Fonte: Freepik Nos dias atuais, uma palavra está em bastante evidência, seja nas rodas de conversa, redes sociais, livros e outros meios de comunicação, e essa palavra é AUTOCUIDADO. Autocuidado
Fonte: Canva Saber o que é uma Rotina Doméstica é nada mais do que conhecer atividades e tarefas regulares realizadas na casa, que podem ser de forma diária, semanal, mensal
As liquidações são um ótimo momento para fazer boas compras por um valor mais acessível e de quebra dar um up no visual de trabalho e na vida pessoal. Mas comprar algo só porque estava na liquidação, definitivamente é muito pior do que manter as coisas como estão. Para aproveitar bem as liquidações, anote as seguintes dicas:
Defina suas metas na carreira pois devemos nos vestir de acordo para onde queremos chegar.
Dê uma olhada no seu guarda-roupa e veja se está faltando alguma peça-chave como um blazer claro, outro escuro, uma calça de alfaiataria e assim por diante.
Vá listando tudo, faça um pequeno inventário do seu guarda-roupa, monte looks com 3 opções de uso/partes de cima para uma parte debaixo e vá anotando se falta algum complemento que possa valorizar o look.
Além de anotar suas necessidades, anote também suas vontades: peças ou acessórios que você sempre quis ter e nunca teve coragem de comprar por exemplo.
Avalie suas necessidades versus suas vontades antes de entrar nas lojas.
Conheça a sua rotina de trabalho e resista à tentação de levar para casa uma peça que é linda na loja, mas que você nem teria onde e como usar.
Esqueça o preço da liquidação e tente responder com muita sinceridade se você compraria essa peça pelo valor cheio caso o dinheiro não fosse uma questão. Essa pergunta pode te fazer pensar se gostou mesmo da peça ou se está levando pela sensação de estar fazendo um bom negócio.
Se a peça só cobre o seu corpo, mas não te faz se sentir mais que vestida, ela não cumpre o seu papel. Com certeza você encontrará outra peça parecida que vai vestir o corpo e te fazer se sentir preparada, adequada, bonita e bem-vestida para as situações de trabalho que vai enfrentar, ou qualquer outra coisa mais legal ou apropriada do que simplesmente “vestida”.
Pense nas coordenações que você conseguiria fazer com essa peça nova. Se ela não combinar com pelo menos 3 peças diferentes, ela não vale a pena.
Para os rapazes a dica é similar acima, lembrando que um acessório diferente ou uma cor de camisa diferente pode fazer toda a diferença na montagem final do look e da imagem profissional, bem como um gel no cabelo ou um corte de cabelo moderno e atual.
Boas compras e sucesso!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
Você já deve ter ouvido falar, ou até você mesmo já deve ter falado, que o ano novo só começa depois do Carnaval, não é? Saiba que existe uma curiosa verdade nessa afirmação! O ano novo astrológico só começa a partir do atual 21 de março – 1 de março na antiguidade, na primeira lua nova, mês em que o sol entra no signo de Áries.
O 1º de março romano marcava o início do ano civil em todo mundo pagão porque era o primeiro mês do ano. Era comum que as festas de Carnaval encerrassem antes do término do ano, acontece que os políticos acabaram mudando isso e confundindo tudo.
O fato é que temos que ter uma certa organização na vida para podermos caminhar e atingir nossos objetivos de ano novo, e essa organização se reflete no nosso dia a dia e na paz mental. Começando ou não o ano em janeiro ou março, vambora focar nas nossas metas de 2022?
Se você ainda não se planejou para o ano, então vem conosco agora, e se você já se planejou, cheque aqui se a gente pode te ajudar com alguma dica extra:
Planeje uma ou duas metas grandes para o ano que inicia, e divida-as de forma bem detalhada, colocando as etapas na sua agenda para você poder ir acompanhando.
Tenha data para concluir suas metas e sub-tarefas é “só tudo!”, pois sem data a gente fica à deriva, então cuidado!
Liste suas metas e distribua-as pelos meses do ano.
Seja realista, e analise com cuidado, se as metas que você listou para o ano cabe dentro deste ano ou são tantas que você precisaria de 3 anos para conclui-las.
Ajuste o que for necessário, redistribuas e veja se você vai precisar de ajuda para atingir o que deseja.
Esperamos ter colaborado para seu sucesso em 2022.
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
Aconteceu entre os dias 07 e 11 do mês de fevereiro, a 1ª edição da ABCasa Fair 2022 no Expo Center Norte em Sāo Paulo. Trata-se da maior feira do setor da América Latina. Nela encontramos artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores e têxteis.
Desde 2020 a ANPOP - Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade é apoiadora do evento e se faz presente. Na feira os profissionais de organização podem encontrar as principais tendências de mercado além de fazer networking com as marcas e fabricantes de produtos que utilizam rotineiramente em seus projetos de organização para atender as demandas de seus clientes.
A partir de 2020 a Anpop também passou a auxiliar na curadoria de conteúdo, proporcionando dessa forma às suas associadas, a oportunidade de palestrarem no evento representando assim a nossa associação.
Dá só uma olhada em como vem sendo a participação da ANPOP na ABCasa Fair desde 2020:
Stand da ANPOP em 2020:
Palestrantes e temas de 2020:
Stand da ANPOP em 2021:
Palestrantes e temas de 2021:
E em 2022 não foi diferente. Contamos com um espaço muito aconchegante dentro da feira, que foi preparado com muito carinho para bem receber, mantendo nosso compromisso de proporcionar momentos agradáveis de networking e boas conversas com as empresas e principalmente com os profissionais de organização.
Stand da ANPOP em 2022:
E em 2022 a nossa associada Lidiane Andrade representou a ANPOP em um talk comentando de como fazer da organização um segmento do seu negócio, onde ela falou para empresas sobre como o profissional de organização pode agregar na realização da venda de produtos.
A próxima edição acontecerá em agosto. E se você ficou interessada em saber mais, acesse: https://abcasafair.com.br/
Por Kalinka Carvalho - Personal Organizer, consultora, palestrante, produtora de conteúdo, influenciadora digital, mentora, youtuber.
Já parou alguma vez para pensar na importância que o dinheiro tem na sua empresa? Que as Finanças são uma Área tão importante do seu Negócio como um coração é para o nosso corpo humano? Nós gostamos sempre de fazer esta comparação, pois assim entendemos melhor o quão crucial é esta Área para manter saudável nosso empreendimento.
Ou seja, a partir do momento que você entende que as finanças são como um coração do seu negócio, entende-se dois pontos interessantes. O primeiro ponto é que o coração é um órgão vital para o nosso corpo, e que precisamos cuidar muito bem dele para que possamos viver de forma saudável e por muitos anos. O segundo ponto é que assim como o coração, com área financeira das nossas empresas em dia, contribui para o desenvolvimento e crescimento delas.
Vale também ponderar o seguinte: o fato de muitos de nós empreendedoras (es) não sermos educadas (os) financeiramente. Por crescermos com pouco contato com este assunto, nos portamos de forma errônea a pouco pararmos para refletirmos com profundidade sobre este assunto tão relevante. Achamos um assunto chato, entediante, trabalhoso, pois não aprendemos a ter um olhar estratégico sobre o dinheiro. Não fomos ensinadas (os) a lidar com o dinheiro de forma mais próxima e com a importância que lhe é devida.
Entretanto, mesmo não tendo educação financeira até aqui (e que isso não lhe sirva de desculpas, heim!), a partir de AGORA você passará a visualizar suas finanças de uma forma diferenciada, combinado? A seguir, compartilharemos algumas dicas para começar a exercitar isso.
Sem dúvida, para colocar em prática toda a reflexão acima, precisamos de tempo para analisar, planejar e o principal: AGIR. E como muitas vezes sabemos o que precisamos fazer, mas não sabemos por onde começar a entrar em ação, dividiremos com você algumas dicas valiosas para se enxergar nas Finanças do seu Negócio. Vamos lá?
1- Olhe com cuidado os números, mas não apenas como meros números:
O primeiro passo para você entender melhor o seu Negócio é anotar TODAS as suas receitas e despesas. Depois disso, terá condições de analisar com calma as contas e entender de forma precisa quais são as entradas e as saídas que tem (aluguel, luz, água, condomínio, impostos, taxas, contador, insumos, por exemplo). Depois conseguirá definir quais despesas você manterá, cortará ou deverá negociar seus valores.
Aqui o segredo é que você entenda de uma vez por todas que será necessário aprender a ponderar onde poupar, onde cortar gastos e manter o equilíbrio, em manter a qualidade da entrega de seus produtos/serviços aos clientes, de ter lucro e saber que é importante reinvestir parte dele.
Enfim, não focar apenas em cortar, cortar e cortar nem somente nos números. O equilíbrio é a palavra-chave desta dica.
Aqui o segredo é que você entenda de uma vez por todas que será necessário aprender a ponderar onde poupar, onde cortar gastos e manter o equilíbrio, em manter a qualidade da entrega de seus produtos/serviços aos clientes, de ter lucro e saber que é importante reinvestir parte dele.
Enfim, não focar apenas em cortar, cortar e cortar nem somente nos números. O equilíbrio é a palavra-chave desta dica.
2- Cuide da Reserva Financeira:
Busque poupar um valor mensal, começando com o que puder (e o segredo não é a quantidade, mas começar e ter constância) para formar uma reserva para as “surpresas” que podem acontecer em sua empresa (um material que quebrou ou uma viagem a trabalho que surgiu de última hora, entre outros). Pode ser que considere o valor baixo num primeiro momento, mas o essencial aqui é começar e criar uma nova rotina.
3 – Não se esqueça de poupar para os investimentos:
Para que sua empresa cresça, é fundamental que se faça investimentos. Alguns exemplos temos: a compra de um maquinário, a compra de um curso ou de uma mentoria, ou a compra de insumos. Não importa qual seja o investimento. Vale aqui destacar a necessidade de reservar um valor para investir no crescimento da sua empresa, para investir na capacitação dos colaboradores, etc.
4 – Faça sempre que possível o planejamento do seu negócio:
Outra excelente forma de entender o seu negócio e para que ele cresça, você deverá se dedicar em rever seu planejamento. Dessa forma sua empresa terá uma direção de como deverá ser trabalhada.
5 – Autoconhecimento é TUDO:
Uma das dicas mais relevantes de entender o seu negócio é trabalhar muito bem o autoconhecimento. Se você não se conhecer bem, não saberá quais são seus pontos fortes, pontos de melhoria, onde está, onde quer chegar. E como a Área Financeira faz parte de você (mesmo que não tenha notado isso até agora), quanto mais você se conhecer, melhor lidará com o seu dinheiro e com o seu negócio. Portanto, o autoconhecimento é o pontapé inicial para ter as suas finanças sadias.
Comece a partir de agora ter a visão da relevância que as Finanças têm para seu Negócio. Dedique-se a esta Área, que precisa de tanta atenção. Nosso desejo é que você consiga encontrar o que há de mais saudável em si mesma (o) e nas Finanças do seu Negócio.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Um dos maiores desafios dos tempos modernos - entre lidar com a ansiedade e com o stress, é conseguir tempo para nós mesmos mantendo a produtividade em alta. E pensando numa maneira de ajudar você a organizar melhor o seu tempo fazendo-o render mais, compilamos em algumas linhas, ações muito simples e eficazes para você implementar ainda hoje na sua vida e rotina:Planejamento é a palavra-chave para fazer o tempo render.
É necessário balancear vida pessoal e profissional, e isso tem a ver com planejamento e prioridades.
Aprenda a priorizar de uma maneira estratégica, e dentro deste contexto, dizer não de vez em quando é preciso.
Tenha rotinas que não sejam tão engessadas. Ser flexível, neste sentido, é essencial para alterar as prioridades à medida que as necessidades imediatas aparecem.
A conexão à internet permite as pessoas trabalharem em qualquer hora e lugar, porém checar e-mail toda hora não! Determine horários para fazer isso.
Mesmo para quem trabalha numa operação online, a principal estratégia para gerir o tempo é manter o foco.
É preciso ter a prática de decidir e de fazer as melhores escolhas para o momento, pense nisso, isso é treino.
Disciplina é a palavra-chave final que nós deixamos aqui para você em relação a fazer o tempo render. Mas não é só isso, se puder peça ajuda, terceirize certos assuntos ou tenha uma boa equipe em que você possa confiar e que permita que você extraia do seu tempo o melhor.
Sucesso!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
Dando continuidade ao nosso post do mês anterior, onde ressaltamos a importância de ressignificar a carreira, estamos aqui para compartilhar com vocês sobre as tendências de negócios para quem está em dúvida do que fazer ou pretendendo alavancar seus serviços num futuro próximo.
Com o avanço da tecnologia em vários setores, vem ocorrendo uma reinvenção do mercado de trabalho justamente para que possamos nos adaptar a essa nova realidade que destaca primeiramente o bem-estar e a comodidade do cliente, com foco na agilidade do serviço. E tudo isso com um olhar de preocupação com a sustentabilidade e ainda com a segurança de dados.
E para ajudar você, vamos apontar aqui algumas tendências que vem se mostrando promissoras dentro do mercado de organização e que ganharam força principalmente nesses últimos dois anos.
- Infoprodutos– O nome já diz, são produtos digitais. Você irá criar o seu produto digital como e-books, audiobooks, podcasts, apostilas, vídeo aulas, livros, cursos online, templates, etc. Conteúdo para blog e ainda o desenvolvimento de um aplicativo também se enquadra nessa categoria. É uma opção excelente de negócio, pois a capacidade de vendas é muito grande e não tem aquelas burocracias de entrega pelos Correios ou transportadoras, porque ela ocorre direto via internet mesmo. O potencial de ganho é amplo, pois o investimento não é alto e o valor gerado ao cliente é ótimo, pois serve aqueles que desejam apenas se informar, tirar alguma dúvida sobre o seu serviço ou produto ou eles mesmos produzirem ou executarem aquele trabalho.
- Consultoria online – Seguindo na linha da comodidade, os clientes estão cada dia mais trocando o modelo presencial para a modalidade hibrida ou completamente remota, pois gera economia de tempo, dinheiro e quando os serviços são realizados por profissionais qualificados, propiciam os mesmos benefícios das diretrizes presenciais. O mercado da consultoria online é uma excelente pedida para as colegas que tem facilidade e destreza para trabalhar com vários projetos simultaneamente. Além disso, proporciona agilidade e conforto tanto para o cliente quanto para o consultor, pois dispensa encontros presenciais, diminuindo também os custos.
- Marketing de afiliados – É uma relação comercial. Você poderá ser um afiliado divulgando nas suas redes produtos/serviços de outras empresas ou colegas e em troca, receber uma comissão por cada venda que realizar. Funciona como se você fosse um representante comercial do (s) produto (s) x, y e z, fazendo a divulgação e intermediação de vendas desses produtos/serviços entre a empresa e o cliente, recebendo uma parte do valor para isso. A coisa boa é que tudo acontece online. Uma sacada muito legal para o universo da organização, pois existem no mercado inúmeros produtos e também empresas que fabricam organizadores. Você irá divulgar esse produto da marca X para diversas pessoas, impulsionando assim a venda dele, o que não deixa de ser muito interessante para o fabricante que estará aumentando sua carteira de clientes, expandindo a sua marca, elevando seu resultado de vendas e tudo isso sem precisar investir tanto. Isso tudo vai depender do produto/serviço, portanto aposte naqueles que você já tem experiência que são bem aceitos quando se fala em organização, assim todos ganham.
- E-commerce – A famosa venda de produtos/serviços pela internet que passou por um crescimento bem acelerado nos últimos anos e agora, por conta da pandemia, vem ganhando ainda mais força. Temos que pensar que as pessoas estão em busca de comodidade. Você pode pensar em ter a sua própria loja de produtos ou serviços online. Pense em negociar produtos/serviços que possam surpreender positivamente a expectativa do cliente, opte por produtos que realmente fazem parte do seu nicho. Dê uma espiada na concorrência e crie um plano de ação. Escolha uma plataforma que esteja de acordo com o que você está buscando, invista numa boa apresentação dos produtos e se planeje para o sucesso.
Com essas dicas a gente espera ter ajudado você a repensar a caminhada e refletir sobre novas estratégias de crescimento visando dar um up no seu negócio. Conhecendo essas tendências esperamos que fique mais fácil seguir com seus planos, superando os receios do futuro.
E lembre-se que você tem toda essa tecnologia a seu favor, ajudando a otimizar a sua rotina e a do seu cliente e esse é o momento mais que perfeito para você mostrar a sua presença de maneira diferente e continuar encantando seus clientes com essas novas tendências.
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas, Treinamento de Empregadas e Home Organizer
Iniciamos todo ano cheio de energia e ânimo, com mil planos e metas de renovação, porém este ânimo vai perdendo a força e muitas vezes desaparece ao longo dos meses, fazendo com que a gente só lembre deles no final do ano, nos sentido culpados/as por não termos tido forças ou foco suficiente para atingir o planejado. Para que isso não aconteça, listamos abaixo um passo a passo para você refletir e se preparar melhor, veja:
Ao determinar suas metas do ano, lembre-se que você já tem tarefas e atividades que são inegociáveis na sua agenda, isto é, não vai dar para fazer de conta que elas não existem, portanto compute-as na sua gestão do tempo.
Trace uma ou duas metas maiores e uma ou duas metas menores e se você as atingir rapidamente, aí sim, pode traçar mais algumas metas para o ano.
Comece com uma meta de cada vez, coloque-a na agenda e reserve tempo para execução e acompanhamento dela diariamente, semanalmente e/ou mensalmente.
Avalie com cautela o tempo que será necessário para atingir sua meta desmembrando-a em tarefas menores.
Se envolver terceiros em sua meta, compute o tempo de monitorar e dar apoio a esta pessoa durante o processo.
Vá acompanhando os resultados e, se necessário, recalcule a rota e faça o ajuste que for conveniente para você chegar lá.
Para manter o pique e energia de ano novo, imagine-se já tendo atingido sua meta, sua alegria em tê-la conquistado, benefícios etc. e tal, sem deixar de aproveitar o passo a passo.
Não desista, se cansar respire, dê um tempo, dê uma volta, ajuste o que precisar mas retome e mantenha o foco, vai valer a pena!
Tudo é questão de treino, do querer, de foco, organização física e mental, então vá em frente, sucesso e Feliz 2022!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios
Estamos no fim do mês de janeiro deste ano de 2022 e vivenciamos ainda o período de pandemia. E devido às ações de isolamento necessárias para a reversão da Covid-19 que impactaram as finanças, muitas pessoas tiveram o desafio de colocar seu dinheiro em ordem. As medidas restritivas e as mudanças na nossa rotina que foram impostas, alteraram também os hábitos financeiros de muitas pessoas. As contas ficaram de “pernas para o ar”, não é mesmo?
Pensando nisso, gostaríamos de tratar sobre um assunto essencial para ajudar a cuidar das nossas finanças: o Planejamento.
Afinal, por quê discutir sobre este assunto nas Finanças? Por que é importante? Como começo a me planejar financeiramente? Continue a leitura, e você terá estas perguntas respondidas logo em seguida.
O Planejamento Financeiro é essencial para que possamos ter nossas contas organizadas. Quando sabemos o que queremos fazer na nossa vida, do quanto dinheiro precisamos para fazê-lo e quando o realizaremos, torna-se mais fácil fazer as contas. Dessa maneira, nós sabermos o porquê anotar nossas receitas e nossas despesas, do quanto precisamos poupar para investir, se precisaremos fazer renda extra, etc. Em resumo, ao nos planejarmos financeiramente, teremos uma motivação para darmos mais atenção e nos dedicarmos mais ao nosso dinheiro.
E para começar, você deverá pensar nas suas metas. O que você deseja realizar em 2022? Comece listando tudo que deseja fazer para este ano e veja quais destes seus desejos envolvem dinheiro. A partir destes seus desejos, você poderá construir as suas metas e planejar o que fará neste ano.
Como apoio ao planejamento, uma boa pedida é usar a Ferramenta SMART. É uma metodologia que parte do anagrama SMART (Específica – Mensurável – Atingível – Relevante – Temporal) e que cada letra nos indicará como deveremos criar as nossas metas.
Vamos conhecer melhor como faremos nosso planejamento? Cada uma de suas metas será construída a partir destas 5 etapas a seguir. São elas:
eSpecífica: (O quê?) Especifique muito bem o que deseja. Coloque o máximo de detalhes que puder.
Exemplo: quero comprar uma Televisão Smart da marca XX de 50 polegadas.
Mensurável: (Quanto?) Quanto vale/custa esta sua meta?
Exemplo: a TV custa R$ 2.500,00
Atingível: (Como?) Como você vai conseguir a quantia necessária para cumprir a meta proposta? Explique quais são todos os passos com o máximo de detalhes possível que dará para conseguir conquistar a meta.
Exemplo: eu vou conseguir poupar R$ 250,00 com as despesas de restaurantes e do supermercado que irei economizar e assim conseguirei pagar esta televisão ainda neste ano de 2022.
Relevante: (Por quê?) Coloque a importância pra você realizar esta meta.
Exemplo: eu gostaria de ter uma TV nova, pois poderei usar os recursos mais atuais. A TV que tenho em minha sala é muito antiga e quer ter uma TV nova.
Tempo: (Quando?) Aqui colocará o dia completo (dia – mês – ano) que completará a sua meta.
Exemplo: vou comprar à vista em Novembro de 2022, no dia da Black Friday, pois pode ter uma promoção interessante e eu conseguir um bom desconto.
Antes de finalizar este artigo, gostaríamos de dividir com você algumas dicas para iniciar o planejamento das suas finanças neste este ano que está apenas começando:
1 – Aproveite para tornar seus sonhos em Objetivos: este é um momento muito apropriado para você anotar TODOS os seus sonhos! E não tenha medo, pois se você trabalhar neles com muita dedicação e afinco, você conseguirá realizar. O tempo é que fará a diferença, pois existem alguns que conseguiremos realizar mais rapidamente e outros demorarão um tempo a mais. A diferença estará na sua dedicação em trabalhar neles.
2 – Faça uma Lista com Poucas Metas: não crie metas em excesso para trabalhar em um curto prazo, de 6 meses a 1 ano. Use a coerência para você escolher uma quantidade ideal para conseguir se dedicar a elas. Metas em demasia, pode nos induzir a não realizar e acabar nos frustrando.
3 – Quando você planeja, você não “Abre Mão”, você escolhe Prioridades! Nem todas as metas realizaremos na hora que queremos, concorda comigo? Existem algumas que precisarão de um tempo maior (e algumas precisarão de alguns anos). Porém, se você de fato quiser realizar, priorize cada uma delas! E não deixe nenhuma de fora! Acredite que vá conseguir e “mão na massa”!
4 – Comemore SEMPRE suas Conquistas! Não deixe de comemorar cada conquista que você se propor a fazer, independente do seu tamanho. O que importa é não deixar passar em branco e ser grata (o). Agradecer é maravilhoso e sempre nos faz bem comemorar!
Faça seu planejamento usando a metodologia SMART e acompanhe durante o ano tudo que você anotou para você analisar o quanto está evoluindo para conquistar as suas metas. Com o tempo, se fizer com muita atenção e persistência, você verá os resultados.
Sucesso para você em 2022.
Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.
Mais um ano que se inicia cheio de incertezas ainda. Se no ano passado nessa mesma época a gente não tinha ainda muita ideia do que poderia acontecer, esse ano podemos dizer que iniciamos cheios de gratidão por ter chegado até aqui bem, e com algumas situações já mais definidas. Esses últimos dois anos foram de muitas surpresas, algumas boas, outras não, mas ninguém conseguiu escapar ileso, pois com certeza nos fez amadurecer em muitos aspectos.
E nessa roda da vida é sempre assim, vêm coisa nova, vêm coisa que a gente não vai gostar, receios, preocupações, enfim, coisas que de repente chegam sem a gente nem se dar conta e quando vemos elas estão ali acenando para nós.
Mas, vamos combinar que também muita coisa boa acaba aparecendo quando menos esperamos. Somos chamadas para algum trabalho diferente, um convite para um evento legal, novas parcerias para novos projetos e por aí vai.
Quantas coisas ocorreram nesses dois anos, quantas pessoas, empreendedoras como nós se dispuseram a fazer diferente, a ganhar o mundo com suas ideias e ideais. Sim, porque nesse contexto mudar o mundo não é querer sair por aí modificando o planeta e sim trabalhando com motivação e um desejo enorme de transformar para melhor a vida das pessoas ou mesmo de um só indivíduo.
E se, por acaso, você foi uma dessas empreendedoras, então se prepare, porque esses anos que se passaram foram apenas um ensaio para todas as coisas que irão acontecer em 2022 e até ouso colocar que para os próximos anos que estão por vir. E o que nos reserva esse ano então? A gente ainda não tem muita certeza do que pode acontecer, mas vamos tentar prever alguns pontos.
É mais do que sabido por todos que o ponto forte da recuperação da economia atualmente é o empreendedorismo. Muitas pessoas que perdem seus empregos optam por ter um negócio próprio. Por isso, é necessário que a gente observe antes o caminho que está se abrindo diante de nós e reflita sobre as possibilidades que podem vir pela frente, até porque será super normal ver a concorrência aumentando.
Em 2022 estamos sendo obrigados a repensar no que fizemos até aqui e também sendo convidados a pensar em como construir o nosso futuro próximo, não esquecendo também de observar a evolução da nossa profissão, da economia, da sociedade e do ponto principal que é o mercado de trabalho. Dessa maneira vamos analisar e então tentar estimar quais serão as tendências para esse ano, os serviços que vêm ganhando certa força junto a área de organização e produtividade.
Estamos passando por muitas transformações em nosso negócio e precisamos ter um catálogo de serviços que agrade nossos clientes lembrando que com as pessoas mais em casa e com a implantação do trabalho home office, aumentaram as demandas em certos pontos, pois hoje as pessoas estão pensando cada vez mais na sua qualidade de vida e principalmente na saúde. Dessa forma oferecer somente o trabalho presencial, poderá de certa forma frustrar nossos planos.
Dentro da organização hoje já contamos com uma série de serviços que podemos oferecer online ou de forma hibrida.
As coisas mudaram e continuam a mudar todos os dias, e diferente do que vivíamos anteriormente, onde pensávamos em criar produtos ou serviços para atender de forma presencial, hoje devemos pensar em como entregar esse mesmo produto ou serviço de outra maneira, e ainda, se quisermos ir além, temos que começar a pensar em criar novas modalidades de serviços dentro do nosso negócio, procurar saber o que tem encantado nossos potenciais clientes nesses dois últimos anos e inovar ainda mais.
Precisamos nos desafiar todos os dias para conseguir passar por essa fase e, paixão para matar um leão por dia que é o combustível para isso a gente tem até de sobra, além da determinação, não é mesmo?
Não vamos conseguir fazer tudo já no primeiro mês do ano, mas se pudermos já nos organizar, traçar metas, planejar, já estaremos dando um passo importante para iniciar essa nova fase com o pé direito.
E para finalizar, temos que ter sempre em mente que clientes satisfeitos com certeza irão divulgar e indicar nossos serviços e nossos produtos. E mais do que trabalhar duro é trabalhar certo. Bora então arregaçar as mangas e começar 2022 com tudo?
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer