Fonte: Canva
Seja honesta, quantos livros você leu no último ano? Falta de tempo, filhos, rotina de trabalho agitada são algumas das justificativas usadas na hora de refletir sobre essa questão. Agora pare e pense: e se você botasse no relógio quanto tempo gastou nesse mesmo período acessando o Instagram, por exemplo?
A comparação é um pouco injusta, já que a rede social é mais atrativa e de fácil acesso. Qualquer um pode usar cinco minutos entre uma tarefa e outra para rolar o feed do Instagram no celular e se atualizar. Mas é uma comparação válida a partir do momento em que refletimos sobre o que é prioridade nesse momento da nossa vida.
O hábito da leitura nem sempre é desenvolvido na infância, por diversos motivos que não cabem aqui, mas pode ser adotado a qualquer instante. E fica ainda mais fácil quando o assunto do livro é de seu interesse. Afinal, se tem algo que te trouxe até este blog, certamente é o amor pelo universo da organização.
Assim como você usou livros na sua vida escolar, por que não usá-los agora em sua constante formação como personal organizer? Sim, porque ela não acaba logo depois que você concluiu seu curso de especialização.
Ler traz novos conhecimentos, aumenta seu vocabulário, estimula a mente e te faz questionar. É questionando que você vai aproveitar aquilo que considera útil e dispensar o que não te agrega, criando uma personalidade única e até mesmo um atrativo a mais para conquistar um cliente.
Para além dos cursos – geralmente a primeira formação é parte importantíssima na profissionalização de uma PO -, a leitura muitas vezes vai trazer novas ideias e histórias que não chegariam a você de outra forma.
A japonesa Marie Kondo estourou em 2019 com sua série na Netflix, “Ordem na Casa”, mas muito antes disso ela se tornou mundialmente conhecida por seu primeiro livro, “A Mágica da Arrumação”, publicado originalmente em 2010 e que ganhou versão em português em 2015.
É bem provável que essa mulher que vivia do outro lado do mundo tenha trazido muitas pessoas aqui do Brasil, talvez até você que está lendo este texto agora, para a nossa profissão. Se não fosse o sucesso de seu livro, Marie Kondo jamais ganharia espaço na maior plataforma de streaming do mundo.
Que tal então dar uma chance para os livros e agregar ainda mais à sua formação? Apesar de parecer só mais uma frase clichê, o conhecimento realmente é algo que ninguém pode roubar ou tirar de você. Portanto, é sempre válido.
Como muitas aqui participaram da Imersão Anpop e conhecem super bem as PO’s brasileiras que têm livros publicados – boa parte delas integrantes aqui da Anpop – vamos estrear essa lista com cinco indicações de autores estrangeiros que têm ótimos livros publicados em português. Explore esse universo e absorva aquilo que te interessa.
Cinco livros estrangeiros de organização (em português)
- “A Mágica da Arrumação: A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida” (Sextante), Marie Kondo: Você provavelmente já leu esse livro, mas, se ainda não, liberte-se das amarras e preconceitos que criaram em cima da PO japonesa que evita produtos organizadores e entenda de uma vez por todas porque ela é sucesso mundial.
- “A mágica da arrumação em quadrinhos: Uma história transformadora para ter alegria na vida” (Agir), Marie Kondo e Yuko Uramoto (ilustrações): Esse livro é interessante por explicar o método Marie Kondo de uma forma bem mais didática. Ele é perfeito para quem busca uma leitura dinâmica ou para apresentar a transformação da organização para um adolescente ou potencial cliente.
- “Dê adeus ao excesso: A sensação libertadora de viver com menos que só o minimalismo japonês pode proporcionar” (Astral Cultural), Fumio Sasaki: O Japão é conhecido por criar produtos e soluções para tudo, o que transforma muitos japoneses em acumuladores natos. O autor conta sua trajetória de desentulhar a casa e como viver com o mínimo o libertou da infelicidade.
- “A casa minimalista: Guia prático para uma vida livre de excessos materiais e com novo propósito” (Agir), Joshua Becker: O autor era o típico norte-americano que acumulava quinquilharias na garagem até começar por lá a mudar de vida. Ele dá dicas práticas de como desentulhar e organizar, ao mesmo tempo em que conta sua própria história.
- “Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida” (Fontanar), Francine Jay: A americana desenvolveu um método para organizar a casa em dez passos, além de envolver a família no processo. No livro, ela também conta como se mudou de país com o marido levando apenas uma mala cada um.
Por Renata Nogueira, personal organizer e jornalista