Participar de um congresso ou feira pode ser uma experiência enriquecedora, proporcionando oportunidades de aprendizado, networking e crescimento profissional. No entanto, a verdadeira mágica acontece depois que o evento termina.
O conceito do Networking surgiu pela primeira vez nos anos 90, contudo a ação de networking já acontecia bem antes disso. Networking, na interpretação do Inglês para o Português, e
Certamente um marco na história da organização no Brasil, a Imersão ANPOP 2023 será um evento inesquecível e, o que temos a dizer é que você não deve perder por nada!
A ANPOP: Associação Nacional de Organização e Produtividade do Brasil nasceu em 2013 e só vem se fortalecendo desde então. Através de trabalho voluntário árduo, dedicado e focado, para que a comunidade de profissionais ligados, direta ou indiretamente, a área de organização e produtividade no Brasil sejam amparados, respeitados e direcionados, com dezenas de conquistas até então – saiba mais em nosso site. A ANPOP vem trabalhando para que cada dia mais a comunidade seja valorizada e respeitada em todo país.
Sendo este o 2º evento ANPOP – o 1º foi realizado em 20 de maio de 2022, online (pandemia), onde acabamos escolhendo esta data para ser o marco dos eventos anuais da ANPOP, étambém a data que se comemora o WOD: World Organizing Day, uma das grandes conquistas da ANPOP, senão a maior em nível mundial, criada por iniciativa da nossa associação, com o apoio de 11 associações espalhadas pelo mundo: EUA, Canadá, Espanha, Itália, Países Baixos, China, Japão, Coréia e Reino Unido.
Com o objetivo de conscientizar a população dos benefícios da organização, fortalecer o trabalho de Personal Organizers, o comércio e a indústria deste segmento, esta data veio para ficar, por este motivo escolhemos ela para nossos eventos anuais. Na edição deste ano, que será presencial, no Holliday Inn Hotel, nos dias 20 e 21 de maio, estamos trazendo pessoas de renome dentro de nossa área de atuação. Sua participação é muito importante para nós, afinal nosso lema é #juntossomosmaisfortes, e mesmo porque, para sua carreira é de extrema importância participar de eventos, se atualizar, circular, sem falar no networking e possibilidade de parcerias que acabam acontecendo nestes eventos se você se organizar e se preparar para isso, então corra que ainda dá tempo.
Aqui nas nossas redes sociais vamos lhe amparar para isso também, com dicas valiosas, então fique ligada e venha, queremos ver você por lá, ok?
Um forte e carinhoso abraço do time Anpop!
Por Cristiane Belfiore – Conselheira – Comitê Internacional – Sócia pioneira
7 dicas valiosíssimas para você não surtar na hora de se arrumar
Este é o dilema de dez entre dez mulheres que tem um evento ou compromisso importante para ir, então listamos abaixo 8 dicas valiosíssimas que irão lhe guiar e lhe salvar, assim você vai sentir-se mais segura e confiante na hora de escolher o que usar. Vem com a gente!
Seu look precisa ser acima de tudo confortável, porém não se trata de roupa de ficar em casa, ok?
O que você for usar precisa ter a ver com você, te representar através do que você escolher usar
Escolha peças que passem credibilidade, de bom material e corte
Se o evento acontecer ao ar livre, verifique a temperatura local na hora de se arrumar
Se o evento for acontecer em local fechado, lembre-se que, independentemente da estação do ano ou clima local, sempre haverá um ar-condicionado ligado
Tons neutros e cortes retos são sempre mais fáceis de combinar
Se você quiser dar uma cor ao seu look, use uma echarpe, pashmina, acessório ou batom para dar aquele colorido a mais
Se você quiser parecer diferente, mude a parte de cima do seu look porque é para aí– seu colo e rosto que as pessoas olham em primeiro lugar, então tudo bem repetir parte debaixo e calçado
Marque a Anpop naquela fotinho com seu look no dia da imersão!
Um forte e carinhoso abraço, nos vemos lá!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Dando continuidade ao artigo do mês de abril sobre a importância da qualificação profissional, gostaríamos de compartilhar com vocês de forma mais enfática, a relevância de participar em eventos da área, especialmente dentro da nossa área de Personal Organizer. E uma coisa é certa, aquela frase “quem não é visto não é lembrado, cai aqui como uma luva. Afinal, estar presente nessas reuniões também é uma maneira de se fazer notada, estabelecer relações com colegas de profissão bem como com empresas ligadas ao ramo da organização, pois é nesses encontros que os fabricantes e fornecedores se farão presentes para expor seus produtos e divulgá-los, além de uma excelente oportunidade para refletirmos na grande disputa que ocorre nesse mercado atualmente.
Pense bem, por mais capacitada que você seja, se insistir em se manter anônima, escondida dentro do mercado, não impulsionando seu networking e marketing pessoal, dificilmente terá o retorno que busca e merece. Aí está a importância em participar do maior número de eventos ligados à área da organização. Se você está buscando oportunidades, mais visibilidade, parcerias, esses são os lugares certos.
Por que esses eventos na área de Personal Organizer são importantes para a sua carreira? Continue a leitura e entenda por que você nunca mais deverá perder um evento profissional.
Ficará atualizada sobre todas as novidades – Com as coisas se movimentando muito rapidamente, nossa atualização em tudo deve ser constante. Novos métodos, novas ferramentas, a diversidade de serviços e produtos e muito mais. Então, é nesses eventos que encontraremos apresentações, palestras, discussões, sobre esses assuntos. Logo, se fazer presente em tais encontros, coloca você um passo à frente, contribuindo para que obtenha posição de destaque perante as demais, pois é fato que aquela que está constantemente se atualizando, estará sempre à frente da concorrência. Inclusive é frequente a participação de profissionais experientes e conceituados nesses eventos. Eles dividem suas experiências e compartilham suas ideias empreendedoras, novos serviços ou soluções com os presentes, e isso é muito bom.
Irá adquirir conhecimentos – Ver de perto as novas tendências, buscar novas informações que possam agregar maiores conhecimentos ou ajudar a mudar a percepção sobre algum problema comum da profissão e lhe oferecer novos caminhos. Enfim, o principal motivo para estar presente num desses eventos relacionados a sua profissão, sem dúvida, é a de informações que possam aperfeiçoar aquilo que você já sabe. Lembre-se de que por mais que você se considere um profissional pleno, sempre existirá algo novo a se aprender e melhorar constantemente deve ser o nosso objetivo na vida.
Ampliará o networking - Quer fomentar o networking? Então procure participar do maior número de eventos que você puder na sua área, pois é dessa forma que você terá a oportunidade de se conectar com pessoas com interesses similares aos seus e aproveitar para divulgar o seu trabalho. Importante também é a troca de experiências em ocasiões como os intervalos de café e almoço ou dinâmicas em grupo. Mais que estreitar laços, você trocará vivências, dicas e informações e terá a chance de conhecer possíveis parceiros ou sócios. E essa troca vai lhe permitir pensar fora da caixa.
Estará de olho na concorrência – Nesses eventos você poderá se atualizar no que as suas colegas Personal Organizers estão fazendo, o que estão buscando, como enfrentam os desafios diários da profissão, além de outros pontos. Por isso, aproveite para observar como a concorrência apresenta seus serviços, os métodos que utilizam. Procure captar as sutilezas. Talvez esse seja um bom caminho para que você possa conhecer melhor as suas fragilidades e avaliar características comuns podendo distinguir “falhas” que poderão ser melhoradas.
Aumentará a sua motivação no dia a dia – Só de você fazer amizades, conhecer pessoas novas, reencontrar colegas, já vai notar uma motivação grande em seu cotidiano. É impressionante como saímos desses eventos com um brilho no olhar. Renovamos nosso ânimo e força de vontade, para ao sairmos dali mudar, fazer diferente, inovar. Acredite, vale a pena todo e qualquer investimento.
Terá um currículo mais atrativo – É através do nosso currículo que demonstramos capacitações e formações conquistadas ao longo da nossa carreira. Nele estarão as ações que tivemos a oportunidade de desenvolver e, complementá-lo com ações ou atividades que vão além do trabalho em si, é primordial. Participar de eventos também é importante nessa parte, pois você receberá uma certificação e assim, quantas mais você tiver, mais demonstrará seu empenho em estar antenada nas coisas, afinal, são muito bem-vistos no mercado os profissionais que participam de eventos importantes do setor.
Então agora que você já sabe da importância de participar de eventos, não perca a oportunidade de estar constantemente se reciclando e conhecendo de perto as novas tendências dentro da sua área e do seu segmento. É dessa forma que você irá evoluir profissionalmente e alcançar o resultado que espera. E nunca se esqueça: conhecimento compartilhado é sinônimo de crescimento.
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer
Você deve ter metas pessoais, profissionais, financeiras, familiares e até mesmo metas intelectuais e/ou espirituais para este ano. Independente de qual seja sua meta, que tal analisarmos onde está a falha para chegar menos frustrada no fim do ano? Quando isso acontece pode ser que você:
Exagerou nas metas para o período de apenas um ano – 12 meses
Planejou metas grandes demais
Não levou em consideração que para sua meta acontecer vai precisar envolver outras pessoas
Esqueceu de acompanhar o desenvolvimento da meta mês a mês ou de tempos em tempos
Se envolveu no corre-corre do dia a dia e deixou para lá a tal da meta
Não levou em consideração imprevistos, interrupções e emergências no trabalho ou vida pessoal
Então como contornar essa situação e chegar em dezembro mais satisfeito com você mesma?
Ter uma postura e plano de ação diferentes dos que você utilizou no ano anterior já vai ser mais do que 50% a seu favor para conseguir realizá-las
Estabelecer no máximo uma ou duas metas grandes ao ano também vai lhe ajudar a não se frustrar e a realizar
Certificar-se que você conseguirá cumpri-la sozinha também é um ponto importante a ser levado em conta
Estabelecer degraus evolutivos é uma boa escolha para você ir “JAC” = por partes
Acompanhar o desenvolvimento de sua meta mês a mês e ir ajustando o que for necessário vai fazer você chegar lá melhor, de forma mais leve e mais organizada
Se você gostou dessas dicas compartilhe com pessoas que precisam ter esse tipo de visão para chegar em dezembro mais satisfeito/a com suas ações e realizações do ano.
Boa sorte e sucesso!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Um assunto que nunca deixa de ser atual e bastante pertinente também na carreira de Personal Organizer é a importância de se qualificar nessa profissão. Em qualquer área, o requisito principal para construir uma carreira de sucesso é a qualificação profissional. É evidente que profissionais mais bem-preparados conseguem as melhores vagas dentro de um mercado de trabalho extremamente concorrido e em meio a tantos colegas exercendo a mesma atividade.
Por esse motivo é muito importante desenvolver nossas habilidades, melhorar a visão do negócio, ter novas ideias para podermos agregar à nossa capacidade. Tudo isso como pontos positivos para o nosso currículo. Claro que o conhecimento, a técnica, a prática e o próprio autoconhecimento são componentes fundamentais para todo e qualquer profissional, portanto, é primordial investir em desenvolvimento. Estar sempre atualizado e aperfeiçoando novos talentos, novas habilidades e investindo particularmente naquelas que resultem num diferencial a nosso favor e nos mantenha à frente da concorrência, tal como as hard skills e soft skills.
Muitas profissionais acreditam que fazer o curso e certificar-se como Personal Organizer já é o suficiente para encarar o mercado de trabalho. Porém, este tem nos mostrado a todo momento que a concorrência está cada dia mais acirrada e ficam para trás aqueles que param no tempo.
Se a ficha ainda não caiu e você ainda não se convenceu de que qualificar-se profissionalmente é assunto sério, veja aqui algumas razões pelas quais você necessita se aprimorar na profissão e na carreira:
Vencer desafios – A comodidade nunca foi algo interessante em se tratando de trabalho, não é? Ela junto com a procrastinação são os principais fatores de atraso na nossa evolução profissional. Ambas nos deixam cada dia mais distantes do sucesso que tanto almejamos. Não devemos esquecer que vencer desafios e sanar problemas só nos fortalecem, além de nos motivar mais a seguir em frente e nos preparar para tratar dos desafios mais complicados.
Reciclar conhecimentos – Nos dias de hoje, a todo momento surge algo novo, novas informações, novas ideias, novos pontos de vista, conceitos, técnicas, produtos e quando a gente menos espera aparecem também novos desafios a serem superados. Mas aquelas que estão sempre se reciclando e por dentro de todas as novidades, têm mais facilidade para tirar de letra os perrengues que porventura venham a surgir.
E para isso é necessário procurar formas de se atualizar, buscando novos cursos, palestras, seminários, congressos, feiras, workshops, simpósios e uma série de outros recursos para se aperfeiçoar e adquirir mais conhecimento.
Redefinir sua carreira – Talvez você esteja precisando encontrar um novo rumo dentro da sua carreira. A qualificação nesse caso, irá desenvolver as suas capacidades e fazer com que você tenha uma nova visão, novos conhecimentos que poderão ser agregados às suas habilidades. Enfim, ajudará você a abrir um leque de opções e dessa forma poderá escolher o que melhor se ajusta às suas expectativas.
Conhecer novas profissionais e pessoas – Aqui a gente está falando do conhecido networking, que é uma rede de pessoas que trocam ideias, percepções e conhecimentos no intuito de propiciar negócios, obter visibilidade profissional, possibilitar parcerias que podem colaborar para alavancar sua carreira. É por meio dele que alcançamos pessoas da nossa área e conseguimos nos conectar a elas. E essas pessoas podem nos proporcionar excelentes oportunidades na vida profissional.
Participar de eventos da área – Os acontecimentos sociais são atividades indispensáveis para a qualificação profissional. Participar de congressos, feiras, palestras, simpósios, workshops, entre outros eventos dentro da sua área, são exemplos de como você poderá ganhar conhecimento e experiência, enriquecendo desta forma o seu currículo. Você não imagina o quanto irá aprender nesses eventos, pois neles costumam estar presentes os maiores nomes do mercado. É também neles que você ficará sabendo em primeira mão as novidades do setor da organização.
Reconhecimento profissional – Com todo o conhecimento adquirido em todas as especializações, cursos, participação nos eventos, networking etc, estaremos preparadas para nos tornarmos referência profissional em nossa área. Isso significa que alcançamos o reconhecimento de clientes, dos colegas e do mercado. Sem contar que expandimos nossas possibilidades de atuação e podemos, por que não, nos tornar palestrantes, divulgadores, escritores sobre o nosso segmento. Você poderá incentivar outras pessoas a trilharem semelhantes caminhos e também fortalecer a sua profissão.
Agora que você já sabe que é possível idealizar um caminho para o sucesso através da qualificação profissional, aposte nela para chegar cada vez mais longe. Com esforço, competência e muito entusiasmo você vai conseguir. O importante é estar preparada para os desafios e mostrar que você não está para brincadeira.
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer
Mudar o visual permite que possamos nos despedir do passado e abrir espaço dando boas-vindas para o novo. É uma forma de se preparar para uma fase nova, talvez até mais significativa e repleta de sucesso do que a anterior. Antes de mais nada, é bom lembrar que é imprescindível fazer um planejamento desenhando qual sua principal meta e desejo para essa transformação. Abaixo preparamos 12 questões para lhe ajudar refletir e pensar antes de pôr a mão na massa e se repaginar:
É muito importante você saber por que você deseja repaginar seu visual
Pense nos motivos pelos quais você deseja mudar ou dar uma repaginada no visu, e em como essa mudança pode agregar na sua profissão e vida
Antes de fazer qualquer mudança radical, tente simular o resultado final
Saber o que está pegando, se é o cabelo, o guarda-roupa ou os dois, também vai lhe ajudar a focar no resultado e não errar
Dos males, cortar o cabelo é o que causa menor impacto caso você se arrependa, porque mesmo que o corte seja radical, cabelo cresce, né?
Não vá pintando o cabelo de vermelho nem jogando todas as suas roupas fora, vá devagar e com calma, vá “Jack”, por partes
Pense como é seu dia a dia e o tempo que você vai precisar disponibilizar para manter seu novo visual
Suas metas pessoais e profissionais podem lhe ajudar com isso, definindo um estilo que lhe impulsione a chegar aonde deseja chegar mais depressa
Pense em como deseja se mostrar para que sua imagem acompanhe e reforce seus objetivos
Teste novos penteados
Experimente novas combinações de roupas e cores
E para finalizar, evite realizar grandes mudanças sozinha, se necessário procure um profissional para lhe ajudar com isso.
Boa sorte!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
O ano de 2023 apenas começou e este é um período que normalmente abordamos sobre o planejamento dos próximos meses. É um tema importante para termos ciência do que desejamos fazer para este período e para focarmos na sua realização. Com o intuito de prosseguirmos com o tema deste artigo, gostaríamos de deixar uma pergunta para você pensar:
Você usa o planejamento a favor da organização do seu dinheiro?
Quando sabemos o que queremos e o que precisamos fazer com o nosso dinheiro, fica mais fácil organizá-lo. A partir do momento que fazemos um planejamento e o seguimos, passamos a ter um propósito para, por exemplo, apertar os cintos quando preciso. Além disso, o planejamento é uma excelente maneira de saber onde queremos chegar, que caminho precisaremos trilhar e a quantia de dinheiro a qual precisaremos para que consigamos conquistar as metas definidas por nós mesmas (os).
Ao falar de Educação Financeira, trabalhamos com a realização de sonhos. E para que você consiga ser uma pessoa que realiza, é necessário ter total clareza dos sonhos que têm e transformá-los em metas. Há diversas ferramentas muito úteis que podem auxiliar no nosso planejamento. E compartilhamos uma delas que é bem simples. Ao aplicá-lo, em pouco tempo, conseguirá montar um plano para colocar em ação e realizar cada uma de suas metas.
Esta ferramenta é conhecida como SMART. É uma metodologia que parte do anagrama SMART (Específica – Mensurável – Atingível – Relevante – Temporal) e cada letra nos indicará como deveremos criar cada uma das nossas metas.
Antes de começar a explicar e dar exemplos de como fazer, vamos pedir que pare entre cinco e dez minutos para pensar em alguns objetivos que tenha para este ano (no máximo 5, não pense em muitas coisas para não ficar ansiosa (o) e acabar desistindo ao longo do ano). Cada uma de suas metas será construída a partir destas 5 etapas a seguir. Já conseguiu anotar as realizações que deseja para 2023? Então vamos lá:
Específica (O quê?): na primeira etapa, especifique muito bem o que deseja. Coloque o máximo de detalhes que puder. Quanto mais detalhes, melhor e mais enriquecedora será sua meta.
Exemplo: vou comprar uma geladeira duplex inox da marca XXX, 382 litros, com nível A de energia do Selo Procel (ou seja, gasta pouca energia) e com muitos compartimentos internos, que permitirá armazenar meus alimentos de forma mais organizada.
Mensurável (Quanto?): aqui coloque o quanto vale/custa esta sua meta. Esta parte é uma das mais importantes para a organização do seu dinheiro. Aqui deverá pesquisar o valor e as condições de pagamento.
Exemplo: a geladeira custa R$ 2.999,00, podendo pagar com 10% de desconto à vista via boleto ou PIX, ou parcelada em até 10 vezes de R$ 299,00 mensais, no boleto ou cartão de crédito.
Atingível (Como?): nesta terceira fase, escreva como vai conseguir a quantia necessária para cumprir a meta proposta. Especifique de forma bem clara quais são todos os passos que dará para conseguir conquistar cada uma de suas metas.
Exemplo: como tenho uma geladeira ainda funcionando sem defeitos e não tenho urgência em comprar outra, vou poupar R$ 269,00 por 10 meses, economizando com as despesas de restaurantes, do supermercado e dos aplicativos de transporte de passageiros e assim conseguirei comprar em novembro deste ano. A partir do mês de setembro, começarei a pesquisar os preços para encontrar um preço atrativo no próximo Black Friday no dia 24 de novembro.
Relevante (Por quê?): na penúltima etapa, deverá colocar a importância para você realizar esta meta. Esta etapa é importante principalmente naqueles momentos que nos desanimamos e precisamos nos fortalecer e voltar “aos trilhos”. Podemos voltar aqui e lembrar da importância de continuar trabalhando para a realização desta meta.
Exemplo: eu gostaria de ter uma geladeira nova, porque apesar de funcionar bem, ela é antiga e gasta muita energia elétrica. Poderei assim, tornar minha cozinha esteticamente melhor e economizar mais energia.
Tempo (Quando?): por último e não menos importante, coloque a data completa que baterá a sua meta. Aqui é interessante para você estar acompanhando o tempo que tem para realizar.
Exemplo: vou comprar à vista, no dia da Black Friday, 24 de novembro de 2023.
Esta ferramenta trará uma clareza melhor da maneira que deverá trabalhar durante todo o seu ano de 2023, focada (o) em suas realizações. Aproveite o seu planejamento pronto para organizar suas contas. Veja como fará para conseguir o dinheiro de que precisa para realizar suas metas, sem comprometer seu orçamento: fazendo uma renda extra? Vendendo produtos pelos quais não tem usado por um longo tempo? Diminuindo os gastos de suas despesas?
É um momento bom para você parar alguns minutos para pensar nisso e se comprometer cem por cento a fazer suas contas com mais frequência, colocar todas as receitas e despesas em ordem e investir nas suas metas.
Ah, como não é uma tarefa fácil começar a se organizar financeiramente sugerimos fortemente que acesse aos artigos anteriores da ANPOP que tratam deste assunto: Educação Financeira.
Bom planejamento para você!
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Mais um ano se iniciou e mais uma oportunidade de aprendizado, reflexão e prosperidade. Nesta matéria listamos alguns lembretes para servir de inspiração para você se guiar e começar o ano bem, vamos lá!
Tenha um momento de reflexão para fazer um levantamento do que foi bom e do que foi ruim no ano anterior.
Deixe o que é ruim no passado e preserve o que e quem te faz bem para levar com você neste ano, isso irá te energizar e te dará mais gás.
Reflita sobre felicidade.
Defina metas realistas lembrando que serão 12 meses e não 12 anos, então não exagere!
Organize sua rotina de forma realista e definindo prioridades. Lembre-se que você tem uma casa para cuidar, família, trabalho, vida espiritual e tempo para o autocuidado, sendo os dois últimos o mais importante de toda lista.
Faça um diário profissional do que deseja alcançar.
Mantenha tudo o mais organizado possível - casa, trabalho e vida pessoal, sem exageros mas minimamente organizado para que essa organização possa te ajudar a não se perder, nem perder tempo!
Recicle seu conhecimento, informação é poder!!
Poupe algum dinheiro todo mês, nem que seja cem reais.
Inicie hábitos mais saudáveis, implementando um de cada vez.
Não abra mão do descanso e lazer pois eles te mantém saudável para prosseguir.
Encontre os amigos, olhe para você, para o céu, reze, respire, curta a natureza.
Confie na constância, hábito é tudo para se chegar lá.
Comemore e agradeça cada conquista, principalmente as pequenas.
Inspire-se nos melhores, cultive valores, desenvolva novas habilidades.
Aproveite a jornada, aprenda, ensine e divirta-se. Feliz novo ano!!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal