Passamos por um período de alta considerável nos preços dos alimentos e este aumento vem impactando diretamente no nosso orçamento doméstico. E para adaptar esta sucessão de variação de preços, está sendo um desafio e tanto.
Como continuar se alimentando de forma saudável e com a qualidade de que tanto gostamos sem extrapolar o orçamento? Como conseguiremos adaptar nossas contas a tantas mudanças nos preços da nossa comida?
Leia com atenção às próximas dicas que estão logo abaixo e coloquem todas em prática para que você consiga rever o que pode ser melhorado em suas compras e economizar ao máximo.
Gostaríamos de lembrar também que estas dicas podem ser igualmente aplicadas tanto para as compras nos supermercados, quanto nos hortifruti e nas feiras livres.
1) Monte o seu cardápio semanal: antes de sair de casa a fazer suas compras, crie um cardápio semanal, principalmente se você não tem muito tempo para cozinhar ou se você não tem muita intimidade com a cozinha. Isso ajudará a não desperdiçar tempo desnecessário cozinhando vários tipos de comida diferentes em uma única semana. Também não perderá dinheiro, pois você saberá exatamente o que comprará.
2) Faça listas SEMPRE que sair para fazer as compras e SIGA fielmente a esta lista: JAMAIS saia de casa para ir ao supermercado sem sua lista de compras. Deixe-a em um local que seja visível e que todos possam ler e preencher. E claro, siga à risca o que está nela. Nada a mais, nada a menos. Evite ao máximo fugir ou comprar produtos que não estão contidos nela.
3) Crie uma rotina de compras: Evite ir ao mercado todos os dias (existem muitas pessoas que vão ao mercado TODOS OS DIAS) e crie uma rotina para fazer as compras de forma estratégica. Saiba quais os supermercados que são próximos à sua casa e os produtos que tem os melhores preços.
4) Não compre SOMENTE pelas marcas: Não se prenda apenas às marcas dos produtos de que gosta ou está habituada (o) a comprar. Muitas vezes nem olhamos o preço, apenas colocamos no carrinho.Aproveite para experimentar novos produtos de marcas que nem sempre estamos acostumadas (os), que são mais baratos e que podem ser tão boas quanto as que já compramos sempre.
5) Evite ir ao Supermercado com fome: Esta dica não parece, mas é muito importante. Faça uma refeição antes de ir ao mercado. Quando vamos ao mercado com fome, instintivamente compramos a mais e tendemos a comprar produtos para comer logo, principalmente os biscoitinhos e “besteirinhas” de que tanto gostamos e que não são nada baratas. Portanto, não vá correndo ao mercado, coma antes de sair de casa.
6) Aproveite os alimentos da estação do ano: Fique atenta (o) sempre aos alimentos da estação, pois eles são mais abundantes e neste período que há mais oferta deles, o preço tende a ser menor. Além disso, nosso cardápio fica variável.
A alimentação é um item essencial em nosso orçamento. Não conseguimos sobreviver sem nos alimentar por muito tempo, é uma necessidade básica. Portanto, saiba exatamente o que está comprando e como está gastando no supermercado. Revise sempre que possível os itens de suas compras. Nós mudamos nossos hábitos e nossa comida não está fora desta mudança. Siga as dicas que foram apresentadas e veja os resultados no seu bolso.
Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.