ANPOP Brasil

É muito familiar para todos nós iniciarmos um novo ano com energias renovadas, a motivação em alta e uma lista das mais variadas resoluções para cumprirmos, com a intenção de mudar a nossa vida para melhor. Também é comum após um mês ou dois do ano novo essas resoluções estarem esquecidas e arquivadas numa gaveta ou no bloco de notas do celular. Talvez porque eram exageradas e radicais, não tínhamos tempo, dinheiro, vontade, companhia…  Que tal neste ano novo, esquecer literalmente a tradicional lista de resoluções e concentrar-se apenas em fazer deste, o seu melhor ano de fato? 

Vamos então estabelecer alguns propósitos e pontos importantes para trabalharmos:

  1. Um objetivo

Experimente projetar um único objetivo ao invés de elaborar aquelas listas extensas e muitas vezes com objetivos vagos. Você deve estar se perguntando, o ano tem 365 dias e vou me dedicar apenas a um objetivo, porquê? Porque certamente somos mais eficientes e capazes de concretizar o que quer que seja se estivermos focados apenas numa coisa de cada vez. Se tiver 10 objetivos dispensará tempo demais para cada um deles e aí os dias não serão suficientes até você decidir o que deve fazer primeiro, com um único objetivo à sua frente, poderá canalizar toda a sua atenção e energia. E esse é um dos grandes segredos do sucesso, seja em que área for. A probabilidade de concretizar será maior e a sensação de missão cumprida e nova conquista será gratificante.

  • Crie um novo hábito, de preferência algo que te faça lembrar quem você é

Tenha tempo para praticar atividades relacionadas a você, ou seja, mais autênticas. Seja sair para correr, dançar, pintar telas, jogar xadrez, montar quebra-cabeças, games ou simplesmente voltar a ler bons livros, vale também ouvir clássicos dos anos 80-90 no volume mais alto… cada um de nós tem algo para resgatar e reviver, o que importará será a sensação rejuvenescedora como resultado. Acredite!  

  •  Hora de agir mesmo com a possibilidade de falha

É comum ficarmos estáticos quando é o momento de iniciarmos algo, afinal sabemos que nossas ideias não são perfeitas assim como, aquilo que produzirmos pode não ser tão bom assim.  Mas, o fato é que se não iniciarmos a produção não produziremos nada grandioso, precisamos ajustar o tempo para as ideias evoluírem e sem o desespero em alcançar a perfeição. “Você pode editar uma página mal escrita, mas não pode editar uma página em branco”.  – Jodi Picoult. Arrisque-se!

Para concretizar aquele objetivo que projetou para o ano novo, tem de começar a agir hoje, agora. Depois, concretize outra ação de forma sequencial. Aliás, deve realizar uma ação de cada vez e que seja palpável, que te aproxime cada vez mais do seu objetivo.  Comprometa-se todos os dias, logo pela manhã – pode ser algo tão simples como levantar-se 30 minutos mais cedo para alongar-se, fazer dois ou três telefonemas, enviar ou ler e-mails etc.

Defina algumas ações como prioridades do dia, aliás para todos os dias. Se o fizer, será praticamente impossível falhar na concretização do seu objetivo.

  • Simplifique 

Menos é mais e a simplicidade na vida é tudo. Experimente dedicar algum tempo para simplificar a sua rotina de alguma forma, quando os nossos dias são cheios, correndo de um lado para outro, é provável que nos sentiremos desgastados – sendo menos eficazes, menos felizes. Tornar a vida mais simples nos mantém saudáveis, produtivos e motivados. Pare para refletir sobre as 4 ou 5 coisas mais importantes na sua vida e depois simplifique os seus compromissos, os seus planos, objetivos e listas de afazeres para que estes se alinhem com essas 4 ou 5 prioridades.

  • Organize-se, sim é fundamental

Desperdiçamos tempo pela falta de organização. Tenha um cantinho dedicado para todas aquelas pequenas coisas que são de sua responsabilidade, seja um agendamento de consulta médica, o pagamento de uma conta, enfim algo que você possa resolver em minutos e dentro dos prazos; desta forma você evitará se ver procurando uma única coisa que precisa em meio uma pilha de outras coisas ou precisar refazer alguma tarefa.

  • Saiba dizer não

Este talvez seja um dos grandes desafios para a maioria das pessoas. Esta é uma palavra poderosa e precisamos não ter medo e receio de usá-la. Dizer não por exemplo a um novo compromisso permitirá que compromissos já programados sejam cumpridos de forma tranquila e com sucesso. Vale lembrar a você mesmo que dizer não pode ser uma forma de autocontrole e contribuirá com o seu futuro prevenindo dos efeitos negativos causados por se atarefar e estressar-se demais para cumprir todos os compromissos assumidos.

  • Afaste-se das relações tóxicas

Quando nos referimos as relações é bom lembrar que a máxima vale para muitas outras esferas da vida. Por exemplo, pensar no quanto uma pessoa tóxica pode impactar e prejudicar a nossa qualidade de vida, seja um colega de trabalho, um líder ou até mesmo um relacionamento, alguém que faça o sangue ferver, eleva o nível de stress e altere a nossa pressão… numa situação dessas, experimente focar no sentimento de gratidão por alguém que de fato mereça a sua atenção, e sua energia, ao contrário daqueles que são irrelevantes e não farão a diferença na sua trajetória.

Coloque na balança o que de positivo ou negativo cada pessoa ou situação com as quais conviveu em 2020 agregou ou mais atrapalhou – vale tudo!

  • Concentre-se na felicidade. 

A pergunta pode parecer piegas, mas não poderia ser mais simples. O que te faz feliz?  Este é um exercício necessário para qualquer pessoa, felicidade tem muitas formas… ouvir o simples canto de pássaros ou abrir uma garrafa de vinho, pode ser felicidade para alguns.

Então esse deve ser o foco da sua vida na busca do seu objetivo. Este ano, faça da felicidade a sua grande aliada. Depois, faça tudo o que estiver ao seu alcance para que ambos se transformem em realidade.

“Tentar não significa conseguir, mas certamente quem conseguiu tentou.” – Aristóteles.

Feliz Ano Novo!

Autoria: Miryam Tolotto – Comitê de Educação e Comunicação

Redaçāo Anpop Brasil