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Em inglês, o conceito conhecido como Work-life Balance, significa a harmonia entre os setores da vida, que engloba grosso modo falando, ter tempo e disposição para o trabalho, vida pessoal e familiar. A métrica chamada Better-Life Index, que compara o equilíbrio entre vida pessoal e profissional em todo o mundo, foi criada pela OCDE: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Ela afirma que a capacidade de combinar com sucesso trabalho, vida pessoal e familiar é muito importante para o bem-estar e produtividade de todos.

Quando percebemos que estamos com menor rendimento no trabalho, dores em geral e desgaste nos relacionamentos, é hora de parar e avaliar como andam as coisas. Mas será que esse tão sonhado equilíbrio é possível mesmo? Só você vai poder responder isso, porém, via de regra, somos partidárias do princípio que onde a gente coloca atenção, as coisas expandem e se ajeitam, então vamos lá! Abaixo listamos algumas dicas para organizar suas ideias, atitudes e ações que podem lhe ajudar a chegar no tão sonhado equilibrio entre vida pessoal e profissional:

  1. Medite e exercite-se todo dia.
  2. Seja prático.
  3. Não dramatize, faça o que precisa ser feito e pronto.
  4. Planeje seu dia.
  5. Compartilhe e delegue responsabilidades.
  6. Use a agenda a seu favor.
  7. Otimize seu tempo.
  8. Aprenda a controlar a ansiedade.
  9. Respeite seus limites.
  10. Observe os sinais do seu corpo.
  11. Afaste-se de pessoas negativas.
  12. Faça coisas positivas por você.
  13. Fique perto de quem te faz bem.
  14. Peça ajuda sempre que precisar.
  15. Deixe os assuntos do trabalho no trabalho e os de casa em casa.

Que tal, vamos experimentar?

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer – Especialista em Organização pessoal e Negócios

Redaçāo Anpop Brasil