Nesse último ano nós empreendedores, passamos momentos bastante desafiadores em nosso negócio para que ele continue dando frutos e permaneça competitivo no mercado com tudo que vem acontecendo no mundo, afinal vivemos tempos de crise na economia, sem contar um bom aumento da concorrência no mercado da organização. Mas, uma coisa é certa e o velho ditado diz: enquanto uns choram, outros vendem lenços, não é mesmo? E enquanto parte do povo gosta de lamuriar-se, outra parte aproveita para beneficiar-se disso.
Levando em conta esse cenário, pensamos em dividir com vocês algumas dicas que poderão auxiliar bastante e ser muito úteis para vocês virem a fazer bons negócios, agregando valor a eles, atraindo mais clientes e o principal, mantendo esses clientes. Legal, né?
E primeiro de tudo vamos entender o que é agregar valor. Nada mais é que ofertar aos seus clientes uma experiência, algo a mais e diferente do que outro serviço igual ao seu está oferecendo. Valor é algo que o cliente valoriza e que de certa forma, atende as suas necessidades, portanto agregar valor é adicionar algo mais, é ir além do habitual e de tudo que é visto como “normal” no seu negócio. E para isso é preciso que se identifique quais são as deficiências da área que você atua, quais são os pontos críticos e então investir em resoluções que gerem relevância, que faça o seu negócio diferenciar-se, no mercado, valorizar sua marca, produtos e serviços que você oferece.
Separamos nove pontos a serem adotados, mas antes, analise o seu momento e se fizer sentido para você, coloque em prática, beleza?
1 – Tenha um atendimento diferenciado – Se preocupe em atender bem o seu cliente, seja online ou presencial. Tenha em mente que esse é o setor mais importante do seu negócio.
2 – Tenha comprometimento com a qualidade – Procure sempre entregar o seu melhor, seu melhor serviço, seu melhor produto;
3 – Acrescente valor a sua marca – Pesquise sobre as necessidades do seu cliente e mostre a ele como o seu serviço irá atender a essas necessidades, fazendo com que a sua oferta desperte então nele o interesse. Sonde como os seus concorrentes oferecem esse serviço e veja como ajustar o seu.
4 – Construa a ideia da sua marca – Determine os aspectos que serão capazes de compor a opinião do cliente e influenciar o mesmo na decisão de comprar ou não o seu produto ou serviço. Podemos exemplificar aqui o seu atendimento, a qualidade do seu serviço e o preço que você cobra. Por isso, tenha uma comunicação explícita, que não deixe dúvidas.
5 – Apresente benefícios e não particularidades – Não perca tempo falando das peculiaridades do serviço. Você tem que focar em falar sobre os benefícios que o seu serviço irá proporcionar a ele. Por exemplo, não adianta falar sobre dobras perfeitas no closet e sim sobre os benefícios que ele terá no dia a dia com a organização do closet.
6 – Se você quer mesmo fechar o projeto, solucione problemas - Convença o cliente que você tem a solução certa para o problema dele e que essa solução é simples de resolver a seus olhos. Apresente a funcionalidade, a utilidade e de que forma o seu serviço vai resolver o problema ou atender a demanda dele.
7 – Seja o santo milagreiro que ele vem buscando e ainda não encontrou – Utilize formas atrativas, frases tentadoras que tenham as palavras como: economizar, garantia, grátis, brinde, resultados. Outro detalhe importante, é sempre usar o nome do cliente toda vez que se referir a ele. É muito bom manifestar pessoalidade na relação.
8 – Use de argumentos e não de adjetivos – Aqui dá até para apelar um pouco para o emocional, falando o que o seu serviço irá proporcionar em ganhos para ele no que se refere a família, amigos, laser.
9 – Invista pesado em relacionamento – É fundamental que você construa e mantenha um vínculo com o seu cliente, porque isso irá abrir espaço para a confiança entre as partes, facilitando o fechamento do projeto e tornando você o protagonista da sua marca.
E então, gostou?
Esperamos que você comece ainda hoje a aplicar essas ações e observe a grande mudança que irá ocorrer no seu negócio. Bora lá ...
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer