarmos nossos clientes a encontrarem soluções inteligentes e funcionais para colocar a casa, o escritório ou sua rotina em ordem.
Por Giovana Cândido Chagas – Personal Organizer (Organização Pessoal)