O comitê de Ética é essencial para apoiar a conduta dos profissionais de organização. Elas estāo estruturando ações e o primeiro passo nessa direção é se aproximar de você, associado.
Conheça a equipe voluntária:
“Sou Fernanda Graeff, gaúcha, educadora de formação e organizadora profissional desde 2011. Abandonei as salas de aula em busca de uma realização profissional maior, que encontrei através desta atividade.
Atualmente me considero uma educadora da organização. Estou a frente de duas empresas relacionadas exclusivamente à organização profissional: a Armonizzare Ambiente Organizados, que iniciei sozinha em 2011 e hoje tem como sócia Betina Kuntzler, e a AFDuo Capacitação em Organização onde sou sócia de Ana Ziccardi e juntas capacitamos novas organizadoras desde 2013.
Procurei sempre ver além dos horizontes da minha região e me mantive sempre conectada com tudo que acontecia no mercado de organização em todo Brasil. Por isso estou na ANPOP mesmo antes de ela existir de fato no papel.
Tenho orgulho de ser sócia pioneira da ANPOP, e considero um grande momento de nossa atividade a criação desta associação. Desde o princípio das atividades do Comitê de Ética (2015), estou presente e atuante, nestes anos desenvolvi junto à ANPOP, material relacionado a proteção de marca e direito autoral e junto ao comitê de comunicação desenvolvemos o manual de uso da MARCA ANPOP, ambos estão disponíveis na sua área do associado para sua leitura e uso.
Mas meus anos de dedicação solitária a ANPOP terminaram! Este ano recebi com alegria duas novas colaboradoras que irei apresentar a vocês.”
“Me chamo Alice Santos, sou baiana e moro no Rio de Janeiro desde 2009. Sou casada e tenho uma filha de 5 anos. Sou formada em Ciência da Computação e trabalho como Gerente de projetos de tecnologia em uma multinacional. Em 2015 percebi que faltava algo e em uma jornada de autoconhecimento percebi que a organização era o caminho. Foi abraçando a organização de maneira criativa que criei a Avesso do Caos como um projeto paralelo e desde então venho espalhando a organização por aí através de muito conteúdo no blog e redes sociais, elaboração e comercialização de ebooks e realização de consultoria online em organização pessoal e produtividade. Tenho também a parceria 3D Ordem com duas amigas e colegas profissionais de organização para auxiliar na capacitação de outros profissionais da área olhando para a profissão além da dimensão técnica, envolvendo também as dimensões negócio e pessoas. Tenho uma outra parceria para elaboração de episódios do Podcast Projeto Papo na Rede com ideias e inspiração relacionados a Organização e Bem-estar.
Desde 2016 sou associada ANPOP pois acredito que estamos construindo uma nova profissão e que nesse contexto a participação dos profissionais é essencial. Me candidatei a voluntária no comitê de ética pois acredito que a ética é a base para uma boa conduta profissional e que juntos podemos educar o mercado a valorizar a nossa profissão e educar os profissionais a se valorizarem a partir da aplicação de princípios e valores em grupo. A revolução começa dentro da gente e juntos podemos fazer muito, inclusive um mundo melhor através da organização. Vamos juntos?”
“Sou Adriana Sabino, sou maranhense e atualmente moro em São Bernardo do Campo-SP. Sou casada. Formada em Administração de Empresas, mais de 14 anos atuando na área administrativa, financeira e compras, em empresas de médio e grande porte.
Vi na profissão de Personal Organizer uma realização pessoal, ao poder transformar a vida das pessoas através da organização.
Quero ser uma profissional cada vez melhor, poder aprender ainda mais, ensinar , e transformar a vida das pessoas através da organização, de uma forma simples e prática.
Sou associada à ANPOP desde 2016, pois, acredito que através dela, podemos ganhar mais força e assim tornar nossa profissão reconhecida em nosso país.
Me candidatei a ser voluntária no Comitê de Éica , pois acredito que toda profissão tem seus princípios e valores, e a nossa não deve ser diferente, quero colaborar para que tudo isso se torne possível, e que a nossa profissão seja reconhecida como realmente merece ser.”
Agora que você já conhece o comitê, vamos falar um pouco sobre ética?
Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella as três perguntas essenciais para cuidar da vida coletiva são:
- Quero?
- Devo?
- Posso?
A ética portanto envolve as respostas dos indivíduos com base em seus princípios e valores. Isso significa que a ética é uma construção coletiva, que está em constante mudança e pois deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade.
Quando falamos da ética no contexto da nossa associação estamos falando sobre definir e salvaguardar os princípios e valores que devem nortear a nossa conduta enquanto profissionais de organização e produtividade.
O comitê de ética irá ajudar a definir e cuidar para que a conduta dos profissionais associados esteja de acordo com os valores e princípios estabelecidos pela associação.
Foi iniciada uma nova fase do comitê em que estāo buscando construir democraticamente e disseminar esse conjunto de valores éticos. Elas estāo planejando muitas novidades, e para conseguirmos realizar um bom trabalho precisamos da sua participação. Convidamos você a nos ajudar preenchendo um questionário que será enviado, em breve para todos os associados por e-mail onde buscamos entender sua relação com o código de ética existente hoje e termos um panorama geral de como anda a conduta dos associados em relação ao código existente.
Esse é o primeiro passo, o diagnóstico da situação. A partir daí vamos começar a disseminar conceitos e dicas de conduta e então passaremos a refletir em conjunto e rever os princípios e valores que juntos entendemos que devam fazer parte da nossa associação.
Contamos com a sua colaboração! Juntos somos mais fortes!
E-mail: etica@anpop.com.br