Para entender do que se trata a Organização Inclusiva, precisamos saber primeiro o que é inclusão.
Inclusão refere-se ao processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações ou diferenças individuais, tenham igualdade de oportunidades, acesso e participação em todas as áreas da sociedade, incluindo educação, emprego, saúde, cultura e lazer. Isso envolve a criação de ambientes que respeitem e valorizem a diversidade, promovendo o respeito mútuo, a aceitação e a igualdade de direitos para todos.
A inclusão reconhece e celebra as diferenças individuais, ao mesmo tempo em que trabalha para superar barreiras e preconceitos que possam impedir a plena participação de todos na sociedade.
A Organização Inclusiva trata-se então de uma área de atuação da Organização Profissional, que se dedica a realizar organizações voltadas a um público com limitações, sejam elas no campo físico, mental, emocional e/ou sensorial.
O profissional de organização deve passar por treinamentos, cursos e capacitações voltadas ao público que deseja atender, compreendendo assim a forma mais eficiente de realizar a implantação de sistemas de organização mais adequados ao dia a dia dessa pessoa. Por exemplo: Ao atender um cliente que possui deficiência visual o profissional deve estar inteirado de seus desafios, para adaptar de forma adequada as técnicas de organização a realidade da pessoa com esse tipo de deficiência.
O mundo em que vivemos está cada dia mais se adequando as novas demandas sociais, portanto temos um mercado pouco explorado e muito carente desse tipo de serviço.
Estamos no mês da conscientização do autismo, e por isso gostaríamos de reforçar a importância de termos profissionais capacitados, atuando na organização inclusiva.
A ANPOP está aqui para te desafiar e apoiar nessa jornada.
Carol Themotheo – Especialista em Organização Inclusiva