ANPOP Brasil

Quem aqui gosta de cozinhar?

E quem gosta de comer?

Bem, eu sou daquela turma que gosta de comer, até gosto de cozinhar um pouco, mas como acho que não tenho muita habilidade para tal, então prefiro deixar para quem sabe, mas adoro fazer companhia, ajudar cortar alguma coisa e aprender receitas de comida e de vida.

Sempre ouvi que a cozinha era o coração da casa, e na casa da minha vó ela sempre foi mesmo, era onde estava sempre toda a mulherada reunida em volta do fogão ou da pia, falando da vida e fazendo fofoca da vida alheia, era de onde saia os melhores alimentos para sustentar aquela cambada de criança que sempre tinha por lá.

Hoje minha mãe virou vó, aquela vó querida virou estrelinha, mas o coração da casa nunca deixou de ser a cozinha, atualmente com mais presença masculina e menos fofoca, ainda bem que os tempos mudam e as pessoas evoluem. Amém.

Mas para o coração da casa bater sempre no ritmo ele precisa estar organizado, cozinhas são diferentes em diferentes famílias, desde pessoas que moram sozinhas até grandes famílias é necessário saber onde estão os utensílios, e quanto mais pessoas tem na casa mais os espaços precisam ser identificados e organizados, assim todos poderão colaborar sem sobrecarregar somente uma pessoa.

É muito importante ter lugares para cada coisa, separando por categorias: panelas, copos, xícaras, pratos, talheres, etc. Quando tudo tem lugar é muito mais intuitivo voltar para o lugar certo; se não tem um lugar para cada coisa uma pessoa pode guardar um copo na primeira porta, outra pessoa vai lá e guarda na terceira e quando nos damos conta ninguém mais sabe onde estão os copos e nem onde eles deveriam estar.

Quando uma cozinha não está organizada, cozinhar pode ser como brincar de esconde-esconde e não encontrar os utensílios pode fazer até com que novos sejam adquiridos, gerando um gasto desnecessário.

Isso sem falar na quantidade de alimentos que vencem por falta de organização, vou te contar que quase todas as organizações que já realizei encontrei uma quantidade enorme de produtos fora do prazo de validade, além de desperdiçar alimentos também estamos desperdiçando nosso tempo em ir ao mercado e escolher o melhor alimento e nosso dinheiro ao adquirir algo que não vamos consumir.

Agora te pergunto: Sua cozinha está organizada? O que está faltando para o coração da casa bater no ritmo certo?

Não deixe o coração da casa parar por falta de organização.

Cíntia Dias se tornou Personal Organizer ao se mudar de São Paulo para
Porto Alegre, deixando para trás seu emprego e família decidiu transformar
sua grande habilidade de organização em profissão. Atua principalmente
com organização de documentos, fotos, livros e organização digital.

Redaçāo Anpop Brasil