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27 de agosto de 2020/
Olá pessoal! Tudo bem com todos vocês? Estou de volta para falarmos um pouco mais sobre Organização Financeira. Preparados? Então, vamos!!! Hoje nossas Dicas serão voltadas para você iniciar a Organização de suas Finanças Pessoais Já, Agora mesmo! E tenha certeza de que, começar a se organizar financeiramente, não é necessário fazer tantas ações. Com alguns passos sugeridos a seguir, você poderá trilhar o caminho do “Cuidado com o Seu Dinheiro”. São elas as seguintes dicas: tenha disciplina, encontre um lugar confortável para você, registre TUDO pelo menos nos primeiros 30 dias, analise os seus gastos com muita calma, faça a Reserva de Emergência e cuide do seu futuro.
  • Tenha Disciplina: Se não decidir mudar o jeito com que você cuida (ou não) do seu dinheiro agora mesmo, dificilmente você conseguirá ter resultados. Até você chegar na parte dos números, a Organização Financeira começa da sua mente. Se você não tiver consciência de que precisará tomar atitudes diferentes ou mudar seus hábitos, você não irá muito longe. Portanto, tenha disciplina. Disponha-se a Cuidar das suas Finanças TODOS OS DIAS. Fale de dinheiro sempre. Envolva as pessoas que estão perto de você para que este assunto se torne mais próximo à sua realidade e deixe de ser um tabu dentro de sua casa. Quanto mais você falar, estudar e se dedicar sobre este assunto, mais rápido você se adaptará à nova rotina para organizar o seu dinheiro.
  • Encontre um Lugar Confortável: Sim! Você precisará escolher um local onde você ficara mais confortável para fazer as anotações de TUDO que GANHA e GASTA. Não importa onde seja – caderno, planilha do Excel, Planner Financeiro, Aplicativo Financeiro. O que importa aqui é que seja uma escolha mais favorável para você. Combinado?
  • Registre TUDO pelo menos nos primeiros 30 dias: Neste item não adianta fazer cara feia, nem hesitar. Procrastinar, nem pensar!!! Não há outro caminho se você não sentar com calma e TODOS OS DIAS anotar TUDINHO que entrar e sair das suas contas. Imagina que existem muitas pessoas que não fazem ideia do quanto recebem e do quando gastam? Por favor, não estou aqui para condenar ninguém. É apenas uma informação que é muito mais comum que você pensa. E se isso acontecer na sua casa, não se desespere. Comece a fazer isso HOJE mesmo. Nunca é tarde para começar a Organizar as Finanças, certo?
  • Analise os seus Gastos com muita Calma: Com o trabalho de organização financeira, não basta apenas fazer as anotações. Na medida que fizer os registros, observe como você está usando o seu dinheiro. Veja quais são os seus gastos “Essenciais” e quais são “Não Essenciais” dentro da sua realidade. Perceba quais as categorias que estão gastando em excesso, quais são os gastos que nem lembrava que existiam, quais são os gastos dos quais você não pode abrir mão, etc.
  • Monte a Reserva de Emergência: a Reserva de Emergência é um valor que você define e este será poupado para você usar em caso de um imprevisto, sem comprometer o seu orçamento pessoal. É fundamental que você poupe um valor todo mês até que a Reserva de Emergência seja completa. Este valor é importantíssimo ser formado, pois imprevistos em nossa vida é muito normal de acontecer. Além disso, tendo esta reserva, você não precisará recorrer a outros recursos, como empréstimos, para sanar as emergências que possam surgir.
  • Cuide do seu Futuro: Como sabemos, a nossa expectativa de vida está aumentando. É muito comum conhecermos e convivermos com idosos de 80, 85 e 90 anos. Esta notícia é muito boa, pois a tendência é que vivamos por mais tempo.
Entretanto, o pagamento das aposentadorias está cada dia mais tardia e com o valor de pagamento menor. Já passamos por algumas reformas da Previdência e a tendência é que tenhamos mais algumas daqui a alguns anos. E você. Já pensou com quantos anos deseja se aposentar? Já pensou com quanto gostaria de viver para não precisar trabalhar ou trabalhar somente porque gosta e não somente para pagar as contas? Para você cuidar do seu futuro, reserve um valor para poupar todos os meses. É claro que você não vai deixar de cuidar das contas que tem para pagar hoje, não podemos abrir mão das nossas necessidades de agora. Entretanto, não devemos negligenciar o nosso futuro. É importante plantar para colher nossos frutos no momento no qual não teremos mais tanto vigor e forças para trabalhar. Com estas 5 dicas, você já poderá dar o “pontapé inicial” e mudar o rumo das suas finanças. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, ou melhor, fazer agora mesmo! Contem comigo.   Autoria: Aimée Rissi Organizer

13 de agosto de 2020/
Não é de hoje que ouvimos que uma casa desorganizada pode afetar a saúde de seus moradores. A pia cheia de louças, roupas jogadas por todos os cantos, documentos espalhados em várias gavetas, enfim, como se dizia antigamente, uma verdadeira “anarquia”. Uma casa onde reine a bagunça, muito mais que feio para os olhos, é o que ela pode vir a provocar em quem nela mora. E são muitos os transtornos, desde ansiedade, stress, alergias respiratórias, obesidade, como até algo mais sério como a depressão. Aquela história de “minha casa, meu refúgio”, que reflete a minha vida, o que estou sentindo no momento, é a mais pura verdade. Tudo é uma questão de energia em nossa vida. Se nossa vida emite uma energia positiva, com certeza estaremos nos sentindo bem, em paz, tranquilos, de bem com a vida. Caso nosso emocional não esteja em equilíbrio, é bem provável que a nossa casa também não estará, daí se origina então a famosa bagunça. A própria psicologia diz que a casa é sinônimo de acolhimento e proteção e um lugar de nos construirmos e reconstruirmos diariamente. A partir da hora em que esta casa não se encontra acolhedora, impedindo que um ou mais moradores ocupem aquele lugar de forma harmônica, poderão ocorrer consequências diversas, como efeitos na maneira de alimentar-se, durante o sono e nos cuidados com o corpo e a saúde. Estudos vem mostrando que ambientes desorganizados provocam o stress e são grandes causadores de dietas que não vingam. E pasmem, foi descoberto através de uma pesquisa que uma cozinha desorganizada faz com que as mulheres comam duas vezes mais. Em contrapartida, a boa notícia é que a pesquisa também mostrou que ambientes organizados fazem com que as pessoas comam menos. A falta de organização pode sim levar a uma má alimentação, pois a falta de planejamento pode fazer com que as pessoas não se organizem corretamente na hora de ir às compras e com isso o seu cardápio não será saudável, podendo originar problemas de colesterol alto, diabetes e até a obesidade. E não para por aí não. A ausência da organização pode ainda comprometer a qualidade de vida em vários pontos, inclusive gerando baixa produtividade, porque um ambiente bagunçado acaba por deixar a pessoa atrapalhada, sem foco, diminuindo assim a sua capacidade de produzir normalmente. Passar boa parte do tempo procurando coisas acaba gerando muitos estragos na rotina das pessoas, como a perda de um compromisso importante, uma conta que ficou sem pagar, uma consulta médica perdida e inclusive, aquele único tempinho gostoso que se tem para fazer as coisas que dão prazer, passará batido. Outro ponto considerável e que é muito comum é que locais desorganizados e amontoado de coisas, raramente são limpos com frequência, o que poderá ocasionar alergias de várias espécies, inclusive problemas de pele. Muito já lemos sobre o quanto a bagunça é prejudicial ao ponto de afetar até as crianças. Isso porque na organização do espaço das crianças é fundamental que se leve em conta os aspectos do desenvolvimento e aprendizagem, além do bem-estar delas. É de se considerar importante os riscos, observando questões de segurança como produtos de limpeza, remédios, sacos plásticos, instrumentos cortantes que não estejam colocados em lugares adequados. A psicologia relata que um ambiente desorganizado poderá causar certa insegurança no interior da criança como criatura em fase de aprendizado sobre o ambiente e sua interação junto a ele. Claro que crianças precisam sim estar em movimento, espalhar brinquedos e objetos para as brincadeiras. Nesse aspecto é necessária uma "baguncinha" sim, mas ao terminar a brincadeira, elas devem guardar as coisas nos devidos lugares novamente. E como se diz, esse assunto dá o que falar, ou o que escrever (risos). Assim como a desordem tem influência no progresso da criança, da mesma maneira afeta o comportamento dos idosos, por tratar-se de uma geração que possui lá suas dificuldades, como esquecimentos ou perda da memória e dificuldades na locomoção. Isso deve se levar a pensar na circulação dentro dos ambientes da casa, iluminação disposição dos móveis, quinas de mesas, tipos de pisos, uso de tapetes, etc, para evitar as quedas e possíveis fraturas. E se por um lado a falta de organização pode acarretar inúmeros problemas nas diferentes fases da existência, por outro, uma overdose de organização também acaba se tornando um problemão, quando isso é a razão e o resultado de alguma aflição psicológica. Isso poderá atrapalhar os laços de afeto, a criatividade e também levar a certa timidez, impedindo assim a pessoa de se expressar. E também tem aqueles que não se importam nada em viver em meia à bagunça. Cada ser tem a sua própria forma de lidar com a sua casa. Tem uns que acham que o excesso de organização mostra a melhor forma de se viver no local, já para outros, o exagero na organização e limpeza é algo agoniante e sufocante. O que a gente costuma chamar de bagunça, muitas vezes pode até ser necessário para a organização psicológica de certas pessoas. Se pensarmos bem, na adolescência, parece normal a bagunça, por se tratar de um momento de transformação do corpo, do relacionamento com os mais velhos, com a imagem e a maneira de se comunicar. Nos momentos de crise também a bagunça pode aparecer como algo normal. Enfim, compreender o lugar que se mora somente como um espaço de organização de móveis e pertences que nele existe, é não entender que este local reflete também questões sociais, psíquicas e culturais. Para podermos encontrar uma solução para melhorar a falta de organização e, por conseguinte, nossa maneira de viver, devemos encarar o hábito de organizar como um estilo de vida e ir moldando, adequando esse estilo da melhor maneira dentro do nosso dia a dia. Não é difícil, é só começar! Autoria: Morgana Portella Organizer 

30 de julho de 2020/
Olá pessoal, tudo bem? Estamos mais uma vez juntos para tratar de um assunto muito importante para nós que são as Finanças. E hoje gostaria de falar de uma forma diferente sobre a Organização Financeira. Você sabia que a Organização Financeira não se trata apenas de Dinheiro? Você sabia que se trata de Pessoas? De você e de como você pensa sobre o Dinheiro e como o trata? Se você não sabia disso, terá a responsabilidade a partir de agora de pensar mais e melhor sobre o dinheiro. Nós trabalhamos (e muito) para receber nossos salários, pró-labores e rendimentos. Por isso devemos lidar com o que recebemos com todo cuidado, a fim de que consigamos pagar nossas contas de forma saudável, poupar e realizar nossos sonhos. Não iremos muito longe sem cuidar das Finanças. Outro ponto importante é se “Livrar” das Crenças Limitantes Financeiros. Você sabe o que é isso? Vou falar melhor sobre isso. As Crenças Limitantes são pensamentos que vamos apreendendo, muitas vezes, desde a nossa infância e que inconscientemente nos impedem de conquistar nossos objetivos. E neste caso, falamos sobre os Financeiros. Vou deixar alguns exemplos. Pensamentos como " O Dinheiro é a Raiz de Todo Mal", "Se você não nasceu Rico, você nunca será Rico", "O Dinheiro Não traz Felicidade", "Ficou Rico porque fez Alguma Coisa Errada", "Somente Faz Investimentos quem tem Muito Dinheiro", "Nunca poderá ser Rico", "O Dinheiro Não é Importante", entre outros, nos distanciam do dinheiro, sem ao menos percebermos. À medida que vamos ouvindo estas frases ao longo das nossas vidas, acabamos achando ser verdade e sem percebermos, vamos nos autossabotando. Iniciamos a Organização das nossas Finanças e quando menos esperamos... Uma compra sem necessidade e ultrapassamos as Metas de Gastos Financeiros. Um imprevisto no dia e... Não fazemos a análise das nossas contas e colocamos em xeque todo o trabalho que tivemos até aqui. O que você precisa saber é que você precisa trabalhar para não pensar do jeito que pensava até agora. Como diz o título deste artigo, A Organização Financeira começa pela Mente. Portanto, comece a trabalhar seus pensamentos para agir de forma positiva com o seu dinheiro e com o tempo e empenho você conseguirá se ver como uma pessoa próspera, capaz de ter uma vida tranquila financeiramente. Nunca se esqueça de que “você pode ser próspero (a)” “você pode ter uma vida abundante”, “você pode investir com pouco dinheiro”, “você pode realizar seus sonhos” “VOCÊ PODE”! Você usa o dinheiro conforme você é. E o dinheiro deve ser tratado como trata e cuida das demais áreas da sua vida. Assim como cuida da sua família, de você mesmo, do seu trabalho, dos seus estudos, dos seus relacionamentos, da sua espiritualidade, deve cuidar também das suas Finanças. Portanto, atenção!!! Comece a pensar de forma mais assertiva sobre o Dinheiro. Ele pode ser seu grande aliado! Tenha muito cuidado ao lidar com a sua Área Financeira, pois a maneira que você lidar com o seu Dinheiro, vai se refletir em seu endividamento, na inadimplência, em poupar seu dinheiro e na realização ou não se seus sonhos. Até mês que vem.   Autoria: Aimée Rissi Organizer

16 de julho de 2020/
O mercado de organização está ficando cada dia mais competitivo e exatamente por isso, ser a primeira opção de escolha e ganhar uma posição de destaque em nossa atividade é o sonho de qualquer Personal Organizer. O que leva um cliente a contratar nossos serviços, nossa marca ao invés de outra, é justamente o valor que a nossa marca representa para ele. Dessa forma, torna-se importante aplicarmos algumas estratégias para colocar em evidência aqueles benefícios que podemos oferecer e entre eles, está a proposta de valor. Ela é a parte principal no processo de fidelização de nossos clientes. Mas, o que seria a tal “proposta de valor”? Vamos detalhar aqui um pouco sobre esse assunto com o intuito de auxiliar as colegas que ainda não o conhecem ou já ouviram falar mas, mas ainda tem dúvidas. A ideia de proposta de valor, seria um diagnóstico de custo-benefício que os clientes fazem antes de contratar nossos serviços e que os motivam a fechar negócio conosco. Eu diria que é um kit de vantagens que o nosso serviço oferece aquele que, por ventura, contrata o nosso trabalho.  Ela retrata os diferenciais de um profissional em relação aos outros. A proposta é que irá determinar os motivos pelos quais os clientes escolhem a Mari e não a Maria, digamos. E é a partir daí que os clientes irão analisar o custo-benefício e assim decidirem se realmente vale a pena nos contratar pelo que estamos lhe ofertando. Convenhamos que por melhor que seja o serviço que nós prestamos, a decisão do cliente irá depender sempre da quantidade de atrativos que iremos oferecer. Mesmo de no caso ser um antigo cliente, devemos considerar a percepção dele sobre o valor que ele tem da nossa marca. Se já nos contratou anteriormente, ficou satisfeito, aí sim é que temos que caprichar na proposta. O verdadeiro objetivo da proposta de valor é esclarecer as características do nosso serviço ou produto e acentuar os pontos fortes, os diferenciais, porque dessa maneira, o cliente poderá avaliar se aquilo que a nossa marca oferece é o que ele está buscando para atender suas carências, suas dores. E é a soma de todos esses pressupostos da proposta de valor que irá mostrar com transparência o porquê de sermos nós a marca escolhida. E para se criar uma proposta de valor, como fazemos? Existem diversas maneiras para isso. Iremos mostrar aqui a mais comum, que segue essa ordem: Título – Pense numa frase curta e que indique os benefícios que sua marca proporciona. Um título intrigante é muito bom também, tipo - Tranquilidade? Claro. É possível? Sim; Subtítulo – Aqui você deverá esclarecer, no máximo em três linhas o que é o seu serviço ou produto e para quem ele é voltado, além dos benefícios que proporciona. Seja breve e toque no ponto que realmente interessa; Uma chamativa lista de benefícios ou bullet points – Nessa lista coloque todos os benefícios que o seu cliente irá receber ao contratar o seu serviço ou comprar o seu produto. Coloque todos os seus esforços nesses benefícios, de modo que eles possam solucionar os problemas que os seus clientes precisam que sejam resolvidos; Recursos visuais e tecnológicos – Use imagens ou faça um vídeo. Isso vai depender de você, porém o vídeo irá permitir que você seja reconhecida como uma especialista pelo seu público. Faça um vídeo curto, resuma os pontos principais e use e abuse dos recursos visuais. Inclua testemunhos – Esse item não é considerado relevante, mas a gente sabe o quanto nosso cérebro gosta de se sentir parte de algo maior e isso irá ajudar a convencer o cliente sobre a qualidade dos seus serviços ou produtos. Digamos que isso é uma estratégia psicológica. Antes de dar como pronta, releia. O importante é ser transparente, não falar ou escrever demais, seja clara. Explique bem o que está oferecendo. Mas peraí... Esse assunto dá pano para manga sim. Para você criar uma proposta de valor que seja realmente eficiente, antes de tudo isso, você terá que analisar alguns pontos muito importantes, como identificar o seu público-alvo, conhecer as demandas do seu público, para poder propor as soluções que ele enxergue valor. Procure entender peculiaridades do perfil desse público, para poder criar a proposta de valor, como hábitos, faixa etária, gênero, nível de escolaridade, enfim, os quesitos que fazem parte dessa comunidade que você quer atingir. É como se criássemos um personagem fictício, que tem o nome de persona e seria o cliente ideal para o nosso negócio. Outro ponto relevante é conhecer os seus concorrentes. Sim, porque saber o que eles oferecem, poderá ajudar você a idealizar o seu diferencial no mercado. Também procure mostrar o que faz a sua proposta ser distinta e original. Normalmente esse diferencial estará nos detalhes, portanto apresente-os. Que fique claro que o cliente, ou o seu público-alvo, estará sempre mais interessado nos pequenos detalhes que farão a diferença na vida dele, que diminuirão a dor dele, tipo, atendimento personalizado, privacidade e segurança, frete grátis (no caso de produtos), por isso, explique o que você faz melhor que o seu concorrente deixando isso bem claro na proposta de valor. Vamos ver alguns exemplos de proposta de valor: Airbnb – apresenta acomodações mais em conta que hotéis e ainda gera renda para aquele que aluga seu imóvel para turistas. A proposta de valor é o senso de comunidade, onde o indivíduo possa se sentir em casa. Apple – apresenta a proposta "pense diferente", colocando seus clientes em outro patamar com a frase: “ quem tem algum produto da Apple é diferente dos outros”. A proposta de valor é mostrar que é diferente oferecendo uma experiência diferenciada. Nespresso - oferece aos clientes a possibilidade de preparar um café com incrível facilidade e rapidez, além dele poder experimentar diferentes tipos de sabores. E a proposta da Trello para você se inspirar e fazer a sua: Título: Trello permite que você trabalhe de maneira mais colaborativa e faça mais. Subtítulo: Os quadros, listas e cartões do Trello permitem que você organize e priorize seus projetos de maneira divertida, flexível e gratificante. Lista de benefícios (Bullet points)
  • Trabalhe com qualquer equipe;
  • Informação resumida;
  • Veja como funciona;
  • Trello do seu jeito.
Criar uma proposta de valor transparente para o seu serviço ou produto, dará a você vantagens sobre todos os pormenores do seu negócio. Você estará sempre com a agenda lotada, aumentando assim seu poder de negociação. E agora que você compreendeu melhor sobre esse assunto, está pronta para criar a sua proposta de valor? E qual vai ser a sua abordagem? Conta aqui para nós! Autoria: Morgana Portella Organizer

2 de julho de 2020/
No dia 28/6/2019 foi a posse da nova diretoria em nossa Associação! Domingo passado completamos um ano com esse novo quadro e hoje queremos, além de comemorar, trazer um pouco dos benefícios que conseguimos nesse período. Foi possível finalizarmos projetos da gestão anterior e dar início a novos, acreditando que esse seja o primeiro passo de coisas grandiosas que a Associação é capaz de fazer com todo amor e dedicação de seus associados e voluntários. Por esse motivo vamos postar aqui o andamento e finalização de algumas demandas. Projetos finalizados que já estavam em andamento: - Modernização e atualização do nosso site; - Processo de encaminhamento a Receita Federal em Brasília do pedido do nosso CNAE (classificação nacional de atividades econômicas). Tivemos apoio de advogados contratados. Projetos iniciados nessa gestão: - Benefícios aos associados através da Rede Parcerias, com descontos exclusivos em diversas áreas (beleza, alimentação, mecânica, lazer, cultura); - Reativamos a rede social Linkedin, com postagens semanais; - Transformamos a ANPOP News em uma revista e, nesse período de pandemia, ela está no formato bimestral; - Inserimos a prática de lives no Instagram (para associados e não associados) e encontros via Zoom (somente para associados); - Estamos revisando nosso estatuto e regimento interno, com intuito de atualizar a Associação e trazer mais recursos, tais como, assembleias on-line para que todos os associados possam participar, independente da sua cidade; - Firmamos uma parceria de Associação para Associação com a ABCASA e a ESCOLAR, enriquecendo e trazendo prestígio e respeito à nossa profissão. Essa caminhada ainda está no começo e sabemos que muitos passos serão dados. A jornada da ANPOP é longa e vamos aprimorar muitas coisas em nossa Associação e na forma como nos comunicamos com associados e parceiros. Apesar de termos essa consciência e, pensando no bem-estar de todos que nos acompanham e torcem pela nossa profissão, queremos ouvir suas sugestões e tirar todas as dúvidas em relação ao nosso trabalho e comitês. Trabalhamos com transparência, valores e queremos deixar o papel da Associação com a maior clareza possível aos profissionais de organização e produtividade. Se você quiser saber mais detalhadamente o processo de cada uma dessas etapas, bem como saber como funcionam os comitês, estamos aqui para lhe atender. Participe, interaja e se engaje no propósito que temos em comum: reconhecimento e expansão da nossa profissão! Juntos somos mais fortes!  

25 de junho de 2020/
Olá pessoal, tudo bem? Hoje estou aqui de volta para te fazer uma pergunta: Você sabe o que é Organização Financeira? Não? Então agora você passará a entender melhor este nicho da Organização. A Organização Financeira é um trabalho no qual o Consultor ajudará você a ter clareza dos seus objetivos e assim ter uma motivação para cuidar do seu dinheiro de forma personalizada, pois cada um de nós possui sonhos, desejos e metas únicos. E todo o trabalho da Organização Financeira começa justamente quando você resgata os seus sonhos e começa a materializá-los registrando todos eles. Nesta hora é muito importante que você NÃO subestima nenhum sonho seu.  Coloque TODOS eles no papel (ou no computador, no aplicativo ou na agenda...) Com estes objetivos em mãos, você terá “um porquê”, uma direção de como cuidar das suas contas. Estes objetivos serão divididos em metas menores, a fim de que você consiga ver o resultado, um por um. Elas deverão ser traçadas pelo prazo a realiza-las, pelo valor (pois praticamente todos custarão um preço!), deverão ter importância para você e deverão ser realizáveis. Jamais criem metas impossíveis, pois te desestimularão, combinado? Ah, vale lembrar aqui que, quando tratamos das Finanças da Família, os sonhos de TODOS os membros dela serão contados. Afinal, todos que compõem a casa têm sua individualidade e isso deve ser respeitado também quando tratamos do dinheiro. Depois que você conseguir planejar os seus sonhos, colocará a “mão na massa” nas contas propriamente ditas. Nesta etapa, você deverá registrar TODAS as entradas e TODAS as saídas. E para começar deverá ser o máximo de informações possíveis, pelo menos nos primeiros 30 dias. Quanto mais dados tiver, melhor conseguirá saber as categorias as quais está gastando e mais precisamente saberá a quantia que está recebendo. Estas anotações você poderá fazer onde se sentir mais confortável. Pode ser numa planilha, em um caderno, em um Aplicativo de Finanças, em um Planner Financeiro. O que importa aqui é que seja o melhor lugar para VOCÊ fazer suas contas e principalmente, onde não terá dificuldade de se adaptar e de trabalhar. À medida que fizer as anotações das suas contas, será importantíssimo que você saiba como andam as suas contas. Esta é a fase da Análise. Não basta somente anotar tudo o que entra e o que sai. Você deverá saber quais categorias são essenciais para você (Exemplos: aluguel, água, energia, supermercado, remédios, gás, condomínio, escola dos filhos, etc.), quais não são essenciais para você (Exemplos: assinatura de TV, de revistas, de jornais, baladas, shows, etc.), e fazer ajustes caso tenha necessidade (partindo pelos dos gastos os quais considerem ser Não Essenciais). Quais gastos deverão economizar e quais você já está economizando. Faça isso com regularidade. Crie um hábito de fazer esta etapa sempre. Também é importantíssimo voltar nas tuas metas para saber se conseguiu conquistar alguma delas e comemorar. E não se esqueçam de celebrar também as economias que fizerem, é claro. Não importa o tamanho da economia ou da meta conquistada. O que importa aqui é comemorar o resultado do trabalho realizado. Outro ponto considerável na Organização Financeira é trabalhar para que você saiba como estão as suas Finanças. E se o seu estilo de vida condiz com o seu Orçamento e com os sonhos que deseja realizar. Não adianta ter um estilo de vida que consuma todo o seu dinheiro. Dessa forma, não será possível poupar para o seu futuro e de sua família, sequer possibilitará a conquista de suas metas já tratadas no início. Além disso, para começar a colocar a sua Vida Financeira em Ordem, é essencial ter persistência, constância, paciência e foco. Mantenha-se sempre motivado a fazer a Organização das suas Finanças, sempre confiante de que os resultados virão. Com o tempo, este processo de Organização Financeira se tornará um hábito e a cada conquista, você terá estímulo para cuidar do seu dinheiro com muito mais segurança. Beijos a Todas e Todos e Até Breve. Autoria: Aimée Rissi Organizer

18 de junho de 2020/
Sabe aquela frase que a grande maioria de nós já cansou de ouvir:  “a primeira impressão é a que fica”. Então... Quando falamos sobre organização de ambientes ou cômodos, a ideia é mais ou menos a mesma. Mas, como assim? Mesmo nos detalhes simples ou naqueles mais elaborados, uma organização de qualidade e bem planejada é essencial para que nosso cliente sinta um bem-estar no espaço e assim, nos contrate mais vezes para outro serviço ou nos indique por ficar satisfeito com o que entregamos na organização. E para que tudo isso ocorra, precisamos estar atentas a todos os pormenores que envolvem o projeto do ambiente por completo, nada poderá passar despercebido. E o que é então que devemos entender sobre organizar sob o ponto de vista de uma Personal Organizer? Diferente do que muitos pensam, o serviço da Personal Organizer não diz respeito a “arrumação” do ambiente. Ele consiste no planejamento de todas as necessidades do cliente naquele espaço, de acordo com a sua rotina, seus afazeres, horários, o que costuma fazer em casa, fora de casa, enfim, uma série de detalhes englobam o serviço a ser prestado. Assim, o profissional é responsável por estruturar um projeto de organização que ofereça praticidade e conforto dentro de uma composição funcional, esteticamente equilibrada e agradável aos olhos também. Deste modo, pode atuar em organização de projetos residenciais em geral, comerciais e em vários nichos, desde que tenha se preparado devidamente para tal. Quando um profissional de organização é contratado para um projeto, é imprescindível que o objetivo e os desejos do cliente sejam levados em conta, desde o estilo que ele prefere, tipo de organizadores, etc. Claro que isso não impede de darmos sugestões, ideias, mas a última palavra é sempre a do cliente. A PO deve aproveitar cada centímetro do espaço com criatividade, pois é muito importante também otimizar espaço dentro do projeto da organização. Aliar funcionalidade e otimização, praticidade e melhoria para a vida do cliente é nosso maior desafio e nossa missão. Outra questão considerada significativa e que devemos pensar sempre nos projetos que organizamos é a comunicação visual que aquele ambiente organizado será capaz de transmitir. A ambientação irá sim interferir na impressão que o cliente terá sobre o serviço que estaremos entregando, e, por conseguinte, o público que desejamos atrair como futuros clientes. Vamos refletir na mensagem que queremos passar, pensando em todos os detalhes, para que estes estejam alinhados com o conceito que a nossa marca quer deixar naquele ambiente. Assim, com um resultado que atenda as expectativas do cliente, seremos muito mais valorizadas e com certeza o retorno para outro projeto de organização será garantido, bem como a indicação do nosso trabalho. E além da organização em si, mais um ponto tido como relevante é o fato de nos mantermos sempre atualizadas em tudo que diz respeito ao “mundo PO”, estar em constante aprendizado é o mínimo, pois tudo muda todos os dias, métodos, tendências, enfim, e temos que acompanhar o baile da organização. Participar de workshops, cursos, palestras e tudo que possa auxiliar em nossa evolução e crescimento. Ficar de olho nas notícias, no que sai nas mídias e tudo que se refere ao assunto organização. Estarmos antenada a todas as novidades da área, produtos organizadores, lançamentos, coisas de casa e dos nichos que atendemos. Seguir e acompanhar lojas, sites e revistas deve fazer parte também. Participar de grupos de PO’s, principalmente aqueles da nossa região. Essa interação é necessária e proveitosa, pois a troca de experiências, as dicas, o apoio quando é necessário, com certeza fazem a diferença para nosso crescimento e de nossa profissão. Escrever sobre nossa profissão e onde ela nos leva em apenas um artigo é impossível, confesso que ficaria aqui "Ad Eternum", mas para finalizar, gostaria de colocar que não só para PO, mas para qualquer ocupação, que o mais importante, o que tem que prevalecer sempre em nossa vida, não deve ser o meio que escolhemos para ganhar dinheiro, mas sim a profissão que nos proporciona bem-estar, satisfação, motivação para continuar todos os dias. Aquela que nos permite ser feliz, nos realizar e fazer um mundo melhor para nós e para quem nele vive 🙂   Autoria: Morgana Portella Organizer

4 de junho de 2020/
  Esse ano já foi marcado na história mundial pelo fato de estarmos enfrentando a pandemia e, o impacto, crise e transformação que ela vem causando em nossas vidas. E com tudo isso, não só o nosso comportamento, hábitos, rotinas, mas também as relações com as pessoas tiveram que mudar. E diante disso tudo, vamos tentando nos adaptar a esse novo normal que a sociedade nos impôs. Tivemos que remodelar nosso dia a dia em todos os sentidos praticamente. Maneira de nos locomover, nos alimentar, trabalhar, estudar, comprar e se divertir. Dia desses assistindo a uma palestra sobre tendências de comportamento e consumo, a palestrante falou em “efeito cocooning”, ou melhor, encasulamento, como sendo a tendência que mais ouviremos falar doravante. E o que significa esse termo? Na mesma hora fiquei a me perguntar. E ela foi explicando de maneira que consegui entender. Se formos traduzir cocooning do inglês, seria enrolado em casulo, daí então o termo encasulamento. E daí, o que seria o encasulamento propriamente dito? Nada mais nada menos que a intenção das pessoas estarem mais recolhidas em casa, diminuindo assim, as ações desempenhadas fora de casa. Sabem aquela história de “meu lar, meu porto seguro”? É mais ou menos por aí.  A tendência é fazermos da casa, nossa fortaleza, onde recolhidos, nos sentimos mais protegidos do mundo lá fora. Em nosso país isso até já estava de certa maneira acontecendo devido à violência, medo de sair de casa, etc. Casas em condomínios fechados com toda infraestrutura que permite aos moradores reduzirem as saídas de casa. Mas o que vivemos atualmente é de nível mundial. Todos os países passam pelo mesmo problema e para eles isso é novo. Agora, uma coisa não se pode negar, o fator “facilidade” veio juntar-se a busca por proteção e o tal do encasulamento tornou-se de certa forma atrativo sob meu ponto de vista. Muito interessante, diria eu, principalmente para nós Personal Organizers. E isso porque, nunca se esteve tanto em casa como nesses últimos três meses. E esse tempo, levou muitas famílias a perceberem suas casas, suas rotinas e hábitos. Sua organização, sua bagunça exterior e até a interior. A notarem, muitas delas, que uma casa em ordem traria muita facilidade e agilidade no seu dia a dia. A maioria das pessoas está trabalhando em casa, muitas sem as funcionárias que as auxiliavam, e estão tendo que dar conta de tudo. Com certeza essas pessoas estão repensando seus valores, seus “modus vivendi” e chegando a conclusão que é primordial ter-se um ambiente organizado e limpo para se viver. E a nossa tão sonhada hora chegou, pois nunca na história desse país, nossa profissão foi tão importante. E como estão percebendo que a casa é o casulo precisarão ter uma vida mais prática, confortável e segura, e com isso é hora de entrarmos em campo. Mas como, na atual conjuntura? Confesso que também fiquei me perguntando sobre isso. Foi quando a locutora falou de três atitudes que devemos ter e que eu quero dividir com vocês. Ela disse que para avaliarmos o nosso trabalho, aquilo que fazemos, nesse “novo normal”, precisaremos enxergar e conduzir as coisas a partir de três ações: Revisar, estabilizar e reconfigurar. Primeiro devemos revisar as mudanças que ocorreram com relação a nossa profissão e as pessoas, a atitude delas, o consumo, a maneira de nos relacionarmos com os clientes, a expectativa dessas pessoas com o bem estar que poderemos levar até elas. Depois estabilizar, afinal a normalidade vem da estabilidade – de novos hábitos, de novos padrões de comportamento. Nada será como antes. Então bora procurar novos pontos de partida, novas atitudes para o futuro. Porque depois da crise, teremos um consumidor mais critico, que gostará de saber se o nosso serviço vale o que ele está pagando, até porque ele terá menos dinheiro também. Ele só irá investir naquilo e em quem represente o que ele realmente deseja. E por fim reconfigurar, ou seja, com maior entendimento do que estamos vivenciando e dos possíveis cenários onde poderemos levar nossos serviços, avaliar o que precisará ser reconfigurado em nossa estratégia e relação com nossos clientes. Qual nosso posicionamento e o que poderemos oferecer. Prestar atenção às novas óticas, novas estratégias a serem adotadas daqui para frente, o que pesará mais no processo de escolha e decisão de nossos clientes. Quais as novas motivações e emoções na nova rotina daqueles que utilizam nossos serviços. E depois desse exame minucioso, teremos com certeza um direcionamento daquilo que precisaremos fazer nos próximos meses com base naquilo que sentimos, das expectativas desses potenciais clientes. O que é importante no futuro próximo é provocarmos um impacto positivo, de levar conforto, criar novas rotinas para essas pessoas reforçando as novas normas sociais que não serão mais aquelas praticadas anteriormente. A quarentena, o isolamento, acabou forçando todos a reinventar formas novas de trabalhar. Com isso, surgem diariamente novas maneiras para tudo, para se alimentar, se divertir, cozinhar e se organizar. E com essas novas maneiras, acabamos por fortalecer os círculos entre familiares, amigos e até com a vizinhança. Passou a existir uma troca mais intensa e assim, dia a dia vamos evoluindo e buscando melhorar o nosso papel como cidadãos, familiares, profissionais, amigos e vizinhos. O cenário dessa troca é o mesmo para todos em questão: a casa. Vivemos cada dia mais intensamente a casa e ela está assumindo novos e maiores significados em nossa vida. Então minha cara amiga, ocorre que nunca esteve tão recente aquela sábia frase de que quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Portanto, mãos a obra 😉 Autoria: Morgana Portella Organizer

28 de maio de 2020/
Estamos vivenciando um momento único, atípico e de muitos desafios. Não somente em nossas vidas, mas todo o mundo está passando também. Esta pandemia, com a contaminação do COVID-19, acarretou um período de isolamento social forçado. Entretanto, foi realizado para o bem comum e para que o mínimo de pessoas sejam infectadas com esta doença. Acontece que, após mais de 60 dias em confinamento, estamos sendo impactados em nossa saúde mental, nossa saúde física, em nossa espiritualidade e em nosso dinheiro também. O desemprego está aumentando vertiginosamente. Inúmeras empresas estão reduzindo os salários de seus funcionários. Muitos de nós Profissionais da Organização estamos passando por momentos de uma vertiginosa queda na quantidade dos Serviços por conta da necessidade de estarmos em distanciamento. Sabemos que as nossas Finanças foram impactadas durante esta fase que ainda estamos passamos e também temos a ciência de que o retorno “à Vida Normal será lenta e gradual. Não fazemos ideia de quanto tempo este período vai demorar a passar. Por isso, entendemos que é muito importante cuidarmos da nossa Organização Financeira Já, Hoje, Agora mesmo!!! Quanto antes nos empenharmos a mudar o rumo de nossas Finanças, mais rápido daremos uma virada na nossa vida e começaremos a conquistar as nossas metas e realizar os nossos sonhos. E hoje, para te ajudar a cuidar do seu Dinheiro, compartilharemos aqui 5 Dicas Práticas para você Economizar neste período de Pandemia:
  • Coloque as Contas na Ponta do Lápis: Será muito difícil economizar se não souber exatamente o quanto recebe e o quanto gasta. Para economizar, será necessário identificar em quais categoria você está gastando mais e assim, conseguirá cortar os gastos. Correto?
Enfim, comece a fazer as contas JÁ! A hora de mudar suas Finanças é AGORA! Não espere passar este tempo de transição para se dedicar às suas contas. Quanto antes você registrar e entender como você gasta seu dinheiro, mais rápido controlará o seu dinheiro e não deixará que ele o controle.
  • Estabeleça o que é Essencial para você e sua família: Você sabe quais são os gastos Essenciais para você e sua Família? Condomínio, Aluguel, Contas de Luz, Água, Gás, Escola dos Filhos, Faculdade, Alimentação (Mercado, Hortifruti)... Estes são apenas alguns exemplos para termos uma noção das despesas que você não pode deixar de pagar. Outras despesas podem ser consideradas como não-essenciais normalmente, e nesta fase passam a ser consideradas como Essenciais. Neste caso, podemos exemplificar com a Netflix, a Amazon e a Net se você e sua família têm assistido a muitos filmes e séries.
  • Negocie e Renegocie o que puder: Após você identificar aquelas despesas de que você pode negociar, não perca tempo e o faça o quanto antes! Neste período de isolamento social, pode-se negociar o aluguel, as mensalidades da escola e faculdade, as contas de telefone, internet, as assinaturas de jornais e revistas, empréstimos etc.
  • Evite Desperdícios: Cuide para desperdiçar cada vez menos em sua casa. Atente-se à quantidade comida que tem descartado no lixo, porque “estragaram”, ou nas compras de mercado, por exemplo. Faça uma lista de compras para ir ao mercado. Leia os rótulos dos produtos de limpeza para otimizar seu uso. Use a máquina de lavar de 1 a 2 vezes por semana. Evite deixar a luz acesa se tiver o cômodo vazio em sua casa. Estas e outras medidas ajudarão a economizar na alimentação, na luz, na água e nas compras de mercado.
  • Não entre em Pânico. Foque na Solução do Problema: Estamos passando por uma fase na qual muitas pessoas se endividaram. Não estavam preparadas para uma situação de crise, como a que passamos no momento.
Porém, não devemos entrar em pânico. Tudo passa. Tudo mesmo. Você vai conseguir sair da situação de endividamento. Tenha esperança de que você conseguirá vencer esta batalha e acredite que a tua dedicação a cuidar e Organizar as tuas Finanças te ajudará a retomar sua vida e quem sabe, ficar melhor do que era antes. Foque nas medidas que você poderá tomar para melhorar, para superar os desafios. Evite se concentrar nos problemas. Concentre-se em vencê-los. Você vai conseguir. Na Organização Financeira trabalhamos de forma personalizada com nossos clientes. O que pode ser importante para mim, pode não ser para você. E isso é bom. Devemos respeitar a individualidade e os gostos de cada pessoa. Então, analise com muito cuidado o que de fato você e sua família não desejam “abrir mão”, o que pode ser negociado, sempre buscando solucionar os problemas financeiros que poder surgir ou que aparecerem neste momento. Não percam a esperança, pois dias melhores virão e se você cuidar do seu dinheiro, a Solução chegará em seu tempo oportuno. Cuidem-se. Desejo a todos neste momento Saúde Mental, Saúde Física e Saúde Financeira.   Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer
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