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Associação, o que é e porque devo fazer parte (Comemorativo 10 anos ANPOP)

20 de março de 2024/
ANPOP: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE Fazer parte de uma associação é um pré-requisito importante para qualquer área que o profissional esteja atuando. O principal papel das entidades de classe é defender os interesses e os direitos de seus trabalhadores sendo um órgão balizador e criador de regras para o mercado. A associação também tem como objetivo promover, desenvolver e proteger uma profissão ou ocupação específica. Além disso, elas costumam representar os interesses de quem trabalha em uma profissão ou área relacionada, oferecendo benefícios, assistência cultural, defendendo os interesses da classe e realizando ações humanitárias – filantropia. Trata de divergências, compartilha ideias, promove capacitação e une recursos em função do desenvolvimento e crescimento dos associados. Uma associação também tem o direito e o dever de balizar a postura e a ética profissional entre os colegas da profissão, integrar os associados e ampará-los no que for possível e necessário. Criar e manter uma associação viva e ativa, sem se desviar do seu objetivo principal, não é uma tarefa fácil, requer foco, conhecimento, dedicação, imparcialidade, bom senso, atenção aos movimentos do mercado, da sociedade, dos consumidores, do comércio, da indústria e, principalmente, de seus associados e colaboradores, sem falar que deve agir como um órgão mediador e fiscalizador o tempo todo. Ao se filiar a uma associação, participar ativamente como voluntário e/ou associado, participar das programações e compartilhar o conhecimento absorvido com seus colegas, equipes, parceiros e demais colaboradores, aplicando-o no dia a dia do trabalho, o indivíduo não só está ajudando sua própria área de atuação como também está ajudando ativamente para o sucesso do mercado e da profissão. Parabéns ANPOP pelos seus 10 anos de existência, nós precisamos de você! Cristiane Belfiore Março 2024
10 anos ANPOP

6 de março de 2024/

O valor de pertencer a ANPOP

Ao longo de uma década a Associação Nacional de Profissionais de Organização e produtividade(ANPOP) tem desempenhado um papel fundamental na vida de seus associados, fortalecendo laços e proporcionando um espaço vital para o crescimento profissional. Fazer parte de uma associação de classe, como a ANPOP, transcende a simples adesão; representa o comprometimento com uma comunidade unida por objetivos comuns e o desejo mútuo de alcançar excelência em suas respectivas áreas.

A associação oferece não somente uma rede de apoio, mas também um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, na página do associado localizada no site (recém repaginado),é possível encontrar textos e documentos importantes que reforçam isso. A importância de fazer parte de uma associação, vai além dos benefícios individuais, atingindo dimensões coletivas que moldam o cenário profissional de maneira singular.

Destacamos:

Rede de contatos e colaboração: Fazer parte da ANPOP significa ter acesso a uma vasta rede de contatos, composta por profissionais experientes e dedicados. Essa conexão não apenas amplia as oportunidades de carreira, mas também fomenta colaborações valiosas, criando um ambiente propício para a troca de ideias e o desenvolvimento conjunto de projetos inovadores. Poder ser encontrada diretamente no site da ANPOP é um grande diferencial.

Atualização profissional e contínua: A ANPOP assume o compromisso de manter seus associados atualizados com as últimas tendências e avanços em suas respectivas áreas. Através de eventos, feiras, textos e recursos exclusivos, a associação proporciona oportunidades contínuas de aprendizado, permitindo que os profissionais estejam sempre à frente.

Representação coletiva: Ao se unirem sob a bandeira da ANPOP, os profissionais encontram uma voz coletiva que transcende as fronteiras individuais. A associação representa seus membros em questões relevantes para a classe (destaque para o reconhecimento da profissão perante o Comitê Brasileiro de Ocupações), defendendo interesses comuns e contribuindo para o aprimoramento das condições profissionais e do ambiente de trabalho.

Parabéns ANPOP, que venham muitos mais anos e conquistas! Que a gente possa crescer e prosperar!

Kelly Amorosino

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO MERCADO DE ORGANIZAÇÃO

22 de fevereiro de 2024/
O que podemos esperar para o mercado da organização profissional? É muito comum que quando as pessoas ouçam falar sobre o mercado da organização, pensem instintivamente em organização de residências, mais especificamente, do guarda roupas. Para muitos, organização pode parecer sinônimo de dobras de roupa bem feitas, mas nós, as organizadoras profissionais, sabemos que organização é algo muito mais abrangente, que vai além das roupas e além das dobras. O mercado da organização vai muito além, já que organizar abrange tudo o que fazemos e as coisas que temos. Organizar é encontrar soluções para simplificar a vida e trazer mais funcionalidade para ela. Sendo assim, em um momento histórico de tantas mudanças na forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam, era de se esperar que os conceitos e técnicas de organização acompanhassem o ritmo e encontrasse maneiras de atender as demandas que vão surgindo. PASSADO A ideia de organização profissional surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, com um grupo de amigas empreendedoras que se uniram para fundar a National Association Productivity & Organizing, a NAPO, marcando o início da prestação profissional de serviços de organização. No Brasil, a atividade de organização profissional começou mais tarde, nos anos 2000, crescendo ao longo do tempo até que em 2013, a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (nossa querida ANPOP) foi estabelecida. Foi assim que os conceitos e técnicas de organização foram reunidos para dar origem a uma capacitação profissional. Mas esses marcos na história da nossa profissão não foram o ponto final, mas sim o início de uma jornada. Antes, a organização era focada em métodos manuais e sistemas físicos, já que essa era a realidade das pessoas. Com o passar do tempo e surgimento da internet, nossa área de atuação começou a abranger também o mundo digital. PRESENTE Hoje, o mercado da organização vai além da organização de residências. Profissionais atuam em diversos setores, incluindo treinamento de empregada doméstica, mudanças, quarto de bebê, documentos, home office, produtividade, vida digital, pós-reforma, pós luto, e muito mais. A lista de atuação é grande e pode ser ainda maior quanto mais nos especializarmos em áreas específicas de atuação, dentro de setores maiores.  Além disso, logo após a pandemia de covid-19, muitas empresas adotaram o estilo de trabalho remoto, seja total ou parcial, de forma híbrida, o que trouxe novos desafios de organização tanto dos ambientes quanto da rotina, já que agora casa e trabalho se misturam em um mesmo ambiente para muitas pessoas. Também é interessante observar que muitas profissões surgiram com o crescimento das redes sociais e muitas empresas agora também têm uma presença online, o que, como cada detalhe da vida, exige organização, tanto da rotina, quanto dos processos de trabalho. FUTURO Todas essas mudanças refletem novas linhas de pensamento que estão causando impacto significativo na forma de viver das pessoas, fazendo surgir, com isso, novas formas de se organizar.  Dois exemplos disso são o surgimento de movimentos como a semana de 4 dias, que propõe a diminuição da carga horária de trabalho semanal e a organização humanizada, o trabalho da pessoa que vos escreve, que combinou conceitos do estilo de vida minimalista com a organização e a produtividade para propor uma organização que começa na nossa forma de pensar e pretende integrar cada aspecto da vida com o objetivo de trazer mais leveza e diminuir a sobrecarga mental daqueles que assumem sozinhos muitas tarefas. Nosso trabalho vai além da técnica e da aplicação dela: ele também abrange um movimento de conscientização sobre a relevância que o ato de se organizar bem possui, para enfrentar a sobrecarga de informações e o ritmo acelerado da vida moderna. Seja na organização de espaços físicos ou na gestão do tempo, se organizar bem é algo essencial para aqueles que buscam simplicidade em meio à complexidade. Com tantas mudanças acontecendo, o que mais nos espera? O importante é estarmos atentos às novas demandas do mercado para adaptar nossa técnica e experiência como profissionais para ajudar as pessoas a encontrar funcionalidade, praticidade e eficiência em cada aspecto de suas vidas através da nossa tão amada organização.

MILA BUENO

PERSONAL ORGANIZER

ASSOCIADA ANPOP

O que sua postura diz sobre você

28 de setembro de 2023/

Do latim positūra, a postura é a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto. No sentido físico, a postura diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades - os membros, e o tronco.

Na Consultoria de Imagem trabalhamos a aparência, o comportamento e a comunicação, e a postura está diretamente ligada nesse tripé. Nós nos comunicamos mesmo sem estarmos nos comunicando verbalmente, pois nossa imagem é passada através da nossa postura diante dos fatos e situações através dos gestos e olhares. 

Somos ou deveríamos ser a mesma pessoa, em essência e em relação a imagem que queremos passar, nas diversas situações e ambientes, principalmente quando estamos num ambiente informal como em casa, na praia, supermercado, academia ou festa.

Quando falamos em primeira impressão - e eu já falei sobre esse assunto aqui no passado - estamos falando num julgamento involuntário que nosso cérebro faz ao conhecermos alguém, onde ele avalia duas principais coisas: se somos confiáveis e se somos competentes. O tempo que ele leva para fazer essa avaliação leva de 3 a 30 segundos. A média varia, porém o espaço de tempo é curto e o objetivo, ambicioso!

A postura corporal está diretamente ligada ao nosso bem-estar. A forma como posicionamos nosso corpo influencia na nossa mente, humor, disposição e no organismo todo de modo geral, seja na posição em pé, como sentada ou deitada.

A postura profissional comportamental vai além de construir uma imagem positiva ou ser bem avaliado/a, abrange, essencialmente, os critérios ideais de como a pessoa se organiza e o que deseja construir. 

A maneira como nos comportamos e como nos relacionamos com as pessoas com quem trabalhamos pode ajudar ou ir contra a como, quando e onde desejamos chegar. Portanto, vale a pena um momento de reflexão para se auto avaliar, ampliar seu autoconhecimento e ajustar o que for necessário.

Desejo muito sucesso à você!

 

Por Cristiane Belfiore, Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

Organização Baby

14 de setembro de 2023/

A chegada de um bebê é realmente um momento mágico. Toda a família fica em êxtase, alvoroçada e na contagem regressiva para o momento do nascimento. São 40 semanas em que os pais, principalmente se forem de 1ª viagem, tem muita coisa para pensar, comprar e organizar.

            E nós, personal organizers, podemos ir muito além da organização do quartinho do bebê, das roupinhas, fraldas e acessórios e das dobras perfeitas. Nossa missão é organizar vidas, trazer qualidade de vida, otimizar o tempo dos nossos clientes. E nesse caso, nós podemos ajudar e muito.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que iremos atender uma mãe que está em uma verdadeira ebulição hormonal que a leva a um turbilhão de emoções e nós faremos parte deste momento único que é a chegada de uma nova vida naquele lar. Temos que entender e atender todas as expectativas dos pais para esse momento ímpar.

Antes de iniciarmos a organização do enxoval do bebê, precisamos orientar os pais de que todas as roupas devem ser lavadas e passadas. Todas as roupas, não somente aquelas que serão usadas nos primeiros meses. Pois não faz sentido deixarmos tudo organizado e depois as roupas terem que ser retiradas para serem lavadas. As roupas devem ser lavadas com sabão líquido, sabão de coco líquido ou sabão próprio para roupas de bebê e não se deve usar amaciante nas roupas e, elas devem ser passadas. Devemos também retirar todas as etiquetas internas das roupas, inclusive de lençóis e toalhas, para evitar arranhar ou machucar a pele do bebê.

Na Organização Baby existem duas possibilidades: o bebê terá seu próprio quarto ou ficará no quarto dos pais ou do irmão ou irmã. No melhor dos mundos, o bebê terá seu próprio quarto e os pais poderão até pedir sua ajuda para escolha do mobiliário, então é muito importante que você visite lojas especializadas para conhecer os diferentes tipos de mobílias e poder sugerir a que melhor se adequa aquela família. Mas, em muitos casos, o bebê irá dividir o quarto. Nesse caso é imprescindível que o bebê tenha seu espaço. Uma cômoda é suficiente para guardar as roupas do bebê, mas será preciso separar uma parte do armário para acomodar seus outros pertences e esse espaço deverá ser bem delimitado, pois não devemos misturar as coisas do bebê com outras coisas.

Como em todo sistema de organização, temos que setorizar as coisas. Em cima da cômoda ou no lugar onde o bebê for trocado, coloque o trocador acompanhado de uma bandeja de apoio, equipada com garrafa térmica, porta-algodão e cotonete que é preciso ter à mão na hora da troca. A primeira gaveta da cômoda serve de apoio para a mamãe trocar o bebê, com todos os acessórios e produtos que podemos precisar nesse momento. Sendo assim, aproveite para organizá-la com produtos que são usados diariamente, como fralda, pomada, lenço umedecido e outros produtos de higiene. Lembre-se que os espaços devem ser delimitados, por isso, vale a pena utilizar organizadores ou cestos.

Nas demais gavetas, devemos separar as roupas por tipo como fazemos em toda organização (body, calças, gorro, paninhos de boca etc.)  e por tamanho, a sugestão de divisão de tamanho é RN (recém-nascido), 0 a 3 meses, 3 a 6 meses, 6 a 9 meses. O uso de colmeias facilita muito a manutenção da organização. Não se esqueça de providenciar um cesto de lixo próximo ao trocador para o descarte das  fraldas sujas. Vestidinhos, macacões, camisas podem ser pendurados em cabides baby de acrílico ou veludo e podemos aproveitar a parte debaixo do cabideiro para organizar os sapatinhos.

Quanto ao enxoval do bebê, existem muitas listas que podem ser consultadas e que variam de acordo com clima da região, estação do ano e até mesmo gosto dos pais.  A quantidade de roupa vai depender muito do sistema da casa, se tem empregada ou ajudante, se a vó ou a tia farão a rede de apoio ou se a mãe faz tudo sozinha, pois é preciso pensar no tempo que essa roupa irá demorar para ser lavada, passada e voltar para o quarto.

Além do quarto do bebê temos que pensar na organização do banheiro ou do local onde bebê irá tomar banho para que os produtos de higiene e troca de toalhas fique no mesmo espaço. E não podemos esquecer de que na cozinha também precisaremos separar um local para armazenar mamadeiras, bicos de mamadeiras, pratos, talheres, secador de mamadeira.

Por fim, organize a mala de maternidade até o final do sexto mês de gestação para estar tudo pronto caso aconteça alguma surpresa. O Hospital normalmente fornece uma lista do que é preciso levar para o bebê e para a mamãe. Para montar a mala, deixe as trocas do bebê separadas em saquinhos para facilitar os dias no hospital. Não se esqueça também de separar roupas para o acompanhante e outros itens importantes como:

  • Máquina fotográfica
  • Enfeite de porta do quarto
  • Álbum de visitas do bebê
  • Lembrancinha para as visitas
  • Carregador de celular
  • Documentos

Além de tudo isso, nós ainda podemos atuar em outros momentos durante a gestação para aliviar ainda mais os afazeres dos pais. Algumas opções de serviços:

  • Chá de Bebê ou Chá de Fraldas - Evento que acontece por volta do sexto mês onde família e amigos se reúnem para dar presente pré-estabelecidos ou fraldas e lenços umedecidos.
  • Chá Revelação - Evento que acontece por volta do 4 mês de gestação para pais, familiares e amigos descobrirem o sexo do bebê.
  • Enfeite maternidade - Preferencialmente de acordo com a decoração do quarto.
  • Lembrancinhas - Neste caso, ofereça coisas úteis para não virarem tralhas nas casas das pessoas.
  • Foto e filmagem - Durante a gestação e/ou parto
  • Recepção residencial - Organização de mesa com lembrancinhas para as visitas.

            E, para terminar, mas, nem de perto encerrar esse assunto, coloque muito mais amor nesse projeto, pois você está tendo a oportunidade de ajudar em um dos momentos mais importantes da vida dos pais dessa criança que irá chegar.

Por Naira Lopes, da NN Personal Organizer

1 de setembro de 2023/

Fonte: Freepik

Nos dias atuais, uma palavra está em bastante evidência, seja nas rodas de conversa, redes sociais, livros e outros meios de comunicação, e essa palavra é AUTOCUIDADO.

Autocuidado é tudo aquilo que fazemos para nós mesmos, com o intuito de ter melhor qualidade de vida. Pode incluir desde ir à manicure até praticar atividades físicas. Ou seja, são todas as ações que te causam satisfação e que, ao mesmo tempo, cuidam de nós: do corpo à mente.

Autocuidado, envolve um conjunto de atividades, desde tomar banho, escovar os dentes, alimentar adequadamente, praticar atividade física dentre outras atividades que nos trazem bem-estar e tranquilidade.

Além do autocuidado básico, que faz parte da nossa rotina diária, outros tipos de autocuidado devem ser conhecidos, para contribuir e melhorar nossa vida.

Alguns tipos de autocuidado:

Físico - Nesse item, inclui-se praticar atividade física, de acordo com nossas possibilidades. Manter uma alimentação equilibrada. O mais importante é se manter saudável.

Social - É muito importante manter laços com pessoas que nos apoiam, praticar a empatia, a compaixão. Uma rede de amigos e de apoio trazem grandes benefícios. Conversar, tomar café com amigos, prestar serviço voluntário, fazer algo que traga prazer e satisfação, é um tipo de autocuidado que devemos praticar sempre.

Mental - Nossa mente merece e precisa ser muito bem cuidada e estimulada. Incluir hobbies na nossa rotina, como ler, pintar, desenhar, bordar, assistir a filmes, cozinhar etc. fazem com que nossa mente trabalhe de forma saudável.

Emocional - O autoconhecimento é o fio condutor para esse tipo de autocuidado. Autoconhecimento nos permite enxergar com mais clareza pontos da nossa vida, do comportamento e, assim, identificar possíveis gatilhos que não nos fazem bem, se estamos com excesso de preocupações e afazeres e encontrar a solução adequada.

Para nós, profissionais de Organização & Produtividade, a prática do autocuidado é de grande importância na prestação dos serviços, pois estaremos em contato com clientes que necessitam de solução para algo em suas vidas que se encontram em desordem, seja por falta de tempo, porque mudaram de residência, escritório ou até mesmo por estarem passando por um momento de luto.

Assim sendo, a prática do autocuidado é um fator fundamental para ajudarmos nossos clientes a encontrarem soluções inteligentes e funcionais para colocar a casa, o escritório ou sua rotina em ordem.

Por Giovana Cândido Chagas – Personal Organizer (Organização Pessoal)

24 de agosto de 2023/

Fonte: Canva

Saber o que é uma Rotina Doméstica é nada mais do que conhecer atividades e tarefas regulares realizadas na casa, que podem ser de forma diária, semanal, mensal e até mesmo anual. Tarefas como limpar, lavar e passar roupas, cozinhar e todas as atividades que são importantes para manter um ambiente limpo e confortável.

Seguir uma rotina pronta da internet não irá resolver seus problemas!

Sabe por quê?

Porque o tamanho da família e a própria composição familiar será importante para que essas tarefas sejam definidas, inclusive a quantidade de vezes que deverão ser executadas.

Ter uma rotina detalhada evita o acúmulo das tarefas. E esse acúmulo gera sobrecarga, demandando muito tempo e esforço físico para colocar tudo em ordem.

Mas, vamos começar a entender como organizar sua rotina doméstica?

Inicie detalhando o planejamento da sua semana: levantando as atividades domésticas para sua casa – como limpar os ambientes, lavagem de banheiros, limpeza da cozinha, trocar as roupas de cama e banho, limpeza de vidros, preparação da comida, lavagem e passagem das roupas, elaboração da lista de compras e a própria ida ao supermercado, etc.

Depois de listar todas as tarefas da sua casa, é importante determinar quem será responsável por cada uma delas, seja a profissional doméstica mensalista, diarista ou as pessoas que moram na casa. Elas devem ser incluídas nessa montagem pois, caso contrário, fará com que não se sintam participantes e certamente a abandonarão rapidamente.

Definida as atividades de cada um e divida essas tarefas de forma equilibrada ao longo da semana, em um quadro semanal, ou nos dias disponíveis para cada uma das pessoas que ajudarão nos afazeres.

É fundamental incluir todos os familiares neste processo, pois todos precisam contribuir para a manutenção do lar. Fazer essa divisão de tarefas, fará com que todos os membros da família entendam a importância delas e ajudem a manter a casa em ordem.

Mais do que trabalhar em equipe, esse envolvimento de toda a família promoverá uma convivência saudável. Dividir as tarefas de acordo com as habilidades e capacidades de cada integrante, também trará sucesso na execução das tarefas. Saber o tempo que cada pessoa realiza cada tarefa e respeitar o tempo individual é muito importante para atingir o resultado desejado ao final do processo.

Algumas tarefas podem ser novas para alguns dos membros da família, então é necessário que cada atividade seja explicada em detalhes e que tenha a certeza da compreensão de como deve ser executada por cada um. Neste início, pode parecer que você perderá muito tempo orientando, mas será essencial para que a rotina de cada um seja cumprida da melhor forma.

Agora, com uma rotina doméstica estabelecida, ficará mais fácil manter a casa sempre organizada e limpa – sem que você fique sobrecarregada – visto que as atividades foram distribuídas de forma equilibrada entre os moradores e, caso essa rotina seja elaborada para sua profissional doméstica.

Por Valéria Albernaz, Personal Organizer

17 de agosto de 2023/

Fonte: Canva

Você já deve ter ouvido falar por aqui sobre o termo “etarismo”, que é relativamente novo e que se trata da discriminação contra pessoas baseado em estereótipos de idade.

Quando se fala de etarismo na moda e no estilo, que é uma de minhas áreas de atuação - pois o etarismo acontece em várias áreas da vida inclusive na profissional, trata-se de achar que determinado tipo de roupa não pode ser usado por alguém que já tenha uma certa idade.

Você não vai encontrar nesse texto uma lista de coisas que você pode ou não pode usar de acordo com sua idade, pois moda não tem idade, nem classe social, bem como o desejo de se vestir bem também não tem, o de se sentir seguro/a, confortável e confiante idem. O que é recomendado e vale como reflexão aqui é sim, na hora de suas escolhas em relação a seus trajes e aparência, avaliar o que lhe cai bem, escolher peças e modelagens que valorizem seu corpo e a imagem que você deseja transmitir, o momento, a finalidade, o local e as pessoas que estarão com você lá e, a partir daí, ter bom senso suficiente para fazer boas escolhas e não se expor a situações indesejadas ou até mesmo ao ridículo.

Uma das questões interessantes da personagem Miranda na série “And Just Like That” é manter ou não manter o cabelo grisalho por conta do preconceito e da pressão estética que existem com as mulheres grisalhas, isso sem falar no julgamento que infelizmente todos os seres humanos acabam fazendo, consciente ou inconscientemente, quando veem outra pessoa, principalmente de mulher para mulher.

Para finalizar, vale lembrar também, que temos pouquíssimos segundos para causarmos uma boa impressão, tema esse que também já foi abordado neste blog no passsado. Fazendo boas escolhas você vai estar sempre preparado/a para passar uma boa impressão, uma imagem que reflita quem você realmente é, e vai continuar mantendo sua elegância e altivez independentemente de qualquer situação, sem falar que sua autoestima e profissionalismo vão lhe agradecer para o resto da sua vida!

Até a próxima!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

11 de agosto de 2023/

Fonte: Canva

Pode não parecer, mas um dos maiores temores que existem quando se fala em desapego é o de que será preciso se desfazer de coisas das quais você gosta ou que precisará no futuro. Que viver de forma minimalista significa abandonar seu estilo ou jogar tudo fora.

Isso é um mito.

Se você é uma dessas pessoas que sofrem ao pensar no desapego, leia esse artigo e você terá uma nova visão. Fazer uma limpeza, uma triagem, no seu acervo pode lhe trazer grandes e agradáveis surpresas.

Em meio a tudo que uma pessoa acumula durante anos – lembranças trazidas de viagens, presentes de pessoas muito queridas, objetos herdados que trazem uma enorme carga emocional, peças compradas apenas porque eram bonitas – haverá muitos itens que ficaram escondidos (e esquecidos) ou que sequer foram usados.

Desapegar, realocar e mudar não são verbos que necessariamente trazem regras ou novos procedimentos. Uma vida espartana, sem graça. NÃO!

Viver com menos e ter suas coisas organizadas e categorizadas dará um novo folego, uma nova visão sobre objetos que você talvez não estivesse valorizando o quanto gostaria e sobre aqueles que tomam um grande espaço sem possuir valor nenhum.

Ao abrir a mente para a renovação do seu espaço, abrem-se também possibilidades antes impensadas.

O acúmulo traz dor e insegurança, agindo como uma prisão. Há momentos do passado que são bons, mas há outros que são dolorosos e funcionam como um véu que te impede de ver o futuro e que não permite enxergar o seu entorno como um porto seguro, como o lar que acolhe e revigora.

Trazer e expor objetos que são importantes do ponto de vista emocional tira o peso da distância e auxilia a relembrar bons momentos e pessoas importantes. Traz alegria e aconchego.

Fazer circular a energia ao oferecer, por exemplo, roupas e utensílios para doação, traz a sensação de dever cumprido e abre espaço para que o novo sempre chegue. Assim como abrir, consertar e até lavar roupas que há muito não são usadas permite que você volte a utilizá-las ou te faz perceber que não as quer mais.

Toda essa movimentação traz uma nova energia, uma nova luz: um jeito mais ameno de enxergar a vida e o espaço em que se vive.

Tente e verá que a palavra DESAPEGO não será mais um sinal negativo, mas de leveza e alegria.

Por Eliana Fontana, da Fluir Projetos de Organização

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