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27 de maio de 2022/

Antes de começarmos a falar do tema, gostaríamos de fazer um convite para você, pois será bem interessante para conseguir economizar com êxito. No mês passado fizemos um artigo chamado “Dicas para Organizar as Finanças do Meu Negócio”. Nele, compartilhamos dicas para você começar a cuidar das Finanças do Seu Negócio. Seria um ponto de partida, como um mapa, para você trilhar um caminho para iniciar a caminhada para o sucesso da sua empresa.

Sabemos que no atual cenário econômico, muitos já fizeram cortes nos gastos e não conseguem resolver seus problemas financeiros. E isso acontece, pois quando não temos o controle nas finanças, não sabemos exatamente em quais despesas devemos trabalhar para economizar e todo o esforço que é feito se esvai e não conseguimos ver o dinheiro sobrar.

Nossa proposta é que você leia com atenção este artigo para se empenhar e deixar de desperdiçar dinheiro, começar a poupar e ver de fato seu dinheiro sobrar e assim, fazer o que é importante para o seu negócio crescer.

Então, a seguir, daremos algumas dicas para você trabalhar com afinco e conseguir economizar no seu negócio. E claro, analise cada uma delas e veja se de fato elas fazem parte da realidade da sua empresa. Adapte-as de acordo com o que as finanças do seu Negócio, de fato vivenciam.

  • Tenha seu controle financeiro em dia! Não haverá economia sem saber em quais gastos precisará se empenhar em poupar, quais estratégias de economia fará e os objetivos da economia. Portanto, mantenha os registros e a análise de suas finanças em dia. Mantenha um período para fazer isso. Não será um trabalho eficiente caso não tenha clareza com a poupança que deverá fazer. Como diz o ditado, “você enxugará gelo” e não terá os problemas das Finanças do seu Negócio resolvidos.
  • Muitas vezes são imperceptíveis, mas podem fazer a diferença na hora de colocar no papel. Não negligencie as ações como por exemplo o uso de canecas de porcelana, que diminuem o uso de copos descartáveis; o uso de rascunhos, que economiza papel; fazer lembrete para os colaboradores se atentarem a fechar a torneira e desligar o computador aos sair, para economizar na conta de água e luz, entre outras.
  • Sempre que puder negocie com seus fornecedores o preço dos produtos que compra e pesquise outras empresas fornecedoras concorrentes. Isso ajudará a ter uma noção de como estão os valores em outros lugares, a forma de pagamento e condições de entrega com a finalidade de fazer uma negociação da forma mais justa possível.
  • A pandemia trouxe uma mudança de cultura em inúmeras organizações, principalmente com relação ao Home Office. Esta nova forma de trabalho pode trazer muitas vantagens, entre elas a economia no seu negócio. Você vai economizar com auxílio transporte de seus colaboradores, luz, água, manutenção do material de escritório e até mesmo com a sede da empresa, caso pague aluguel. É uma boa ideia considerar a implementação deste novo olhar ao teletrabalho, inclusive de forma econômica.
  • Se há uma especialidade que poderá trazer mais despesas caso queira implementar em sua empresa, opte pela terceirização do serviço. Um exemplo bem comum: se você precisa trabalhar com o marketing digital de seu negócio, é bem provável que gaste muito para montar a sua própria equipe. Contrato de pessoal, montagem do setor novo, compra de mais equipamentos para a execução do serviço, etc. E por que não contratar uma equipe que auxilie nesta área? Você vai precisar fazer um investimento, entretanto será bem menor caso você crie este setor na empresa.

Há muitas dicas além destas, é claro. E a proposta aqui é que você foque para começar com estas e consiga verdadeiro êxito e que a economia seja real. Existem inclusive dicas que serão necessários alguns investimentos para que a médio e longo prazo você consiga perceber o resultado esperado.

Para finalizar, gostaríamos de retomar um ponto essencial: depois que começamos o processo de organização das Finanças, passamos a ter clareza sobre o que precisamos fazer em nossa empresa. Passamos a entender no que devemos investir, poupar ou cortar gastos. Economizar é parte do processo de organização e é sempre bom fazer esta revisão periodicamente para que nem você nem a sua empresa se perca.

Não é em um passe de mágica. É necessário ter muita persistência! Persistência sempre!

Sucesso na economia da sua empresa.

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

19 de maio de 2022/

Sabemos que causar uma boa primeira impressão é muito importante e benéfico, porém, o primeiro passo a ser entendido, é que causar uma boa impressão não está diretamente ligada com a beleza física propriamente dita. Passar uma boa impressão está ligada a um conjunto de fatores tais como: atitudes, comportamentos, apresentação visual, verbal e não verbal. Veja abaixo nossas dicas:  

  1. Cuide da aparência: causar uma boa impressão começa com sua aparência física. Simples cuidados como trajar a roupa certa e a cor mais adequada ao momento e ambiente, estar com maquiagem na medida, barba bem-feita e cabelos penteados, não exagerar no perfume etc., faz uma grande diferença, pois seu aspecto exterior reflete seu interior, além de ser seu melhor cartão de visita. É importante lembrar também que, como nunca sabemos quem iremos conhecer ou encontrar a qualquer momento, bem como as oportunidades que a vida nos reserva de forma inesperada, é bom estarmos com a aparência sempre em ordem e em dia.
  • Seja bem-educado: isso pode parecer óbvio, mas é preciso pontuar porque isso vai muito além de dizer “por favor” e “obrigada”. Boa educação traz implicitamente valores e princípios, então não basta ser cortês somente com quem lhe convém, é preciso tratar bem a todos. Isso deve estar em sua essência para ser um comportamento condizente com você, afinal, se por acaso o cliente, que tanto te admira por sua elegância, flagrá-lo maltratando o segurança, toda a sua boa imagem pode ir por água abaixo.
  • Seja simpático: a simpatia é uma das atitudes mais importantes para causar uma boa impressão, e antes que os tímidos e introvertidos torçam o nariz, já adiantamos que colocar um sorriso sincero no rosto já seria o suficiente, isso quebra barreiras, possibilita aproximação e ajuda a criar um clima amistoso.
  • Saiba conversar: saber conversar é imprescindível para causar uma boa impressão, para isso é preciso se atentar a:
    • Ouvir:é preciso estar aberto a novas ideias e opiniões contrárias sem julgar, e dedicar toda sua atenção ao que o seu interlocutor está dizendo. É preciso se envolver e se interessar verdadeiramente pela fala do outro, olhar nos olhos e prestar atenção.
    • Falar:saiba a hora certa de falar, elabore o que vai falar, faça perguntas pertinentes e seja uma pessoa agradável para dialogar. Se comunique! Traga assuntos relevantes e interessantes, invista em conhecimento, esteja por dentro das novidades, leia e tenha vida pessoal. Todo esse repertório irá lhe ajudar a conduzir um bate-papo agradável e construtivo e vai formar no outro uma imagem positiva sobre você. Vale lembrar aqui sobre o tom e o volume da voz, portanto atenção!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

12 de maio de 2022/

Estudos dos psicólogos Alexander Todorov e sua colega Janine Willis da Universidade de Princeton nos EUA, mostram que durante uma interação, o tempo para se causar uma boa impressão foram exatamente 07 segundos. Essa primeira impressão é solidificada nos 04 minutos seguintes, portanto temos muito pouco tempo para passar quem somos.

A primeira impressão leva cerca de 30 segundos para ser formatada pelo cérebro, e em alguns casos, até três minutos. Esta estatística varia, mas na média seria isso: o espaço de tempo é curto e o objetivo ambicioso. Gerar empatia e convencer a pessoa do outro lado da conversa que vale a pena seguir mais alguns passos na nossa direção não é tarefa fácil, mas é possível.

Quando causamos uma boa impressão é como se ganhássemos um ponto extra e isso facilita naturalmente a interação com o outro. A mesma lógica vale para o contrário, ou seja, se deixamos uma má impressão, a tendência é que o outro fique mais desconfiados a nosso respeito.

Saber como causar uma boa impressão é uma das habilidades mais imprescindíveis para as relações humanas, já que ela pode influenciar tanto para um final feliz como para um final desastroso. Essa afirmação vale igualmente para a vida pessoal e profissional. A sabedoria popular responderia que é porque “a primeira impressão é a que fica” e é meio que por aí mesmo porque é bom lembrar que nem sempre teremos uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.

Com tamanha rapidez, as sinapses realizadas conduzem rapidamente a conclusões e julgamentos sobre aquele determinado indivíduo, portanto não é à toa que no mundo dos negócios dizem que os primeiros minutos da reunião definem o final da negociação, portanto atenção!

Na prática, as vantagens de se causar uma boa impressão é que, ao causarmos uma boa primeira impressão, convencemos silenciosamente nosso interlocutor de que vale a pena dispender tempo e energia conosco. O cérebro avaliou quesitos como credibilidade, confiança, competência etc. naqueles primeiros minutos, e a conclusão foi positiva, passamos no “teste”. Esse contexto, por sua vez, gera empatia e sinergia com o outro, o que ajuda a dar mais fluidez ao diálogo e por consequência ajuda nos negócios.

No próximo artigo vamos listar o passo a passo do que fazer para se causar uma boa primeira impressão. Até lá!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

5 de maio de 2022/

Um ponto importante dentro do trabalho de uma profissional de organização é saber quanto e como cobrar pelo seu serviço. Um possível cliente que acompanhou sua rotina por alguns dias, gostou do seu trabalho e resolveu lhe contratar para um projeto de organização, e agora? Como elaborar um orçamento eficiente e correto ainda é um grande desafio e gera muitas dúvidas às profissionais da área, principalmente aquelas que estão iniciando na profissão.

Todo o processo até o envio da proposta de orçamento deve ser muito bem elaborado, pois será determinante para o cliente fechar negócio ou não. Você já tem o cliente em potencial, interessado em lhe contratar, porém você não sabe como preparar esse documento, como fazer a proposta, quais informações devem conter, enfim, pontos relevantes que venham a atrair esse consumidor.

Em qualquer projeto de organização, o orçamento é um documento muito importante, até porque é o primeiro contato válido entre o seu negócio e o cliente. Por esse motivo, nele devem constar as informações principais para a contratação do projeto.

Um orçamento nada mais é do que um documento onde nele é apresentado o custo discriminado do serviço a ser prestado, em que deve estar incluído os valores da mão de obra, dos materiais utilizados, produtos, descontos (se for o caso), taxas e até impostos. Ele que irá determinar os detalhes do serviço que você estará prestando e por isso é muito importante especificar o que será feito em cada etapa com todos os pormenores.

A gente sabe que algumas dúvidas poderão surgir na hora de você montar seu orçamento e por isso vamos lhe ajudar com algumas dicas valiosas. Bora anotar então:

  • Crie um cronograma com data de início e fim para o projeto
  • Elabore um escopo do projeto
  • Determine o valor que será cobrado pelo seu serviço dentro do prazo estabelecido
  • Estabeleça também um valor extra levando em consideração algum imprevisto que possa ocasionar algum atraso 
  • Tenha uma tabela pronta de serviços diferenciados ou complementares que, por ventura, o cliente venha a solicitar durante o projeto. Aqui entram aquelas situações em que muitas vezes precisamos terceirizar o serviço de outro profissional (detalhe o custo desse serviço)
  • No documento deverá conter os dados do seu negócio (razão social, CNPJ, endereço, etc) e também do seu cliente (nome, CPF, endereço, etc)
  • Procure ser justo no valor que irá cobrar. Busque o equilíbrio onde consiga cobrir os custos e ao mesmo tempo obter lucro. Avalie primeiro a média cobrada pela concorrência antes de fazer o seu preço, para não correr o risco de ficar destoante dos demais e acabar não fechando negócio ou até mesmo perdendo clientes.  

Outro ponto relevante é a forma como você apresentará esse orçamento ao cliente. Um documento atrativo, com certeza chamará mais a atenção. Não envie um e-mail apenas com um arquivo contendo uma tabela de preços. Procure mostrar ao seu futuro cliente todo o valor agregado ao seu trabalho e como você estará lhe ajudando naquilo que está buscando.

Quem aí não fica ansioso quando recebe um pedido de orçamento? Quando surge a oportunidade, a vontade e a pressão de enviar logo a resposta para o cliente, é grande. Mas calma aí. Primeiramente, dedique um tempo para conversar com seu cliente, descobrir a real necessidade dele, o porquê de ele ter lhe procurado, de que maneira você poderá lhe atender de forma eficiente. Mesmo essa resenha sendo muito importante, não prolongue demais o envio do orçamento. Não se demore entre a realização da análise e o envio.

Quando for desenvolver o escopo do seu projeto, organize bem as ideias, trace o esboço do que pretende fazer, programe o passo a passo e confira detalhadamente todo o processo antes de enviar. Assim, você fará orçamentos mais assertivos e dessa forma terá uma margem muito pequena de erro na precificação. Um macete que auxilia bastante é fazer aquelas perguntinhas básicas, onde, o que, quem, como, quando, e o por que, desse projeto:

Onde: Importante saber onde será executado o projeto, para que se possa mensurar custos com deslocamento e alimentação

O que: Anotar o que precisará ser feito e entregue ao longo do projeto

Quem: Na execução do projeto, quem fará o que (vai precisar de assistentes? Quantas? Quem atuará em cada função?)

Como: A realização do projeto, como será sua execução? Começo, meio e fim

Quando: Qual será a data de início e fim do projeto?

Por que: Os motivos pelos quais escolheu a assistente X (porque ela é fera em dobras de rouparia, por exemplo), os organizadores da loja Y (porque fazem consignação, por exemplo), enfim, aqui todos os demais questionamentos da sua proposta.  

Depois disso tudo, com certeza ficará muito mais fácil para você, orçar o custo do serviço que irá prestar. Outra dica das boas, é você ter já uma tabela de valores para auxiliar na sua precificação. Você poderá montar o orçamento cobrando em cima da hora de trabalho, ou diária, ou até mesmo pela prestação daquele serviço, ou seja, o projeto como um todo. O modo não importa, mas lembre-se que a composição do valor a ser cobrado deve ter uma margem realista, porém, nunca esqueça de evitar descontos que desvalorizam o seu trabalho, na ânsia por fechar aquele projeto.   

Quando temos uma estimativa de custo do projeto, conseguimos manter o planejamento financeiro do nosso negócio em ordem, sem surpresas desagradáveis lá na frente.

Como foi colocado acima, o orçamento precisa ter atrativos, portanto, não se restrinja apenas em apresentar custos de serviços. Apresente nele também o valor (benefício) do seu trabalho, o que ele irá ganhar lhe contratando. Descreva resumidamente o seu perfil profissional, especialidades, experiências, os valores que sua empresa defende e até algum caso de sucesso, mas tudo de forma muito sucinta.

Entendeu como é importante o orçamento para o seu negócio? Conseguiu perceber que todos os cuidados elencados aqui, farão a diferença no processo? E se você ainda não havia pensado dessa forma, que tal experimentar, afinal é sobre o seu negócio, não é mesmo?    

Então agora é a sua vez! Depois dessas dicas, prepara-se para aumentar suas visitas e fechar muitos projetos.  

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

28 de abril de 2022/

Você já se viu em uma situação como se estivesse em uma encruzilhada, sem saber qual caminho escolher? Em qual direção seguir? Acredito que quase todos que lerem este artigo se viram em uma situação semelhante em algum momento. E acreditamos que se você empreende pode ter passado por isso em sua empresa, principalmente quando se trata da Área Financeira. Concorda?

Por muitas vezes nos perdemos diante da “montanha de contas” que temos para pagar, investimentos a fazer. Algumas vezes temos a sensação de que há mês demais para receitas de menos, de que estamos nos enrolando, sem saber o que fazer com as finanças da nossa empresa.

Porém, gostaríamos de informar algo de extrema importância para você e a saúde do Seu Negócio: A Organização Financeira é uma das armas para que a sua empresa seja bem-sucedida. E se você não tem as Finanças do seu Negócio organizado (ainda), dividiremos com você algumas dicas para começar a trabalhar com essa área mega importante:

  • O seu negócio é quem você é! Um dos pontapés iniciais para entender o seu negócio é trabalhar muito bem o autoconhecimento. Se você não se conhecer bem, não saberá quais são seus pontos fortes, pontos de melhoria, onde está, onde quer chegar. E como a Área Financeira faz parte de você (mesmo que não tenha notado isso até agora), quanto mais você se conhecer, melhor lidará com o seu dinheiro e com o seu negócio. Portanto, o autoconhecimento é um processo que te ajudará a ter as suas finanças sadias. E tem outro ponto que se destaca aqui – a sua empresa é a sua cara! Portanto, quanto mais você se conhecer, melhor conhecerá o seu negócio também. NUNCA se esqueça disso.
  • Sem saber o que deseja fazer, onde pretende chegar com seu Negócio, dificilmente vai conseguir avançar. Após iniciar o processo de autoconhecimento, invista em entender o que é a sua empresa, onde você quer que ela chegue, o que você deseja fazer nela, etc. Quanto mais você entendê-la, com mais afinco trabalhará com a área financeira.
  • Entenda uma coisa de uma vez por todas- Sua empresa não é Caixa de banco! Não misture o dinheiro da pessoa física com o da pessoa jurídica JAMAIS!! São bem diferentes. Suas despesas pessoais devem ser contabilizadas para você, não na sua empresa. Apesar de ser a (o) dona (o) da empresa, você deverá ter o pró labore para receber todo mês. Enquanto você não fizer esta separação, as finanças continuarão bem bagunçadas e dificultará o crescimento do seu negócio.
  • Não se iluda jamais! Como toda mudança de habito, vai dar trabalho e você deverá continuar. Não será legal no início, você precisará abrir mão de parte de hábitos antigos, mas o resultado logo virá. Comece com alguns minutos, mas todos os dias. Quanto mais se dedicar, mais rápido verá os resultados. 
  • Não conseguimos dar conta de todas as tarefas, não temos a capacidade de saber tudo. Portanto, se você não tiver condições de fazer a parte financeira sozinha, peça ajuda. Contrate um profissional que possa te ajudar nesta área. Assim você terá um pouco mais de leveza para lidar com as tantas outras obrigações que temos a fazer no nosso trabalho.

Para organizar o seu negócio, você precisará ter muito foco e saber exatamente o que deseja nele. A organização financeira é um passo que se deve dar para que você entenda realmente qual caminho sua empresa está andando. Portanto, comece com os poucos minutos que você tem! Não demore para colocar a mão na massa.

E, claro, desejamos sucesso na sua mudança financeira.

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

22 de abril de 2022/
 
Talvez você pense que é impossível ter um dia organizado, leve e ao mesmo tempo produtivo, mas garantimos que, se você realmente quiser, isso é possível sim e pode até ser mais fácil do que você pensa.
 
Sabemos que não é fácil implementar um novo hábito, mas para isto se tornar mais fácil, temos que focar no objetivo, na linha de chegada, e tentar desfrutar ao máximo a jornada, não se identificar com os fatos ruins, ser positiva e ir sentindo e se vendo como e onde você deseja estar, isso vai te ajudar e te impulsionar, vai te motivar.
 
Listamos abaixo sete dicas de como organizar sua rotina para ter um dia mais leve e de quebra ainda dar conta do que realmente importa:
 
1.    Analise como e onde você gasta seu tempo.
2.    Crie metas e objetivos claros e bem detalhados.
3.    Identifique as prioridades e foque nelas.
4.    Anote tudo em uma agenda, e não importa se ela é de papel ou digital.
5.    Foco é tudo, portanto evite distrações.
6.    Reserve um tempo só para você. Descanse.
7.    Seja realista com seus prazos e com o que você tem ou não tem que fazer.
 
Mas aí você pode dizer: E como ficam os imprevistos e os quilos de trabalho extra que brotam ao longo do dia, sem falar nas demandas pessoais e familiares que caem de para quedas do nada?
A resposta é: você tem toda razão, vem coisa extra todo dia mesmo, que acaba com qualquer planejamento de agenda, porém se você souber também priorizar o que vem de extra, e ter calma para executar esse tal de extra, seu dia pode fluir de maneira mais leve. Outra dica boa é deixar de 20 a 30% da sua agenda livre justamente para poder ir encaixando o que você já sabe que poderá vir de extra sem aviso prévio. Pense nisso, experimente e depois nos conte como foi. Boa sorte e sucesso.

 
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

14 de abril de 2022/

A IFPOA - International Federation Professional Organizing Associations é um fórum criado com o objetivo de promover a comunicação e as melhores práticas entre organizações profissionais e associações de produtividade em todo o mundo, em um esforço colaborativo para elevar nossa indústria globalmente.

A Federação se reúne formalmente duas vezes por ano com seus presidentes ou representantes formais de relações exteriores, para trocar informações, incluindo melhores práticas profissionais, desafios da associação e organização de estatísticas da profissão.As associações membros trabalham juntas para aumentar a visibilidade e o profissionalismo da indústria de organização e produtividade em todo o mundo através da cooperação e respeito entre os membros da Federação.

A história da IFPOA

Em novembro de 2006, na Conferência Professional Organizers in Canada (POC) em Toronto, Ontário, os então presidentes das três maiores associações de organização profissional do mundo – Barry Izsak da National Association of Professional Organizers (NAPO), Jane Woolsey da POC, e Lynne Johnson do Grupo Nacional de Estudos sobre Desorganização Crônica (agora Instituto para Desorganização Desafiadora, ICD) – reuniram-se informalmente para discutir áreas de interesse comum. A partir dessa reunião, cresceu sua visão de criar uma comunidade global de organizações profissionais e associações de produtividade para elevar a indústria de organização profissional em todo o mundo.

A formação oficial do IFPOA ocorreu em 3 de novembro de 2007, na Conferência POC em Vancouver, British Columbia. A IFPOA aceita novas associações através de avaliação e envio de documentação prévia e desde que tenham um mínimo de 100 associados, e continua a crescer e a se fortalecer cada vez mais com associações membros em todo o mundo.

Associações que fazem parte da IFPOA – anos de existência

  1. NAPO/USA - 39
  2. NBPO/Paises baixos - 25
  3. POC/Canadá - 23
  4. ICD/EUA - 21
  5. APDO/Reino Unido - 18
  6. JALO/Japão - 13
  7. KAPO/Coréia - 11
  8. ANPOP/Brasil - 9
  9. APOI/Itália - 9
  10. AOPE/Espanha - 6
  11. CALO/China - 5

Por

Cristiane Belfiore – Comitê Internacional Anpop

7 de abril de 2022/

Desde 2020, o Comitê internacional, composto por Cristiane Belfiore, José Luiz Cunha e Rosana Marcondes (Rosana deixou o comitê em março/2021) e presidido por Zezé Zimermann, vem trabalhando num projeto muito especial, que vai agregar, fortalecer e dar destaque mundial para nossa associação e para todos que trabalham com organização e produtividade.

A ideia de se ter um dia mundial surgiu a alguns anos atrás em conversa entre José Luiz Cunha e Barry Izaac e foi reativada através de um bate papo num grupo internacional de whatsapp por dois colegas.

Os trabalhos começaram com o preparo e envio de e-mail aos 10 paises pertencentes a IFPOA International Federation of Professional Organizing Associations (saiba o que é, o que faz no próximo post do blog, em outro artigo que estamos preparando com todas as explicações sobre a Federação) para que conversássemos sobre a possibilidade de termos uma data em comum que pudesse nos representar mundialmente. Ao chegarmos com este assunto, descobrimos que quase todos os países tinham uma forma de comemorar, um período certo do ano. Alguns tinham um dia, outros uma semana e outros tinham até um mês inteiro dedicado ao descarte e organização. Fomos mapeando todos os países que já tinham uma data para comemorar o dia da PO (Personal Organizer) e além da troca de e-mails, decidimos propor uma reunião extra para falarmos especificamente sobre este assunto.

O assunto começou a crescer e o projeto a tomar forma. Criamos um cronograma de atividades, dividimos tarefas, concluímos que deveríamos ter um dia mundial da organização e não um dia exclusivamente voltado para a PO (Personal Organizer), pois assim todo o mercado de organização seria beneficiado, e assim foi.

A incumbência do desenvolvimento da logo ficou conosco. Todos os países participaram, escolheram, opinaram, votaram. Foi um trabalho em equipe surpreendente, principalmente por estarmos falando com culturas diferentes. Todos se mostraram receptivos e prestativos em ajudar, pois entenderam o propósito e benefício que esse projeto traria para o nosso mercado.

Fizemos um acordo de confidencialidade para que o projeto não vazasse até o dia de seu pré-lançamento, escolhido para 4 de abril de 2022. Esta data foi escolhida para que o mercado pudesse se preparar a tempo para as comemorações de 20 de maio, o dia escolhido para o WOD.

Criamos então, a estratégia de lançamento. Tivemos a ideia de fazermos um vídeo com a participação de todos os países. Internamente criamos também um cronograma de postagens com nossos comitês de Comunicação e de Planejamento. Foi um árduo trabalho para concluirmos tudo a tempo, mas valeu, estamos muito felizes em termos chegado até aqui.

Este projeto muda nosso patamar como associação não só em nosso mercado, mas no mundo, fortalece nossa área de atuação, nos coloca numa posição de destaque e cria oportunidades para Personal Organizers lançarem seus pacotes de serviços para esta data, idem acontecendo com a indústria e o comércio.

Estamos muito felizes com a conclusão deste projeto que traz cada vez mais visibilidade e respeito para nossa área.  Que venha 20 de maio!

Veja abaixo o vídeo oficial com a participaçāo de todos os envolvidos:

https://www.youtube.com/watch?v=AA3Sh4XEt5U&t=18s

Assista também a Live contando sobre essa conquista:

https://www.youtube.com/watch?v=TAI2UfGSE6I

Por

Cristiane Belfiore – Comitê Internacional Anpop

31 de março de 2022/

Com o enorme desejo de trocar informações sobre boas práticas, mercado de trabalho, formação de preços e tudo que engloba o mundo da organização profissional, surgiu um grupo de organizadores habilitados que tinham como propósito reunir outros especialistas na área, que tivessem os mesmos interesses, para assim, dividirem conhecimentos.

Desta feita criaram grupos de debates nas redes sociais da época, principalmente no Facebook, com o intuito de divulgar a profissão, procurando mostrar as novas profissionais, como divulgar essa atividade que apontava, de certa forma, ainda tão nova.

Foi então que em junho de 2013 aconteceu o 1º Encontro de Personal Organizers, primeiro encontro do segmento, timidamente realizado no salão de um prédio e que contou com a participação de quarenta e uma participantes. A divulgação ocorreu através das redes sociais, e-mails e pelos próprios profissionais. Naquele dia mesmo, pelo sucesso que foi o evento, chegou a ser escolhido até a data do segundo encontro para dois meses depois, ocorrendo ainda o terceiro dentro do mesmo ano. 

1º Encontro (EPO) Junho/2013

2º Encontro (EPO) Agosto/2013

3º Encontro (EPO) Novembro/2013

No início tudo foi difícil, complicado mesmo. Foi a construção e elaboração de toda a documentação exigida, estatuto, regimento, e muitos eram os pormenores para que o objetivo pudesse ser alcançado. Houve muito retrabalho, pois todos os envolvidos estavam aprendendo juntos sobre tudo o que era necessário para a formação da entidade.

E o resultado das reuniões daquele grupo que se juntava para discutir interesses culminou então na constituição e registro da Anpop na data de treze de fevereiro de 2014, oficialmente lançado em onze de março do mesmo ano na primeira Conferência Internacional de Profissionais de Organização. Por isso o aniversário da nossa associação é comemorado na data de 11 de março. 

O primeiro evento oficial da associação, desta vez já constituída e registrada, ocorreu no Encontro de Personal Organizers que aconteceu em novembro de 2014 contando com a presença de mais de noventa participantes que receberam como brinde, uma muda de bambu e escolheram a epígrafe “Juntos somos fortes”, como o lema de nossa associação. Vale salientar que pouco mais de um ano depois do ocorrido, a Anpop já contava com mais de cem associados.

Desde então, a associação vem tomando forma através do trabalho incansável de associados voluntários que doam parte do seu tempo para manter vivo o propósito de unir profissionais, fortificando cada vez mais a agremiação. 

E mesmo completando em 2022 oito anos de existência, ainda somos uma associação muito jovem. Muito foi feito para chegar até onde estamos, muitas pessoas envolvidas para fortalecer o mercado de organização através de uma associação de classe.

A Anpop também é presença assídua, todos os anos, no Congresso Personal Organizer Brasil, desde o primeiro, ocorrido no ano de 2014 até o último que aconteceu de forma online em 2021 devido a pandemia de Covid. E hoje, já está a todo vapor se organizando para marcar presença em agosto próximo, no 8º Congresso Personal Organizer Brasil. Participa ativamente também dos eventos regionais que ocorrem ao longo do ano em alguns Estados.

Eventos os quais a Anpop participou e apoiou ao longo desses anos:

Escolar Office Brasil – AbCasa – POB (Personal Organizer Brasil) – Reorganize - Maratona Organize - Encontro de Organizers RJ - Encontro do Nordeste - Encontro do Centro Oeste - Organiza SC – EPOSUL – EPOPR

Eventos presenciais promovidos pela Anpop:

  • 24 de fevereiro de 2018 - 1º evento presencial da ANPOP - realizado no Espaço BUCC. Avenida Pedroso Morais 2120 em Pinheiros/SP
  • 04 de dezembro de 2019 - 2º evento presencial ANPOP – Conexão ANPOP - realizado no espaço GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, localizado na Rua Henrique Monteiro 79 em Pinheiros/SP
  • 22 de maio de 2021 – ocorreu a 1ª imersão ANPOP - evento online

Todo esse esforço, com certeza, ajudou muito a transformar a Anpop no que ela é hoje.

Ao longo desse tempo, várias foram as conquistas alcançadas pela associação, resultado do trabalho diário que visa oferecer a seus filiados, melhores condições e vantagens exclusivas que realmente irão contribuir para o melhor crescimento profissional dos seus associados.  

Então, parabéns Anpop! Este é só o começo, você vai longe. Sucesso!

Por:

Morgana Portella – Organização, especialista em rotinas e treinamento de funcionários

Kalinka Carvalho – Organização, consultora, palestrante, produtora de conteúdo, influenciadora digital, mentora, youtuber.

Cristiane Belfiore - Organização, imagem e estilo pessoal

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