Criar algo a partir do que já existe, transformar algo ou transformar-se, reinventar-se. Este assunto tem queimado meus neurônios nesses dias. Logo eu que passei por isso há menos de cinco anos e creio que muitas de vocês irão se identificar também com essa conversa.
É sentido pela maioria, os grandes impactos que a pandemia que vivemos provocou em nosso negócio e nós não podemos ficar sentados assistindo a tudo de camarote, achando que isso vai passar sem deixar alguns respingos.
Tenho reflexionado muito sobre toda essa transformação que vivenciamos hoje. Prefiro chamar assim, pois nunca gostei da palavra “crise”. Na verdade creio que precisamos nos reinventar a cada dia, porém, na atual conjuntura isso é fundamental porque quem permanecer estacionada acabará perdendo espaço para o novo, quer seja no campo profissional quanto no pessoal.
Aprender como se reinventar é muito importante para que possamos manter nosso espaço no mercado que tanto lutamos para construir. Aprender a aprender, investir no novo, motivar-se, buscar dentro de si a energia para querer se tornar cada dia melhor naquilo que nos propusermos a fazer. Isso tudo é tão profundo, mas tem horas que dá um medo e um desânimo danado, afinal, quem nunca?
Mas é importante demais reinventar-se. Quem aí lembra quando em mil novecentos e bolinha, tínhamos que ir à locadora quando queríamos assistir um filme? Era uma função danada. E ainda tinha que devolver a fita rebobinada (risos). Depois, veio o DVD e hoje podemos assistir utilizando a internet, na televisão e até no celular. Nada de sair de casa, tudo muito prático com muito conforto. Agora imaginem os profissionais que trabalhavam com esse negócio, como estariam hoje se não tivessem buscado se reinventar. Também algo parecido ocorreu com os negócios de fotografias, empresas que fabricavam os aparelhos de GPS e muitas mais. Isso porque foram surgindo cada dia mais novidades que acabaram por mudar a forma de assistir filmes, registrar memórias, traçar rotas para chegar a algum destino, enfim, realizar ações diversas.
O que de certa forma nos força a pensar é que antigamente, as novidades chegavam devagarinho, demoravam mais tempo, mas agora, por causa da maravilhosa tecnologia, estão chegando cada dia mais rápido e acompanhar tudo isso é muito desafiador. Creio que sairmos da nossa zona de conforto nos trará experiências enriquecedoras e nos levará a lugares incríveis fazendo a diferença e nos destacando naquilo que nos propusemos.
A primeira coisa é pararmos e refletirmos sobre como estamos conduzindo as coisas atualmente. Termos em mente o que já conquistamos e o que ainda desejamos alcançar. Não vamos esquecer nunca de agradecer por tudo que já conseguimos até aqui. Deste modo poderemos definir as metas do recomeço e do processo que temos em mente para essa renovação.
Muitas coisas a serem analisadas antes de iniciar o plano de reinvenção. E para isso nada melhor que fazer um balanço, se perguntar como estamos nos sentindo com relação ao nosso momento profissional atual, se estamos satisfeitos, se queremos chegar mais longe. Assim, com base nessas respostas, daremos início ao plano, nunca esquecendo que é sempre possível ir além.
Muito importante também é pesquisar sobre as tendências do mercado dentro da nossa área. As novidades que estão surgindo, novos cursos, treinamentos, eventos considerados importantes. Vamos conversar com colegas ou outras profissionais e descobrir maneiras de aprofundar nossos conhecimentos, lembrando que quanto mais bagagem adquirirmos, melhores e mais criativas as nossas ideias serão e, por conseguinte, os resultados que obteremos também serão melhores.
E esta determinação de ir em busca do novo, deve ser contínua, não somente em época de crise econômica ou mudanças de mercado. Vamos procurar estar sempre em movimento buscando novas ideias, novos hábitos e conhecimentos e fazer da inovação parte da nossa rotina porque isso é transformador.
Nesta análise, olhemos também para o nosso interior. Será que tem aspectos que a gente deseja mudar, transformar? Se sim, vamos à luta. Porque essas mudanças também irão refletir no lado profissional, além de nos auxiliar a fortalecer os resultados. Quanto mais e melhor nos conhecermos, mais poderemos nos curar das coisas que nos afligem e ajudar a conquistar o que desejamos e que muitas vezes nos julgávamos incapazes de conquistar.
A gente está careca de saber que ter sucesso hoje, não nos dá garantias de que teremos amanhã e depois, por isso precisamos nos esforçar todos os dias para mantê-lo, pois é esse esforço que promoverá nosso crescimento e nos transformará num ser humano melhor e numa profissional incrível.
Todos os dias temos a chance de nos reinventarmos, basta estarmos atentas a todas as oportunidades que vierem a surgir e também saber criá-las porque isso também integra o processo de se renovar e se reinventar.
Que não é fácil, não é. Quanto mais conheço pessoas e leio a respeito, me convenço que esse tema é interminável. Acredito que tanto para nosso trabalho quanto para nós mesmas, o mais importante é viver em constante evolução. Aprender sempre é o remédio que nos mantém vivos.
E afinal, como está a sua busca pela renovação, ou como pessoa ou como profissional? Meu desejo é que este artigo possa inspirar vocês a se reinventarem e perceberem que são capazes de muito mais do que imaginam. Sejam a melhor versão de vocês mesmas. Reinventem-se e renovem-se todos os dias!
Autoria: Morgana Portella