ANPOP Brasil

Férias escolares à vista e lá vem a preocupação dos pais de pelo menos tentar manter a casa organizada nessa época. Com certeza a rotina não é a mesma de quando as crianças estão no período escolar. A galerinha adora curtir ao máximo esse momento não abrindo mão de passear, trazer os amiguinhos para brincar, enfim, tudo é motivo de diversão e afinal, quem não foi criança um dia e não amava tudo isso?

Lembrei então da frase “se a vida te der um limão, faça uma limonada”, e descobri este, o período perfeito para motivar nos filhos o hábito da organização e também ensinar sobre o desapego, aproveitando as férias para pedir que ajudem na organização e até na limpeza da casa. Sem dúvida a melhor hora para unir diversão e responsabilidade.

Prepare tudo de uma maneira que eles entendam o quanto é importante que colaborem nas tarefas que envolvem o lugar em que vivem, não vendo aquilo como uma obrigação, mas fazendo com que percebam os benefícios de uma casa organizada e limpa. Tarefas simples, mas tão importantes no dia a dia.

Arrumar a cama, lavar e secar a louça, arrumar e tirar a mesa no almoço, lanche e jantar. Ensiná-los que são responsáveis por guardar os brinquedos que tiram do lugar, não se esquecendo de manter sempre o pulso firme, pois se deixar, a tendência é que eles sejam desorganizados sempre.

Claro que você não irá conseguir manter a casa em ordem o tempo todo, mas estará no caminho certo orientando as crianças e plantando a sementinha para serem adultos organizados não abrindo mão de passar esses momentos ao lado deles, estimulando boas práticas que serão levadas para toda a vida. Isso não é maravilhoso?

Separei algumas dicas que poderão ajudar a manter as coisas sob controle com a colaboração da galerinha durante as férias e manter a casa com o mínimo de bagunça possível. Confere aí:

Determine um lugar ou um cômodo em especial para eles poderem brincar tranquilamente. Isso evitará bagunça no quarto, sala, varanda, escritório e brinquedos espalhados nesses lugares. Caso isso não funcione, faça com que recolham todos os brinquedos daquele cômodo primeiro, para que possam ir para outro. Não deixe que a casa toda vire uma brinquedoteca.

Estipule horários para as brincadeiras, refeições, tomar banho e dormir. É interessante que não saiam da rotina durante as férias porque quando as aulas retornarem o esforço para voltar ao normal será redobrado. Impor limites e regras é fundamental.

Procure deixar a mesa sempre com algumas guloseimas, tipo bolo, pipoca, suco, sanduiche, pois assim, sempre que a fome bater, o lanchinho estará ao alcance deles, facilitando para você o vai e vem na cozinha.

Organize os brinquedos em caixas e identifique cada uma com os brinquedos que ali serão guardados. Isso irá facilitar para as crianças tanto na hora de procurarem por eles, quanto na hora de guardarem. Por exemplo, uma caixa para as bonecas, uma para os carrinhos, uma para os jogos, e assim por diante.

Aproveite que nas férias tem bastante tempo livre, e junto com eles, separe as roupas que já não servem e os brinquedos que já enjoaram e não brincam mais. Converse e explique que serão doados para crianças carentes e enfatize que estão praticando uma boa ação e fazendo um amiguinho feliz. Não se esqueça de descartar as roupas que estiverem rasgadas, furadas, manchadas e os brinquedos danificados.

Tenha sempre em mente que tudo na vida requer planejamento e que se organizar antes é garantia de mais tranquilidade.

Viu como não é difícil manter a casa organizada e poder aproveitar as férias com a família de modo mais leve? Quando tudo está sob controle, não tem erro.

Curtiu as dicas? Então corre lá que ainda dá tempo de se organizar. Boas férias!

 

Sobre a autora: Morgana Portella, administradora, Personal Organizer, tem sua linha própria de produtos organizadores, é amante da organização, extremamente perfeccionista e disciplinada. Por tudo isso decidiu transformar essa virtude em negócio levando as pessoas os benefícios e facilidade que uma vida organizada proporciona

Redaçāo Anpop Brasil