Apesar dos tempos serem outros, ainda existe um protocolo a seguir para preservar e garantir uma boa imagem no ambiente de trabalho. O Home office afetou também nossa maneira de se vestir, mesmo assim o cuidado com a imagem nunca esteve tão em pauta como agora.
Para cada ramo de trabalho, atividade e/ou empresa, o protocolo pode mudar, principalmente para quem atua nas áreas de Tecnologia e Comunicação, mas nunca se esqueça que, independentemente do ramo de atividade, do seu cargo ou profissão, a imagem comunica, então fique atento/a ao que você deseja comunicar.
Para o trabalho virtual, a recomendação é a mesma que no presencial, pois você estará interagindo com outra pessoa do mesmo jeito. O único quesito que muda é o calçado, que, no Home office, pode ser mais confortável e descontraido.
A ideia com essas dicas não é fazer você ser outra pessoa, e sim se rever como anda se mostrando no ambiente corporativo, pois além de você estar levando seu nome, está levando também o nome da empresa para a qual trabalha.
Bora para as dicas?
- Se você não trabalha com moda, nem em TI, nem em empresas de comunicação, cuidado com a cor muito extravagante com a qual pinta seu cabelo.
- Acessórios exagerados e barulhentos também não são bem-vindos no ambiente corporativo.
- Roupas curtas, apertadas e/ou decotadas demais idem. O recomendado são saias de no máximo 4 dedos acima do joelho, roupas do seu número de manequim e decotes de no máximo 1cm abaixo da divisão dos seios.
- Calças baixas, jeans rasgado demais, regatas – no caso dos rapazes, e barriga a mostra, também não são bem-vindos, mesmo que sua barriga seja um sucesso.
- Igualmente com a maquiagem, que requer um cuidado especial, é trabalho não balada.
- Leggings e roupas de ginástica foram feitos para usar na academia.
- Chinelos só em casa ou na praia.
- Evite saltos extremamente altos.
- Se for usar sandália, cuidado com o tamanho, experimente um número menor que seu pé para não ficar sobrando um tanto atrás no calcanhar.
- Cuidado também com tatuagens e piercings em excesso, ainda sofremos um certo preconceito em relação a isso.
Bom senso é tudo então temos certeza que com essas dicas você vai saber o que fazer.
Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal