Gostaríamos de começar falando sobre a palavra comunicar:
- Verbo transitivo direto e bitransitivo: fazer chegar, transmitir (mensagem, informação, ordem etc.). “c. uma ideia”.
- Verbo bitransitivo e pronominal: passar ou deixar passar (força, energia etc.); transmitir(-se). “c. movimento a uma peça rotativa”.
A Comunicação verbal é todo tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada, que pode vir ou não acompanhada de alguma gesticulação no formato falado.
O sucesso da Comunicação verbal depende da clareza das mensagens passadas, e esta clareza está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informações, e do momento que cada interlocutor está e que recebe essa informação, pois dependendo do dia, uma das partes pode não estar tão bem assim e acabar distorcendo ou interpretando erroneamente a mensagem transmitida.
Enquanto a Comunicação verbal auxilia na comunicação dos eventos externos, a Comunicação não verbal ajuda a estabelecer e manter as relações interpessoais. As pessoas usam essa forma para expressar emoções e atitudes, apresentar sua personalidade, fazer uma saudação, entre outras coisas. Poderíamos definir a Comunicação não verbal como sendo a capacidade de se comunicar por meio de gestos, olhares, sinais, expressões corporais ou faciais e reações do corpo aos diversos estímulos do ambiente e das pessoas que nos cercam.
Se fazer entender, se comunicar e se expressar assertivamente é uma arte, verbalmente ou não, e as duas modalidades são muito importantes. Embora a linguagem verbal seja ainda a mais “valorizada” vamos dizer assim, eu daria uma atenção especial a Comunicação não verbal, pois ela nos dá pistas muitas vezes muito mais valiosas do que a Comunicação verbal. Fica a dica!
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal