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Cuidar da imagem, se posicionar no negócio e produzir o marketing pessoal, principalmente nos dias de hoje, são estratégias fundamentais para que possamos nos destacar no mercado.

O sucesso profissional, independente da roupa que usamos, automóvel que possuímos ou marca do celular que carregamos, é medido pela imagem e marketing pessoal que transmitimos. É aquela energia e entusiasmo que colocamos naquilo que queremos e que fazemos. E isso acabamos transmitindo aos outros de várias maneiras, que vão desde um simples tom de voz até o nosso posicionamento como profissional.

O mundo anda cada dia mais visual na qual a compreensão da realidade é feita por meio do sentido chamado visão. Estamos a todo o momento captando, pesquisando, analisando, personificando as informações de forma a filtrar aquelas mais interessantes e descartar as que não nos importam. E esse processo acontece de forma automática e nem percebemos.

Estudos recentes mostram que menos de trinta segundos são necessários para que formemos a primeira impressão de uma pessoa. E ante toda essa cultura visual, cada dia se torna mais importante investirmos em nossa imagem pessoal, pois o sucesso, na maioria das vezes será medido pela qualidade dessa imagem.  E com isso, pensemos:

  • A imagem que passo, corresponde a minha carreira, profissão ou posição que ocupo?
  • A forma de me vestir reflete uma imagem positiva aos olhos de quem me vê?
  • Minha imagem expressa que sou uma pessoa bem sucedida na profissão que escolhi?
  • Meu comportamento corresponde à impressão que eu quero passar sobre minha pessoa ou profissional?

Olhemos então para dentro de nós e vamos buscar o autoconhecimento na construção de nossa imagem com responsabilidade, paciência, disciplina, autoestima, determinação, otimismo e ética. Nossa conduta e comportamento devem gerar uma imagem positiva, levando essa impressão para os demais.

Nós, profissionais de organização, nunca devemos esquecer que o nosso modelo de negócio exige profissionalismo e confiança. Que nossa matéria prima são as pessoas e que ninguém irá contratar uma profissional que não lhe passe credibilidade. E como fazer isso num mundo em que praticamente todo mundo, sabe tudo sobre nossas vidas?

Para isso precisaremos fortalecer nossos pontos positivos e apagar traços, atitudes, comportamentos e falhas ou imperfeições que possam vir a prejudicar ou abalar nossa credibilidade ou imagem. Por meio de um conjunto de ações e estratégias, poderemos favorecer nossa imagem e conquistar respeito, admiração e o reconhecimento das pessoas.

Vale lembrar que isso não permite que venhamos a mentir ou nos passar por uma pessoa pela qual não somos. Devemos agir com ética, não enganando as pessoas, mas promovendo a elas a nossa melhor versão.

Temos que trabalhar muito bem o marketing pessoal nas nossas redes sociais e termos muito cuidado, pois muitas vezes pessoas cometem falhas graves que vem a atrapalhar o andamento do seu negócio. Temos que compreender que nossas redes sociais são a nossa vitrine na internet para o mundo. É através das redes sociais que as pessoas e nossos futuros clientes tomam conhecimento do que fazemos. Das nossas preferências, opiniões, lugares que frequentamos, etc. Por isso, vamos usá-las a nosso favor, investindo em nossa visibilidade e credibilidade.

Vamos promover coisas que despertem o interesse dos nossos potenciais clientes. Fotos da transformação que a organização traz. Por exemplo: antes e depois, resultados de otimização de espaço, produtos organizadores que fazem a diferença, enfim… Por aí vai. Vamos mostrar nossa melhor imagem para fazer com que as pessoas desejem viver aquilo, sentir, ter aquilo que nós podemos proporcionar a elas através do nosso trabalho ou serviço.

Nossa aparência vale ouro quando se trata de marketing pessoal. Por isso, vamos atentar muito com a vestimenta e ter cuidado com o corpo, fazendo uma autoanálise e sendo exigentes dos pés à cabeça, cuidando dos cabelos, rosto e mãos, lembrando sempre que antes do cliente comprar o meu serviço ou produto, ele “compra” a minha imagem, meu comportamento, postura e aparência.

Além desses aspectos, fiquemos atentos a outros fatores importantes como falarmos olhando nos olhos das pessoas, pausadamente, em tom de voz agradável e com firmeza e bom humor. Estarmos de banho tomado, dentes escovados, cabelos penteados. A maquiagem leve, um perfume suave. Caprichar no visual ajuda muito a valorizar nossa imagem.

Nesse mundo dos negócios, os detalhes é que fazem a diferença. Compartilhamos aqui algumas dicas de imagem e marketing pessoal. Com certeza, se as aplicarmos, teremos muito mais sucesso em qualquer área profissional.

O importante é mostrarmos o nosso melhor, exaltando nossas qualidades e nunca esquecendo que o produto somos nós.

Bons negócios e muito sucesso!

 

Sobre a autora: Morgana Portella, 55 anos, administradora, Personal Organizer, tem sua linha própria de produtos organizadores, é  amante da organização, extremamente perfeccionista e disciplinada. Por tudo isso decidiu transformar essa virtude em negócio levando às pessoas os benefícios e facilidade que uma vida organizada proporciona.

Redaçāo Anpop Brasil