Antes de começarmos a falar do tema, gostaríamos de fazer um convite para você, pois será bem interessante para conseguir economizar com êxito. No mês passado fizemos um artigo chamado “Dicas para Organizar as Finanças do Meu Negócio”. Nele, compartilhamos dicas para você começar a cuidar das Finanças do Seu Negócio. Seria um ponto de partida, como um mapa, para você trilhar um caminho para iniciar a caminhada para o sucesso da sua empresa.
Sabemos que no atual cenário econômico, muitos já fizeram cortes nos gastos e não conseguem resolver seus problemas financeiros. E isso acontece, pois quando não temos o controle nas finanças, não sabemos exatamente em quais despesas devemos trabalhar para economizar e todo o esforço que é feito se esvai e não conseguimos ver o dinheiro sobrar.
Nossa proposta é que você leia com atenção este artigo para se empenhar e deixar de desperdiçar dinheiro, começar a poupar e ver de fato seu dinheiro sobrar e assim, fazer o que é importante para o seu negócio crescer.
Então, a seguir, daremos algumas dicas para você trabalhar com afinco e conseguir economizar no seu negócio. E claro, analise cada uma delas e veja se de fato elas fazem parte da realidade da sua empresa. Adapte-as de acordo com o que as finanças do seu Negócio, de fato vivenciam.
- Tenha seu controle financeiro em dia! Não haverá economia sem saber em quais gastos precisará se empenhar em poupar, quais estratégias de economia fará e os objetivos da economia. Portanto, mantenha os registros e a análise de suas finanças em dia. Mantenha um período para fazer isso. Não será um trabalho eficiente caso não tenha clareza com a poupança que deverá fazer. Como diz o ditado, “você enxugará gelo” e não terá os problemas das Finanças do seu Negócio resolvidos.
- Muitas vezes são imperceptíveis, mas podem fazer a diferença na hora de colocar no papel. Não negligencie as ações como por exemplo o uso de canecas de porcelana, que diminuem o uso de copos descartáveis; o uso de rascunhos, que economiza papel; fazer lembrete para os colaboradores se atentarem a fechar a torneira e desligar o computador aos sair, para economizar na conta de água e luz, entre outras.
- Sempre que puder negocie com seus fornecedores o preço dos produtos que compra e pesquise outras empresas fornecedoras concorrentes. Isso ajudará a ter uma noção de como estão os valores em outros lugares, a forma de pagamento e condições de entrega com a finalidade de fazer uma negociação da forma mais justa possível.
- A pandemia trouxe uma mudança de cultura em inúmeras organizações, principalmente com relação ao Home Office. Esta nova forma de trabalho pode trazer muitas vantagens, entre elas a economia no seu negócio. Você vai economizar com auxílio transporte de seus colaboradores, luz, água, manutenção do material de escritório e até mesmo com a sede da empresa, caso pague aluguel. É uma boa ideia considerar a implementação deste novo olhar ao teletrabalho, inclusive de forma econômica.
- Se há uma especialidade que poderá trazer mais despesas caso queira implementar em sua empresa, opte pela terceirização do serviço. Um exemplo bem comum: se você precisa trabalhar com o marketing digital de seu negócio, é bem provável que gaste muito para montar a sua própria equipe. Contrato de pessoal, montagem do setor novo, compra de mais equipamentos para a execução do serviço, etc. E por que não contratar uma equipe que auxilie nesta área? Você vai precisar fazer um investimento, entretanto será bem menor caso você crie este setor na empresa.
Há muitas dicas além destas, é claro. E a proposta aqui é que você foque para começar com estas e consiga verdadeiro êxito e que a economia seja real. Existem inclusive dicas que serão necessários alguns investimentos para que a médio e longo prazo você consiga perceber o resultado esperado.
Para finalizar, gostaríamos de retomar um ponto essencial: depois que começamos o processo de organização das Finanças, passamos a ter clareza sobre o que precisamos fazer em nossa empresa. Passamos a entender no que devemos investir, poupar ou cortar gastos. Economizar é parte do processo de organização e é sempre bom fazer esta revisão periodicamente para que nem você nem a sua empresa se perca.
Não é em um passe de mágica. É necessário ter muita persistência! Persistência sempre!
Sucesso na economia da sua empresa.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.