Participar de eventos e feiras é muito mais do que apenas uma oportunidade para coletar brindes e catálogos. Essas ocasiões oferecem um terreno fértil para o crescimento pessoal e profissional,
No mundo contemporâneo, a busca por inclusão e acessibilidade tem se tornado uma prioridade em todos os aspectos da vida. Um dos elementos fundamentais para garantir essa inclusão é a
Quase sempre nessa época, é comum ouvirmos aquela frase: “O ano passou voando e já estamos no Natal”. É também o momento de pararmos para refletir e examinar a nossa caminhada. As decisões que tomamos, as conquistas que tivemos, os desafios que, com certeza nos fizeram amadurecer e crescer, nos tornando mais fortes na busca dos nossos sonhos, as alegrias e tristezas da vida nesse período.
É certo que durante o ano tivemos muitas pessoas queridas e especiais que fizeram parte dos nossos dias e deixaram saudade, trouxeram boas notícias, alegrias e risadas gostosas. Também aquelas que nos deram a oportunidade de entrar em suas casas e deixar um toque de carinho através do nosso trabalho. Nossa mensagem para esse novo ano que está prestes a iniciar é de uma reflexão permanente, para que todos os momentos possam ser vividos em plenitude, sempre com aquele nosso jeitinho de levar a vida. E para nós que vivemos organização os 365 dias do ano, sabemos o quanto através dela, a vida torna-se mais leve, mais gostosa e cheia de amor e paz e é exatamente isso que desejamos a todas as colegas PO’s e também a todas as voluntárias da nossa querida associação.
Que possamos viver com a mesma paz, alegria e leveza que um closet organizado oferece. Que possamos estar todos os dias dispostos a ajudar e dar o nosso melhor, igualzinho aquela solução incrível que encontramos para um cantinho que parecia perdido no armário.
É chegado o tempo de agradecermos. Primeiramente a Deus pela dádiva de mais um ano concluído com sucesso, agradecer aos parceiros, associadas, colaboradoras e amigas desejando que o equilíbrio e serenidade que a organização transmite, possa tocar os seus corações e proporcionar momentos inesquecíveis todos os dias do ano que vem. Que tenhamos muita saúde, paz, motivações, grandes alegrias e inúmeras vitórias em nosso 2023.
Gratidão pelo trabalho e apoio de todos! Que a paz de Jesus esteja em cada coração, em todas as famílias neste Natal e que permaneça em todos os dias do ano novo.
Feliz Natal! Excelente 2023!
Que seu ano seja de muito trabalho e grandes realizações!
Abraço de toda a equipe ANPOP
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer
Detox significa eliminação de determinadas toxinas e radicais livres do organismo. É um mecanismo natural do organismo, que ocorre em todas as células quando estamos dispostos a nos desintoxicar. Ele é responsável por transformar as toxinas e substâncias que nosso corpo não reconhece e não consegue processar em elementos elimináveis. Porém, contudo, todavia, podemos adotar esse processo de detox para fazer um detox de vida, um detox de corpo e alma. Veja abaixo o check list que preparamos para te dar ideias dos tipos de detox que seria possível fazer para ter uma vida melhor, mas organizada, simples, produtiva e prática:
Detox do guarda-roupa entupido de roupa sem uso
Detox da blusinha de 20 reais
Detox das compras por impulso
Detox das coisas entulhadas na lavanderia
Detox do quartinho ou depósito de coisas entulhadas
Detox de coisas vencidas: comidas, remédios, cremes, makes, perfumes
Detox de alimentos que não fazem bem a saúde
Detox da papelada no trabalho
Detox de arquivos digitais desorganizados
Detox do armazenamento de fotos
Detox dos eletrônicos sem uso
Detox das notificações inúteis
Detox das redes sociais inúteis
Detox do Whatsapp
Detox de pensamentos negativos
Detox de colegas inconvenientes
Detox da procrastinação
Detox da desorganização
Detox de notícia ruim
Detox de amigos que não são amigos, e por aí vai...
Todas essas coisas vão nos atrasando e nos atrapalhando, mas se tiradas da frente, nos sentimos mais leves, produtivos e felizes.
Já o Detox emocional é uma forma de repensar seus hábitos para que você tenha mais tranquilidade para realizar todas as tarefas que precisa com mais paz e prazer no seu dia a dia. Às vezes, não reparamos o quanto nossa rotina é intensa e pesada, e não percebemos o que nos desgasta tanto mentalmente e emocionalmente e pode ser exatamente coisas que listamos acima, refletindo num corpo cansado e atordoado. Estes detox vão causar uma enorme diferença na sua vida, experimente!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
A confraternização de fim de ano é um momento que pode ser extremamente prazeroso e produtivo ou simplesmente um desastre! É o momento em que a empresa proporciona um encontro descontraído para agradecer seus colaboradores por mais um ano de trabalho, comemorar conquistas e estreitar laços da parceria. É também um excelente momento para haver uma aproximação maior independentemente do nível hierárquico, contudo é bom lembrar que é a festa da firma e não uma balada com amigos. Para não dar nenhuma gafe e se arrepender para o resto da sua vida, listamos abaixo dicas importantes, vejam:
Aceite o convite, participe da confraternização e aproveite para criar um ambiente de relacionamento mais amplo e próximo.
Caso não possa ir à festa, agradeça formalmente e informe o motivo.
Não seja o primeiro a chegar nem o último a sair, porém chegue no horário, cumprimente a todos, circule, crie um ambiente de igualdade e evite fofocas e grupinhos.
Não exagere na bebida, e se beber não dirija.
Evite comer como se não houvesse amanhã.
Use roupas condizentes com o ambiente e tema da festa, roupas alegres, porém discretas e elegantes, respeitando sua empresa, seu corpo e seu jeito de ser.
Mulheres: evitem roupas curtas, justas ou decotadas demais. Homens: nada de regatas, camisa aberta ou fora do padrão da empresa.
Seja cordial com todos independentemente se não conhecer muito bem.
Converse sobre temas neutros, que não prejudiquem a imagem da empresa nem a sua ou que coloquem as outras pessoas em situação constrangedora.
Evite sair junto com superiores para não dar a impressão que estava lá apenas por causa deles.
QUANDO É VOCÊ O ANFITRIÃO
Ao longo da semana que antecede o evento, cheque se está saindo tudo como você planejou: comidas, bebidas, luz, som, lembrancinhas, se vai haver discurso, sorteio, brincadeiras etc.
No dia da confraternização chegue ao menos com 1h00 de antecedência da hora marcada para fazer a última checagem se está tudo ok e também para estar lá caso algum convidado chegue antes do horário combinado.
Você é o anfitrião/ã do evento, então escolha uma big roupa! Elegante, de bom corte e cor, que represente a altura você e sua empresa, e que seja compatível com o evento.
Seja atencioso/a e simpático/a com todos.
Circule.
Aproveite para ouvir o que seus colaboradores têm a lhe dizer.
Fique até o final da comemoração.
Agradeça gentilmente a participação de todos e por mais um ano em trabalho em conjunto.
Boa festa!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Estamos chegando ao fim de 2022 e quando se aproxima esta época, acabamos por falar sobre o planejamento para o ano seguinte. Este é um assunto essencial para você nortear o seu negócio. E neste artigo, gostaríamos de propor uma reflexão um pouco diferente para os 12 meses que estão quase batendo na porta: o que tem a ver o planejamento com as finanças do seu negócio?
Na verdade, não sabemos se você já leu alguns artigos anteriores onde abordamos um pouco este assunto, ou seja, a importância do planejamento para a organização financeira tanto pessoal, quanto da sua empresa. Então sugerimos que os leia, pois lhe norteará com relação ao seu dinheiro, tanto pessoal quanto para o seu negócio.
E para facilitar o entendimento sobre a importância do cuidado do dinheiro, sempre que fazemos uma analogia entre uma empresa e um corpo humano. E comparo a área financeira com o coração. Precisamos nos cuidar, ir ao médico, fazer exames, tomar remédio de vez em quando, evitando problemas de saúde. O que acontece é que quando o coração para, em pouquíssimo tempo, o corpo para também. Da mesma forma, se você não cuida do Dinheiro do seu negócio, em pouco tempo sua empresa MORRE! Conhece algum exemplo de empresa que “morreu” pela falta de organização financeira?
E este tema também é uma tentativa de você enxergar o dinheiro do seu negócio de uma maneira diferente. Além disso, nosso intuito é que você comece logo a se planejar e sua empresa também para organizar e fazer a sua empresa crescer de uma vez por todas.
Dividimos com você neste artigo três porquês devemos fazer o planejamento com a intenção de usá-lo também na área financeira do seu negócio:
É uma bússola: quando você planeja, fica bem mais fácil entender onde deseja que sua empresa chegue, cresça e evolua. Dará a ela a direção que deverá seguir. Facilitará as próximas tomadas de decisão, que serão mais assertivas e dirá mais “nãos” quando for necessário. Sem falar que auxiliará também na hora de fazer as contas. Isso pelo fato de que quando você tem ciência de onde quer chegar, gastará seu tempo e energia para fazer exatamente o que deve ser feito e será mais direta quando fizer as tarefas relacionadas ao dinheiro da sua empresa. E vamos deixar uma dica aqui: caso você já tenha feito a “Missão, Visão e Valores” de sua empresa, resgate a “Visão” e a partir dela, crie a meta (ou as metas) do ano que vem. E se você ainda não fez, incentivamos a fazer. Na visão do seu negócio, você descreverá onde quer que sua empresa esteja daqui a alguns anos (5 ou 10 anos). E daí, poderá ser bem específica (o) e descrever com muita atenção onde você deseja que sua empresa chegue no fim de 2022.
É um combustível: quando bate o cansaço e vontade de desistir, poderá sempre abrir o seu planejamento e sempre lembrar o motivo pelo qual se dedica tanto à área financeira do seu negócio. É como um combustível de um veículo. Precisa de energia para mantê-lo andando. Sem ele, o seu carro não anda. Haverá momentos nos quais você precisará priorizar o momento de organizar as finanças. E precisamos contar um segredo: haverá horas que você não vai querer fazer suas contas, mas será necessário. A partir do momento que você tiver acesso às metas que você estipulou, poderá recorrer a elas e consultar, relembrar e recalcular para te estimular a não desistir de se dedicar às finanças da sua empresa. Isso evitará também que não esmoreça ou desanime para este trabalho. Até porque, sem um estímulo, o trabalho de fazer as contas com afinco fica entediante. Chato mesmo!
É esclarecedor: terá a clareza e entendimentos necessários para seguir com seu empenho em lidar com as contas de seu negócio. Quanto mais detalhes tiver, mais claro ficará para você focar no orçamento dele. Por exemplo: você tem como meta para 2023 dobrar o seu faturamento anual até o fim de 2023. Após fazer seus cálculos, precisará fazer 36 projetos, sendo o dobro de receita que fez em 2022. A partir desta meta de fazer 36 projetos para o ano que vem, você terá a possibilidade de investir em mais eventos e fazer mais networking, em marketing digital e mais cursos. A receita aumentará, entretanto, as despesas também aumentarão. Porém, aumentarão com as despesas específicas, sem desperdícios, entende? Você poderá rever quais despesas poderá cortar, quais deverá manter, pois já saberá quais são as despesas que aumentarão. Consegue perceber como fica claro quando você tem as metas definidas?
Nunca se esqueça de que quanto mais você entende o que deseja realizar em seu negócio, mais fácil fica cuidar das finanças do seu negócio e ser bem-sucedida (o). Desejamos que este artigo possa lhe nortear a ter um ano pleno financeiramente. Que seja um ano Próspero e com muito sucesso para você e para o seu negócio.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Pois é, essa é a pergunta que não quer calar. Também, é o sonho de consumo de 10 entre 10 mulheres.
Você já percebeu que existem pessoas que fazem poucas coisas, mas parecem estar sempre ocupadas – com nada eu acho, cansadas e desmotivadas, e ao mesmo tempo, pessoas que realizam tanto, não tem muito tempo livre, mas sempre abrem espaço e atendem quando alguém pede, tem tempo para o auto cuidado e ainda parece caber mais um montão de coisas na agenda?
Você já deve ter ouvido falar em Chieko Aoki - Presidente do Blue Tree Towers Hotels, Luiza Helena Trajano - Presidente do Magazine Luiza, e Adriana Machado - Presidente da GE do Brasil, dentre outras, pois é, elas e mais uma lista de mulheres bem-sucedidas devem ter segredos incríveis que nos interessam saber.
E o que conseguimos perceber quando buscamos informações à respeito é que o que realmente é importante para obtermos sucesso, é:
Um grande equilibrio emocional
Estar presente no aqui e agora = foco total
Uma excelente gestão da agenda
Não perder tempo com assuntos que as desviam de seus objetivos
Não perder tempo com assuntos ou pessoas que as fazem gastar energia à toa
Ter um senso de prioridade aguçadíssimo
Para falar a verdade, todas nós precisaremos passar por esse processo todo até chegar aonde desejamos chegar, porém, a grande maioria tem uma rotina muito acelerada e o tempo cada vez mais curto, nos obrigando a nos virar nos trinta diariamente para dar conta de tudo.
Esse “tudo” significam coisas que são inegociáveis na agenda, que só nós mesmas podemos fazer, como por exemplo: trazer resultados para a empresa, saber gerir e motivar a equipe, gerenciar a casa, os empregados do lar, ter disposição para o autocuidado e ainda estar presente e oferecer a melhor gestão possível da familia.
Não dá para negar que as vezes – senão muitas vezes, temos vontade de jogar tudo para o alto. Existem momentos que é o trabalho que necessita mais de você, outros, os filhos ou a familia, e outros, que são todas estas questões juntas e misturadas que precisam de atenção.
A grande dica que podemos deixar aqui é: saibam dosar o tempo e as açõessem culpa e com o menor nível de stress possível. Isso nos remete um pouco a questão to texto do Slow Living que colocamos no início desse mês. Pensem e boa sorte!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Fim de ano chegando e com isso aquela correria danada: uma porção de tarefas para serem finalizadas, porém o tempo corre como um louco e a sensação de não conseguir realizar as coisas com calma e atenção vai tomando conta da gente. Diante desse dilema normal nessa época, para evitar o stress, não se enrolar e principalmente não esquecer de nada, o segredo é planejamento. Claramente dezembro é o mês de avaliar e planejar. Momento certo de avaliarmos os resultados do ano que passou e de traçarmos metas e elaborarmos um plano de ação para o ano que está prestes a iniciar.
É muito importante que as coisas estejam em ordem para começar 2023 com tudo preparado para um ano cheio de trabalho e bastante promissor, afinal quem não sonha com isso? E nós vamos apresentar aqui algumas dicas para lhe ajudar a não se atrapalhar nessa correria de final de ano.
Comece por identificar e ordenar as prioridades – É sempre bom não deixar para a última hora questões relevantes. Analise o que é mais importante, mais urgente de se resolver e o que não pode de forma alguma esperar. Dê uma olhada nos materiais que você utiliza em seu trabalho, se está precisando renovar o estoque, tarefas que se encontram pendentes em sua agenda, se puder antecipar algum pagamento de fornecedor, para começar o ano livre de contas e preparar um planejamento estratégico sólido para 2023.
Programe-se com as contas – Reveja o balanço de 2022 já com um olhar para o próximo ano. Se você tem um contador, solicite a ele o balancete para que você possa analisar suas contas com os devidos, créditos, débitos e saldo. O balancete é a demonstração financeira do seu negócio, pois através dele você pode acompanhar a evolução do seu empreendimento, das receitas e das despesas e assim ficar ao par da sua margem de lucro nos serviços e produtos, além de visualizar se você está cumprindo ou não a meta que traçou.
Faça o inventário de estoque - Se você trabalha com venda de produtos além da prestação de serviços, inventariar o estoque é uma tarefa muito importante para que você consiga gerenciá-lo de forma correta. Isso é primordial para você ter sucesso no seu negócio. É muito simples, basta você contar as mercadorias. Procure colocar em uma planilha todos os itens que se encontram guardados no estoque, faça a contagem e coloque a quantidade de cada item. Assim você saberá o que tem, se tem algo que está em falta ou em pequena quantidade para os próximos projetos, o que não precisa de reposição e até alguma mercadoria que pode estar fora do prazo de validade. É um ótimo momento de analisar também itens que tem maior rotatividade de uso ou de vendas. Dependendo do tamanho do seu empreendimento pense na hipótese de automatizar os processos evitando prováveis furos no controle do estoque. Essas ações com certeza irão aprimorar os serviços que você oferece.
Avalie 2022 – Para que você avalie adequadamente o desempenho do seu negócio em 2022, é fundamental que se compare as metas que foram estabelecidas lá no início desse ano com as que foram realizadas. Também importante fazer uma análise dos resultados por meio do balancete, programar o inventário do estoque e assim, fazer uma análise completa dos seus resultados de 2022. Vale muito a pena dedicar um tempinho para essa atividade, pois ela é fundamental para o futuro do seu negócio.
Planeje 2023 – Ele está quase aí, como imaginá-lo? O primeiro passo é definir os objetivos do seu trabalho/serviço para o próximo ano. Procure inovar naquilo que você oferece aos seus clientes. Aperfeiçoe a sua entrega, use a tecnologia para que você possa controlar de maneira mais adequada sua agenda, suas finanças, ações de marketing, estoque, técnica de vendas, etc. Para isso um planejamento estratégico bem estruturado é de suma importância também. Ele servirá como um guia para auxiliar o seu negócio a trilhar rumo ao sucesso. O planejamento estratégico é importante para que você desenvolva uma visão de médio e longo prazo na conquista de seus objetivos. Com ele você saberá a hora certa de ampliar o seu negócio oferecendo talvez mais serviços, aumentar suas vendas, investir mais na sua marca para quem sabe, posicioná-la como líder de mercado. E uma observação considerada mega importante: o lucro, utilize sempre de maneira eficiente, esse detalhe fará toda a diferença.
Não se esqueça das metas – Dentro do planejamento estratégico ainda, as metas devem ser sempre focadas no destino que você deseja para o seu negócio e não nos mecanismos que você irá utilizar para isso. Elas devem estar presentes na gestão do seu negócio todos os dias do ano, porque são elas que farão com que os planos que você idealizou para cada parte do seu empreendimento se concretizem. Digamos que você idealizou dobrar o seu faturamento em um ano, por exemplo. Crie metas que poderão ajudar a atingir esse propósito. Alcançar as metas com sucesso sempre estará atrelado a um plano de ação bem organizado, definido o que poderá ser feito, de que maneira será feito e quem será o responsável por fazer as atividades, quais serão os prazos e como será o acompanhamento e a gestão do mesmo.
Quem de nós não sonha em terminar o ano com aquela sensação de dever cumprido? Com tudo em ordem e já planejado para começar 2023 com o pé direito? Temos a certeza de que se você seguir essas dicas já sairá na frente e fará a diferença perante a maioria das PO’s no mercado.
Então corre, porque 2023 está aí!
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer
O Slow living surgiu como um segmento do Slow food na década de 80, na região de Roma, Itália. Trata-se de um estilo de vida que tem como principal objetivo desacelerar, de acordo e compatível com o respeito e autoconhecimento. Isso não quer dizer que você vá fazer corpo mole no trabalho etc. e tal, e sim, que você vai dar mais atenção a sua capacidade física e mental, e ajustar sua vida para um ritmo mais saudável e produtivo.
O termo vem do inglês e pode ser traduzido como “vida lenta'. A ideia principal do Slow living é conhecer o seu próprio tempo e aprender a administrá-lo segundo seus princípios, se libertando e lidando melhor com as pressões externas por decisões rápidas.
Como conseguir isso? Treino minha gente, treino. E depois, se permitir viver assim!
A natureza nos mostra que nada se tem imediatamente, cada coisa tem o seu próprio ritmo, seu ciclo, e isso é a forma perfeita de se perceber do que se trata o Slow living.
De acordo com a Consultoria Robert Half, em uma pesquisa recente, apontou que 49% dos recrutadores acreditam que os profissionais estão propensos a sofrer de Burnout. Segundo os recrutadores, as cinco principais razões que os levam a essa afirmação são: cargas de trabalho mais pesadas (58%), falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (58%), mais pressão para obtenção de resultados (55%), e alta demanda de trabalho por conta de equipes reduzidas (51%).
Quer saber os 8 mandamentos - escritos por nós, que fazem com que você comece a ter uma Slow living?
Tenha uma casa organizada, prática, funcional e que seja de fácil manutenção. Idem para seu guarda-roupa.
Medite, dance, brinque, pratique exercícios, aproveite a hora do banho.
Trabalhe focado, evite distrações, seja objetivo e produtivo.
Gaste mais tempo com o que gosta.
Se possível faça menos coisas.
Esteja presente de verdade em todos os momentos.
Encontre prazer em qualquer coisa.
Coma devagar, dirija devagar, esteja em contato com a natureza, olhe o céu, pisque, respire.
Ao desacelerar é possível perceber benefícios imediatos na saúde física e mental, além do que você consegue efetuar toda e qualquer tarefa com mais qualidade, criatividade, foco e paz interior, experimente!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Para as pessoas que não sabem por onde começar a organizar seu dinheiro, já é um desafio. Sozinho então, se torna maior ainda! E a proposta deste artigo é a seguinte:
Que tal envolver a sua família na construção de uma vida financeira mais saudável?
A partir do momento que você inclui sua família para colocar o dinheiro em ordem, estará unindo forças e dando uma oportunidade para que todos de sua casa possam construir as metas e claro, tornar sonhos realidade e crescerem financeiramente juntos.
Um detalhe importante: quando falamos de organização financeira em família, não estamos falando apenas na inclusão dos filhos. Falamos também das famílias compostas por casais sem filhos ou pelas famílias formadas pelos parentes (tios, sobrinhos, afilhados, avós e netos). Amigos que moram juntos em uma mesma casa e fazem deste ambiente seu lar também está valendo. Não importa se são parentes consanguíneos, ou não. O que importa aqui é que se considerem “membros de uma família” e o principal: que confiem uns nos outros a ponto de falarem abertamente sobre este assunto.
E para conseguir ter sucesso para cuidar do dinheiro em família, deverão prestar atenção com algumas medidas e tomar algumas ações em conjunto. Logo abaixo seguem algumas delas:
Conversem sempre sobre dinheiro: não poupe para falar deste assunto. Quanto mais falarem sobre dinheiro, mais ideias terão para melhorar suas contas, para criar estratégias para sair das dívidas e também para investir seu dinheiro e fazê-lo multiplicar. Terão clareza sobre a melhor forma de ganhar e, principalmente, de gastar seu dinheiro. Além disso, tomarão decisões mais inteligentes sobre as finanças de seu lar.
O planejamento é para todos: este é um momento que as crianças deverão ser incluídas de forma ativa. O nosso destaque a elas neste item fazemos, pelo fato de muitos adultos as tratarem como se elas não tivessem desejos, sonhos e vontades. Ou por não os valorizar apenas pelo fato de serem pequenos. E se você as incluir na hora de planejar, será interessante por três motivos: primeiro, porque elas se sentirão verdadeiramente importantes para as suas famílias. Segundo, pois será mais fácil para você, responsável, incluir no orçamento e conseguir conquistar os sonhos/desejos delas com a criação de metas e de maneira mais fácil. E por último, também importante, as crianças se interessarão em falar sobre dinheiro e aprenderão de forma lúdica. Você estará ensinando sobre finanças para seus filhos de forma leve e será de fácil aprendizagem para eles.
A mesada é uma ótima ferramenta para ensinar: esta é mais uma dica especial para as crianças e adolescentes. Dê um valor por semana ou por mês para que eles o gastem livremente. Será excelente para que aprendam a administrar seu próprio dinheiro com os limites que receberão. E a regra deverá ser muito clara: se gastar todo o dinheiro ganhado antes de receber novamente o da próxima mesada, ficarão sem dinheiro! Não poderão ganhar “adiantamentos”! Você não poderá ficar entregando mais dinheiro além do que foi combinado, porque caso você faça assim, seus filhos “desaprenderão”, ou melhor, aprenderão erroneamente.
Todos devem se envolver no orçamento da família: se a criança for muito pequena, não haverá a necessidade de falar os valores de todas as contas. Elas não têm ainda um entendimento claro sobre o valor do dinheiro. Por isso, você deverá ter muito cuidado nesta parte. Fale para eles quais contas devem pagar, o que fazem quando recebem o salário, mostre a importância do trabalho para conseguir se sustentar, o que fazem com o dinheiro, sem mostrar os números. Eles já vão desde pequenos vendo como a família cuida do dinheiro e se familiarizando com a educação financeira. E neste ponto o que vale é incluí-las mesmo que de uma forma não tão profunda no orçamento doméstico, sempre procurando ensiná-las e orientando-as.
A partir do momento que incluímos toda a família no cotidiano financeiro, fica mais fácil para aprender a serem independentes financeiramente. Envolver a todos, inclusive, tornará o trabalho de organização financeira mais leve, mais fácil, mais prática e com mais realizações. Enfim, você proporcionará às pessoas que ama e convive uma qualidade de vida melhor.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Ao escolher suas roupas, é fundamental que elas transmitam sua marca pessoal, uma mensagem que seja compatível com sua personalidade e estilo de vida, caso contrário você não parecerá natural e perderá a espontaneidade.
Depois que a gente se dá conta disso, é comum olharmos para nosso guarda-roupa com outro olhar, e eventualmente chegarmos a conclusão que ele não reflete bem quem somos, ou até mesmo, que ele nunca refletiu. Mesmo que isso signifique começar de novo e refazer o acervo de roupas - que pode acontecer aos poucos, só desta maneira teremos peças que reflitam quem realmente somos e que tenham nossa identidade como assinatura principal.
Através do alinhamento na escolha das roupas, começamos a mostrar para as pessoas quais valores possuímos, bem como, no que acreditamos e o que consumimos. É uma forma de exibir - no bom sentido, nossa personalidade, nosso senso estético e refinamento, escolhendo peças que comuniquem essas características.
Conforto e versatilidade nunca devem ser deixados de lado, pois são a base de qualquer acervo de roupas. Escolher por marcas que nos representem é outro critério a ser levado em consideração. Digamos ainda, que é possível ser elegante de uma forma descomplicada, com peças básicas, atemporais e de boa qualidade, e ainda gastando relativamente pouco. Este é outro ponto que desejamos abordar aqui, pois conhecendo seu corpo, estilo e principais metas de vida, fica mais fácil utilizarmos as roupas a nosso favor, e, por consequência nos impulsionar na vida profissional e pessoal.
A era do Slow Fashion, do consumo consciente e do uso de peças de segunda mão está acontecendo agora, portanto ter roupas que tenham a ver com suas crenças, personalidade e essência pode ser mais acessível do que você imagina, inclusive investir em uma Consultoria de Imagem.
Queremos terminar essa matéria com um desafio, um exercício para você, vamos lá?
“Se olhe no espelho, tenha noção sobre seu tipo físico, veja se consegue definir seu estilo. Observe e analise se seu acervo é compatível e se está te ajudando a atingir suas metas. Prossiga fazendo uma triagem. Mantenha as peças que mais tem a ver com o que descrevemos acima, separe as que você mais gosta, as que mais valorizam seu corpo e tom de pele e prossiga. As demais, veja se está na hora de dizer adeus, ou tentar novas combinações, ou até mesmo acrescentar um acessório de peso, que vai fazer toda a diferença no look final”.
Boa sorte!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal