ANPOP Brasil

Já que o mês é das crianças, vamos dedicar o post a elas. E não vamos generalizar afirmando que crianças em casa lembra bagunça. Claro que é um dos maiores desafios da existência humana manter a casa organizada e limpa com elas, mas com jeitinho a gente consegue modificar esse cenário.

Antes de tudo, é muito importante que os pais saibam que ensiná-las a ter cuidados com a casa onde vivem, as ajuda a desenvolver valores, competências e habilidades para a vida. Aí está a verdadeira atenção na hora de ensinar seus filhos a ter regras, pois muitas famílias possuem funcionárias domésticas e acabam não aprendendo como cuidar da casa e de suas próprias coisas. Isso pode ser prejudicial a eles na idade adulta, transformando essas crianças em adultos que não conseguem assumir compromissos e responsabilidades além de não conseguir se planejar e correr atrás de seus objetivos.

Calma! Você não vai precisar ser uma mãe ou pai perverso. Basta orientar da maneira certa, pedir com carinho sem deixar de lado uma certa autoridade e nós vamos ajudar com algumas dicas bem legais.

A primeira dica é que antes de tudo, você ajude seus filhos a planejarem a organização e a limpeza e como irão realiza-la, já tendo em vista que tipo de objetos e utensílios irão utilizar. Por exemplo, se irão organizar os brinquedos, sugerimos o uso das caixas organizadoras, cestos, que são ótimas para a guarda de miudezas, livros, coleções, etc. Se , se irão aspirar ou varrer a casa, ter em mãos o aspirador de pó ou as vassouras. Esses detalhes, com certeza, fazem toda a diferença e facilitam muito.  

Ensine como arrumar. Mostre como arrumar a cama, dobrar as roupas e organizar o armário. Incentive-os desde cedo a criar hábitos dentro de casa, assim, essa ajuda que eles estarão dando não soará como uma responsabilidade, e sim, como algo normal, natural, e eles farão até com uma certa dose de bom humor.

Defina uma rotina para cada criança, com limites determinados, tipo tempo no banho, horário para dormir, quanto tempo poderá ficar no celular, televisão, videogame, etc.

Determine limites. Você precisará ter claro o que pedir, como cobrar por isso e o que será ou não permitido. Exija um mínimo de organização e limpeza no quarto deles, com as coisas da escola e também com as coisas dos demais familiares. É bom ter em mente que tudo em excesso também não será lá uma boa ideia. Então é bom começar aos poucos, ir com calma, pois ficar pegando no pé também irá tornar as tarefas mais onerosas e creio não ser o melhor caminho para o sucesso da empreitada.

Considere um ponto muito importante: você deve dar o exemplo. De nada irá adiantar pedir que as crianças colaborem na manutenção da organização e da limpeza da casa se você não se organiza, deixa tudo largado, sem limpar, etc. A tendência normal é eles repetirem nossas atitudes. Você é o modelo, o exemplo para eles. Faça a sua parte, para que eles possam espelhar-se em você.  

E outra coisa que acho super legal e de certa forma estimulante, são as recompensas. Se elas cumprirem com as tarefas a contento, sem reclamações, tudo numa boa e bem feito, retribua de uma maneira, poderá ser algo que ela vem desejando, um passeio em algum lugar que ela ache interessante, enfim, você saberá aquilo que será mais adequado.

Sem dúvida ensinar organização para as crianças desde cedo é muito importante e com isso poderemos visualizar desde bem cedo no que elas acabam se saindo melhor, suas aptidões, enfim, de tudo na vida a gente tira um aprendizado, não é mesmo?

E para dar mais uma forcinha, deixaremos abaixo uma tabelinha com as tarefas domésticas que podem ser delegadas às crianças de acordo com a sua idade. 

Gostou das dicas? Então bora lá compartilhar com as amigas!

Autoria Morgana Portella Organizer

Redaçāo Anpop Brasil