Olá! 2021 chegou! Animada (o) para começar um Novo Ano cheio de esperança de dias melhores?
O ano de 2020 findou nos trazendo muitas marcas e aprendizados. E cremos que neste ano colheremos os frutos de tudo que aprendemos neste ano que passou.
As Finanças foram uma das Áreas da nossa vida muito discutidas e buscadas durante a pandemia da COVID-19. Quem estava preparado, com reservas financeiras em caso de alguma situação de emergência, conseguiu passar com um pouco mais de tranquilidade do que as pessoas que não tinham poupado e investido.
E hoje, como parte do conhecimento que adquirimos, compartilharemos com vocês algumas Dicas para que possa ter um ano mais Organizado Financeiramente. Vamos lá?
Reserve um horário e um local mais apropriado para fazer as suas contas: Para que o cuidado das suas Finanças se torne um novo hábito em 2021, é essencial que você escolha um horário mais interessante para fazer suas contas e o local que se adapte melhor. Pode ser em um caderno, planner financeiro, aplicativo ou planilha. O que importa é que persista até que você se acostume a fazer.
Anote todas as suas receitas e as suas despesas: Antes de planejar, é importantíssimo que você saiba exatamente quais os reais valores que você recebe e o quanto gasta. Sem ter esta noção, você não conseguirá poupar para fazer a sua Reserva Financeira nem para o seu futuro.
Analise quais despesas deverá cortar, economizar e manter: Depois que fizer as suas contas e souber exatamente quais são as despesas que tem (como: aluguel luz, água, condomínio, escola dos filhos, alimentação, presentes, academia), defina quais delas você manterá, cortará ou deverá negociar seus valores.
Faça um “Calendário Financeiro”: Pare alguns minutos, não muitos, e comece a listar as datas de aniversários dos amigos e entes que você sempre presenteia. E claro, não se esqueça de inserir neste calendário outras datas comemorativas tais como: Carnaval (geralmente viajamos), Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Aniversário de Namoro, de Casamento, Dia das Crianças, Dia da Avó, Dia do Amigo, Natal. Não se esqueça daquelas despesas que são feitas pontualmente ao ano, como o IPTU, IPVA, Taxa de incêndio, material escolar, renovação de matrícula etc. Geralmente, a gente lembra destas despesas somente quando já estão chegando e acabamos nos endividando por não planejar estas despesas que acabam nos surpreendendo.
Reserve uma parte do seu Orçamento para a realização dos seus Sonhos e do seu Futuro: Depois que conseguir cortar e economizar suas despesas, estipule um valor mensal para começar a investir e fazer este dinheiro trabalhar para você. Não precisa começar com valores exorbitantes. Apenas comece, com o valor que conseguir. Quanto antes começar e fazer disso um hábito, melhor.
Planeje seus sonhos e crie suas metas: Seja claro e específico com suas metas. Quanto mais específica, melhor. Sem você transformar seus sonhos em metas, a realização ficará mais distante. Saiba exatamente qual é a meta, trace o tempo que será realizada, quanto custará e coloque a importância desta meta. Com isso formado, será mais estimulante fazer as usas contas, pois você terá um porquê, uma motivação. Um outro detalhe: não faça uma lista “interminável” de metas, com 15, 20. Tenha uma quantidade que seja razoável para realiza-las.
Comemore SEMPRE que realizar suas Metas: Não deixe de comemorar cada conquista que você se propor a fazer. Não importa o tamanho desta meta alcançada. O que importa é não deixar passar em branco. Use a criatividade para fazer isso. Vale uma mensagem, um bombom, um passeio, um presente, etc. Vale comemorar!
Tenha disciplina e persistência até se tornar um hábito ainda em 2021: O passo a passo é simples, mas não é fácil mudar de hábito. Então ACREDITE que é um processo importante na sua vida e que trará resultados.
Temos um ano inteiro pela frente para realizar. Entretanto, a Hora de Planejar suas Finanças em 2021 é AGORA!
Autoria: Aimée Rissi Personal Organizer