Fonte: Canva Você já deve ter ouvido falar por aqui sobre o termo “etarismo”, que é relativamente novo e que se trata da discriminação contra pessoas baseado em estereótipos de
Fonte: Canva Pode não parecer, mas um dos maiores temores que existem quando se fala em desapego é o de que será preciso se desfazer de coisas das quais você
Todo dezembro bate aquela sensação de “o ano acabou e eu nem ví passar, falta tanta coisa para eu fazer ainda”. Quem nunca pensou ou falou assim, começa a dar aquele desespero geral. Cria-se uma ansiedade coletiva que se espalha pelo ar em qualquer lugar que a gente possa estar: no trânsito, no restaurante, no trabalho, no ambiente familiar. Para estes momentos, respirar e se acalmar é o primeiro passo para conseguir enxergar uma luz no fim do túnel. Listamos abaixo seis dicas para você não se desesperar quando dezembro chegar, veja:
Lembre-se que a vida vai continuar, que na verdade dezembro é mais um mês, um mês atribulado é claro, mas qual mês que não é atribulado? Então com calma, organização e foco você vai conseguir tirar de letra. Sucesso!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
O ano está terminando, mas ainda é possível se organizar e ter claro o que você precisa e quer realizar até dezembro. Abaixo, tem uma ideia do que poderia vir a ser um breve Check list de atividades que criamos e que vai lhe ajudar a ter melhor visibilidade sobre suas pendências e metas, você pode ajustá-la para sua realidade e levar com você para não perder o foco, veja:
Esta época do ano pode ser mais leve e menos agitada se você acalmar sua mente e tiver um check list em mãos para te apoiar, assim você pode ir ticando as atividades já realizadas, com isso vai ajudar a diminuir o stress do dia a dia e ainda vai terminar o ano de forma mais leve e satisfatória.
Esperamos ter ajudado com essas dicas, sucesso!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização Pessoal e Negócios
Esse artigo é muito especial para nós, pois no início de 2022 a ocupação de Profissional de Organização, ou, como, é popularmente conhecida Personal Organizer fará parte da CBO e receberá um código pelo qual será identificada. Mas afinal, o que é essa tal de CBO? CBO significa: Classificação Brasileira de Ocupações, ela funciona como um guia que serve para formalizar os profissionais que muitas vezes já atuam no mercado. Ela é um dicionário de ocupações, lá estão registradas mais de 2.558 atividades. O pedido de inclusão no CBO tem que ser feito por uma entidade de classe, no caso do Personal Organizer ela foi feita pela ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade).
Temos que lembrar que nossa entrada na CBO não interfere em questões trabalhistas como jornada de trabalho ou piso salarial. E aqui vamos falar sobre a diferença do reconhecimento e regulamentação. Para qualquer atividade, geralmente se segue uma ordem primeiro uma atividade aparece, pessoas passam a exercê-la e ela é reconhecida como uma ocupação, o próximo passo é a regulamentação dessa ocupação transformando-a em uma profissão de fato. Portanto reconhecer é diferente de regulamentar. Com a entrada da CBO haverá um enquadramento correto da ocupação e políticas públicas poderão ser desenvolvidas para o mercado de organização. Mas só com projeto de lei é que a profissão será regulamentada.
Vale lembrar que quando falamos em regulamentação quer dizer que a profissão de Personal Organizer irá exigir um curso técnico ou superior para que possa ser exercida. Basicamente qualquer pessoa que, sem diploma, exerça uma atividade que possa ser definida como Profissional de Organização e Produtividade estaria cometendo o crime de exercício ilegal de profissão. No Brasil, há por volta de 80 profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A regulamentação é realizada por meio de lei, e envolve Congresso Nacional, Deputados e Senadores e Presidente da República. Vemos assim que esse processo é bastante complexo e pode levar bastante tempo para acontecer.
Abaixo segue uma linha do tempo com os “marcos” da profissão durante esses anos:
Ainda há muita confusão, pois o código que teremos pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) em nada tem a ver com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). O primeiro se refere ao profissional, a profissão, já o segundo se refere a empresa é uma inscrição relacionada ao CNPJ da empresa, com todas as atividades exercidas por ela. A função dele é categorizar produtos e serviços oferecidos por empresas, organizações e instituições. O CNAE consiste em um código que identifica a atividade econômica exercida por um negócio, a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade) também já solicitou o CNAE específico, porém ainda não foi concedido, esperamos que com a nossa inclusão na CBO, o processo seja agilizado e conseguimos enfim ter o nosso próprio CNAE.
O PROCESSO DO RECONHECIMENTO:
O trabalho aconteceu em 2 etapas, sendo a primeira um estudo sobre a ocupação no mercado de trabalho para justificar sua inclusão e a segunda e última etapa, a realização de uma reunião online com alguns profissionais.
1ª) Etapa: coleta de dados feitas por uma facilitadora da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Aqui foram enviadas informações sobre: descrição da atividade, processo de trabalho, nichos, grade curricular de cursos do mercado existentes no mercado. Com isso puderem fazer a adequação das atividade do Personal Organizer em uma família (grupo) ocupacional já existente na CBO.
2ª) Etapa: Realização de uma reunião online de validação, cujo objetivo era corrigir, alterar, excluir, acrescentar atividades dentro do escopo seguindo a metodologia Dacum (Developing a Curriculum), lembrando que antes da quarentena esse processo era presencial.
Por Kalinka Carvalho - Personal Organizer, consultora, palestrante, produtora de conteúdo, influenciadora digital, mentora, Youtuber.
Estamos saindo de pouco mais de um ano e meio de pandemia e é possível que algumas coisas na sua vida ainda estejam soltas, tais como a nova maneira de viver, de pensar, de agir, de trabalhar e de interagir com todos, e tudo isso ainda pode não estar num modelo 100% confortável para você.
É importante fazer um balanço de vida de tempos em tempos, assim podemos ter uma melhor gestão da vida, mas se este tipo de comportamento ainda não faz parte da sua rotina, não se desespere, ainda está em tempo de você começar a fazer disso um hábito, e não só deixar essa revisão de vida só para quando o fim de ano se aproxima. Por este motivo criamos este check list exclusivo com 8 dicas para você fechar 2021 com chave de ouro, veja:
Esperamos ter lhe ajudado, sucesso sempre!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
Passamos por um período de alta considerável nos preços dos alimentos e este aumento vem impactando diretamente no nosso orçamento doméstico. E para adaptar esta sucessão de variação de preços, está sendo um desafio e tanto.
Como continuar se alimentando de forma saudável e com a qualidade de que tanto gostamos sem extrapolar o orçamento? Como conseguiremos adaptar nossas contas a tantas mudanças nos preços da nossa comida?
Leia com atenção às próximas dicas que estão logo abaixo e coloquem todas em prática para que você consiga rever o que pode ser melhorado em suas compras e economizar ao máximo.
Gostaríamos de lembrar também que estas dicas podem ser igualmente aplicadas tanto para as compras nos supermercados, quanto nos hortifruti e nas feiras livres.
1) Monte o seu cardápio semanal: antes de sair de casa a fazer suas compras, crie um cardápio semanal, principalmente se você não tem muito tempo para cozinhar ou se você não tem muita intimidade com a cozinha. Isso ajudará a não desperdiçar tempo desnecessário cozinhando vários tipos de comida diferentes em uma única semana. Também não perderá dinheiro, pois você saberá exatamente o que comprará.
2) Faça listas SEMPRE que sair para fazer as compras e SIGA fielmente a esta lista: JAMAIS saia de casa para ir ao supermercado sem sua lista de compras. Deixe-a em um local que seja visível e que todos possam ler e preencher. E claro, siga à risca o que está nela. Nada a mais, nada a menos. Evite ao máximo fugir ou comprar produtos que não estão contidos nela.
3) Crie uma rotina de compras: Evite ir ao mercado todos os dias (existem muitas pessoas que vão ao mercado TODOS OS DIAS) e crie uma rotina para fazer as compras de forma estratégica. Saiba quais os supermercados que são próximos à sua casa e os produtos que tem os melhores preços.
4) Não compre SOMENTE pelas marcas: Não se prenda apenas às marcas dos produtos de que gosta ou está habituada (o) a comprar. Muitas vezes nem olhamos o preço, apenas colocamos no carrinho.Aproveite para experimentar novos produtos de marcas que nem sempre estamos acostumadas (os), que são mais baratos e que podem ser tão boas quanto as que já compramos sempre.
5) Evite ir ao Supermercado com fome: Esta dica não parece, mas é muito importante. Faça uma refeição antes de ir ao mercado. Quando vamos ao mercado com fome, instintivamente compramos a mais e tendemos a comprar produtos para comer logo, principalmente os biscoitinhos e “besteirinhas” de que tanto gostamos e que não são nada baratas. Portanto, não vá correndo ao mercado, coma antes de sair de casa.
6) Aproveite os alimentos da estação do ano: Fique atenta (o) sempre aos alimentos da estação, pois eles são mais abundantes e neste período que há mais oferta deles, o preço tende a ser menor. Além disso, nosso cardápio fica variável.
A alimentação é um item essencial em nosso orçamento. Não conseguimos sobreviver sem nos alimentar por muito tempo, é uma necessidade básica. Portanto, saiba exatamente o que está comprando e como está gastando no supermercado. Revise sempre que possível os itens de suas compras. Nós mudamos nossos hábitos e nossa comida não está fora desta mudança. Siga as dicas que foram apresentadas e veja os resultados no seu bolso.
Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
A Gestão da Economia Residencial é uma área da Organização cujo profissional identificará os problemas financeiros em uma residência e trará soluções para a redução e/ou corte de custos para seu cliente.
As contas são analisadas uma a uma e além disso e, de forma personalizada, é observada a rotina familiar. É bem provável que algumas mudanças ocorram, e estas serão realizadas buscando uma melhor qualidade de vida para todos que convivem em seu lar.
Neste nicho de Organização o trabalho pode começar pelas Finanças, quando se coloca em seu devido lugar tudo o que entra (receitas) e o que sai (despesas). A partir daí, trabalha-se para que o cliente encontre um equilíbrio em sua conta para que consiga ter suas contas em dia, aproveite o presente e cuide de seu futuro.
Além disso, é analisada a rotina da família e como esta rotina pode ser adaptada para trazer mais eficiência para todos os moradores. Rotina alimentar, atividades escolares e extraclasse dos filhos, viagens, rotina de limpeza entre outros. E claro, não poderíamos deixar de incluir a Organização dos espaços, pois um lar organizado proporciona muita economia, evitando desperdícios.
Para você começar agora mesmo a praticar você mesma (o) as técnicas da Gestão de Economia Residencial, precisará escolher onde se dedicará. Ou as Finanças ou a Organização da Casa ou a Organização da Rotina. Aos poucos trabalhe nesta área inicial e agregue as demais demandas aos poucos. O mais importante é decidir mudar e começar a fazer já e não fazer tudo ao mesmo tempo para não se perder.
E para finalizar, deixamos aqui algumas dicas para você começar a economizar tempo e dinheiro nas atividades de sua rotina e de sua família:
1) - Saiba o quanto ganha e o quanto gasta: Para saber exatamente a quantia que deverá economizar e com quais despesas deverá reduzir ou até mesmo cortar, você deverá fazer as anotações (em um caderno ou planner financeiro ou aplicativo ou planilha) de todas as suas entradas e todas as suas saídas. Isso te trará um “norte” por onde deverá começar a poupar e aos poucos fazer sobrar dinheiro.
2) - Faça listas SEMPRE que sair para fazer as compras e SIGA fielmente a esta lista: uma outra dica ótima para economizar dinheiro e otimizar muito o seu tempo é fazer a lista de compras e segui-las à risca. O ideal é fazer para o que comprar: mercado, hortifruti, feira livre, roupas para a família, presentes de Natal, material escolar dos filhos, farmácia entre outros. É um detalhe que faz toda diferença. Um detalhe importantíssimo: não faça a lista de compras faltando 5 minutos para sair de casa. É um perigo montá-la correndo e a chance de se esquecer de algum item da lista será gigantesco. Deixe a lista exposta em algum lugar da casa que todos possam ver e monte aos poucos.
3) - Mantenha a casa organizada: pode parecer que não, mas a casa organizada proporcionará a você e sua família mais eficiência, otimização do tempo e uma “folguinha” no bolso. Não é raro encontrarmos clientes que possuam 10 frigideiras, 100 potes, 3 blusas com a mesma cor, modelo e tamanho, muitos cosméticos, maquiagens, alimentos e remédios vencidos etc. E isso só pelo fato de sua casa não estar organizada. Não há necessidade de fazer a organização de uma vez. Basta escolher um cômodo e todo dia separar 15 minutinhos cronometrados para fazer aos poucos e sem pressão. Você verá a diferença no fim do trabalho.
4) - Evite desperdícios em suas contas básicas: alguns pequenos detalhes podem fazer a diferença em sua conta de água, luz e gás, por exemplo. Medidas como estas: abrir a geladeira apenas quando necessário, não carregar o seu celular a noite toda, apagar a luz quando sair de um cômodo, enquanto escovar os dentes, manter a torneira fechada e usar a máquina de lavar apenas quando estiver na sua capacidade máxima são exemplos de atitudes que você e sua família poderão tomar para diminuir um pouco as contas de sua casa.
5) - Planeje com toda a família: procure envolver a família SEMPRE que mudar sua rotina, organizar a sua casa ou o seu dinheiro. Saiba que sozinha (o), o trabalho fica mais pesado. Sendo assim, entenda que não damos conta de tudo. Precisamos de todos aqueles que convivem conosco para que as atividades sejam feitas de forma mais rápida e que não sobrecarregue ninguém.
Ser uma pessoa organizada não é ser metódica (o), nem ter T.O.C. (transtorno obsessivo compulsivo - o que é um problema e deve ser tratado). É apenas procurar medidas para ter uma vida mais equilibrada, mais leve e mais feliz.
Pense muito bem nisso.
Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Implementar um sistema de organização que funcione pode ser um grande desafio para muita gente. Algumas pessoas precisam buscar ajuda profissional não só de um Personal Organizer como também de um Psicólogo, a fim de identificar o que causou a desordem, em que área da vida ela está e então, a partir daí, prosseguir. Por sua vez, quem é organizado, consegue planejar melhor as tarefas do dia, distribuir melhor o tempo entre suas prioridades e viver e trabalhar num lugar bom de se estar.
A organização facilita nossa vida de uma maneira significativa, e aqui estamos falando de todos os tipos de organização, desde a dos objetos e ambientes da casa e do trabalho, como a de rotinas e organização mental. O que acontece é que, ao sabermos onde está tudo que necessitamos, ou termos claro o que precisa ser realizado para chegar onde desejamos chegar, nosso dia a dia fica mais simples, mais leve, produtivo e feliz, proporcionando uma maior saúde mental, maior rentabilidade e equilíbrio emocional.
A organização está associada ao comportamento, portanto nada de procrastinar na hora de arrumar as coisas da casa e do trabalho. “Faça na hora o que demorar até 3 minutos” talvez seja a dica mais importante que podemos lhe dar, pois ao tirar da frente uma série de coisas pequenas você acaba se tornando mais produtivo, aliviado, disposto e focado no que realmente interessa.
Em meio a um cotidiano corrido e estressante, alertamos para uma outra coisa: não se iludam em querer resolver a vida em um dia, organizar a casa, o home office, os arquivos do computador e criar novas rotinas, pessoais e profissionais tudo num dia só, não vai rolar, isso faz parte de um projeto, e é um processo de organização que pode funcionar bem melhor se for aos poucos, portanto se planeje de forma que a execução seja viável, pois não adianta colocar um monte de tarefas na sua agenda e esperar que da noite para o dia tudo esteja feito, você precisa, e isso sim, se planejar de acordo com sua realidade de tempo atual, pois vai precisar não só de tempo como também de energia para executar essas mudanças.
A organização facilita nossa vida de uma maneira significativa, é um fator que só traz vantagens para nossa rotina, gerando mais retorno no trabalho e fazendo com que sobre mais tempo para o lazer. Experimente!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios