Um ponto importante dentro do trabalho de uma profissional de organização é saber quanto e como cobrar pelo seu serviço. Um possível cliente que acompanhou sua rotina por alguns dias, gostou do seu trabalho e resolveu lhe contratar para um projeto de organização, e agora? Como elaborar um orçamento eficiente e correto ainda é um grande desafio e gera muitas dúvidas às profissionais da área, principalmente aquelas que estão iniciando na profissão.
Todo o processo até o envio da proposta de orçamento deve ser muito bem elaborado, pois será determinante para o cliente fechar negócio ou não. Você já tem o cliente em potencial, interessado em lhe contratar, porém você não sabe como preparar esse documento, como fazer a proposta, quais informações devem conter, enfim, pontos relevantes que venham a atrair esse consumidor.
Em qualquer projeto de organização, o orçamento é um documento muito importante, até porque é o primeiro contato válido entre o seu negócio e o cliente. Por esse motivo, nele devem constar as informações principais para a contratação do projeto.
Um orçamento nada mais é do que um documento onde nele é apresentado o custo discriminado do serviço a ser prestado, em que deve estar incluído os valores da mão de obra, dos materiais utilizados, produtos, descontos (se for o caso), taxas e até impostos. Ele que irá determinar os detalhes do serviço que você estará prestando e por isso é muito importante especificar o que será feito em cada etapa com todos os pormenores.
A gente sabe que algumas dúvidas poderão surgir na hora de você montar seu orçamento e por isso vamos lhe ajudar com algumas dicas valiosas. Bora anotar então:
- Crie um cronograma com data de início e fim para o projeto
- Elabore um escopo do projeto
- Determine o valor que será cobrado pelo seu serviço dentro do prazo estabelecido
- Estabeleça também um valor extra levando em consideração algum imprevisto que possa ocasionar algum atraso
- Tenha uma tabela pronta de serviços diferenciados ou complementares que, por ventura, o cliente venha a solicitar durante o projeto. Aqui entram aquelas situações em que muitas vezes precisamos terceirizar o serviço de outro profissional (detalhe o custo desse serviço)
- No documento deverá conter os dados do seu negócio (razão social, CNPJ, endereço, etc) e também do seu cliente (nome, CPF, endereço, etc)
- Procure ser justo no valor que irá cobrar. Busque o equilíbrio onde consiga cobrir os custos e ao mesmo tempo obter lucro. Avalie primeiro a média cobrada pela concorrência antes de fazer o seu preço, para não correr o risco de ficar destoante dos demais e acabar não fechando negócio ou até mesmo perdendo clientes.
Outro ponto relevante é a forma como você apresentará esse orçamento ao cliente. Um documento atrativo, com certeza chamará mais a atenção. Não envie um e-mail apenas com um arquivo contendo uma tabela de preços. Procure mostrar ao seu futuro cliente todo o valor agregado ao seu trabalho e como você estará lhe ajudando naquilo que está buscando.
Quem aí não fica ansioso quando recebe um pedido de orçamento? Quando surge a oportunidade, a vontade e a pressão de enviar logo a resposta para o cliente, é grande. Mas calma aí. Primeiramente, dedique um tempo para conversar com seu cliente, descobrir a real necessidade dele, o porquê de ele ter lhe procurado, de que maneira você poderá lhe atender de forma eficiente. Mesmo essa resenha sendo muito importante, não prolongue demais o envio do orçamento. Não se demore entre a realização da análise e o envio.
Quando for desenvolver o escopo do seu projeto, organize bem as ideias, trace o esboço do que pretende fazer, programe o passo a passo e confira detalhadamente todo o processo antes de enviar. Assim, você fará orçamentos mais assertivos e dessa forma terá uma margem muito pequena de erro na precificação. Um macete que auxilia bastante é fazer aquelas perguntinhas básicas, onde, o que, quem, como, quando, e o por que, desse projeto:
Onde: Importante saber onde será executado o projeto, para que se possa mensurar custos com deslocamento e alimentação
O que: Anotar o que precisará ser feito e entregue ao longo do projeto
Quem: Na execução do projeto, quem fará o que (vai precisar de assistentes? Quantas? Quem atuará em cada função?)
Como: A realização do projeto, como será sua execução? Começo, meio e fim
Quando: Qual será a data de início e fim do projeto?
Por que: Os motivos pelos quais escolheu a assistente X (porque ela é fera em dobras de rouparia, por exemplo), os organizadores da loja Y (porque fazem consignação, por exemplo), enfim, aqui todos os demais questionamentos da sua proposta.
Depois disso tudo, com certeza ficará muito mais fácil para você, orçar o custo do serviço que irá prestar. Outra dica das boas, é você ter já uma tabela de valores para auxiliar na sua precificação. Você poderá montar o orçamento cobrando em cima da hora de trabalho, ou diária, ou até mesmo pela prestação daquele serviço, ou seja, o projeto como um todo. O modo não importa, mas lembre-se que a composição do valor a ser cobrado deve ter uma margem realista, porém, nunca esqueça de evitar descontos que desvalorizam o seu trabalho, na ânsia por fechar aquele projeto.
Quando temos uma estimativa de custo do projeto, conseguimos manter o planejamento financeiro do nosso negócio em ordem, sem surpresas desagradáveis lá na frente.
Como foi colocado acima, o orçamento precisa ter atrativos, portanto, não se restrinja apenas em apresentar custos de serviços. Apresente nele também o valor (benefício) do seu trabalho, o que ele irá ganhar lhe contratando. Descreva resumidamente o seu perfil profissional, especialidades, experiências, os valores que sua empresa defende e até algum caso de sucesso, mas tudo de forma muito sucinta.
Entendeu como é importante o orçamento para o seu negócio? Conseguiu perceber que todos os cuidados elencados aqui, farão a diferença no processo? E se você ainda não havia pensado dessa forma, que tal experimentar, afinal é sobre o seu negócio, não é mesmo?
Então agora é a sua vez! Depois dessas dicas, prepara-se para aumentar suas visitas e fechar muitos projetos.
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer