ANPOP Brasil

Em momentos de crise como a que estamos vivendo desde 2020, passamos por dúvidas e muitas vezes não sabemos o que fazer com a nossa empresa, não é verdade? E neste mês, desejamos compartilhar algumas dicas para que suas vendas alavanquem e que possa fazer mais dinheiro entrar no caixa do seu negócio.

Gostaríamos de dar algumas ideias (mesmo sabendo que há muitas outras) para que você comece a pensar, planejar e entrar em ação o mais rápido possível e dar a virada que seu empreendimento possa estar precisando atualmente.

Isso porque nas fases de crise, muitas vezes as vendas acabam caindo e as receitas diminuem por diversos fatores que podem nem ser por sua responsabilidade, mas que interferem diretamente na geração de renda da sua empresa. O aumento da inflação e a diminuição do poder de compra do nosso cliente exemplificam estes fatores.

Sem falar que uma ideia de outra pessoa, de alguém de “fora da caixinha”, diferente, possibilita uma inspiração para novas ações e consequentemente novos resultados. E é para isso que estamos todos os meses aqui para contribuir com novas ideias, novos olhares para que você e sua empresa cresçam sempre!

E então, como poderá fazer para melhorar suas vendas e fazer mais dinheiro entrar no caixa do seu negócio? Seguem abaixo 5 dicas especiais para você iniciar o trabalho com muito afinco para alavancar as vendas do seu negócio e fazer uma virada nele. Vamos lá?

  • Analise quais produtos você vende mais: A organização financeira é essencial para saber a realidade de sua receita (os valores que entram na empresa) e suas despesas (os gastos da sua empresa). E além disso, será muito importante que você saiba com propriedade quais os produtos que você vende mais para que possa fazer campanhas para vender mais ainda, por exemplo. Sem fazer isso, ou seja, sem você analisar a fundo a sua empresa, sem conhece-la muito bem financeiramente, não terá condições de saber como fará para vender mais e melhor. Não tem outra forma nem “jeitinho” para melhorar sua performance de vendas.
  • Após fazer a Organização de sua empresa, você terá a clareza se o seu produto está já precisando de outro que o complemente ou se será necessário criar um produto inovador. Um exemplo de criação de um produto complementar de venda: você é Personal Organizer e até o momento está fazendo somente os Projetos de Organização, entretanto está em uma fase com poucos clientes. Para complementar suas entradas, você poderia revender produtos de Organização para outras colegas P.O’s (é como nos denominamos também) e para clientes que você já fez projetos anteriores. Ou poderá vender e-books ensinando como fazer a Organização para seus clientes que desejam contratar seus serviços, mas não têm condições de pagar por eles. Ou também fazer consultorias para ajudar alguns clientes que são organizados, mas que precisam de alguma ajuda pontual.
  • Nesta dica há a possibilidade de criar produtos que ajude a manter o cliente sempre consumindo seus produtos/serviços. Um exemplo interessante é o do cartão fidelidade. Você tem uma cafeteria e seu cliente compra um café e vai preenchendo o cartão e após preencher este mesmo cartão com 10 cafezinhos, ele ganha o 11º café. O seu cliente, quando tiver vontade de tomar um cafezinho, tende a comprar em sua loja para completar o cartão mais rápido. Isso é muito comum também em lojas de bolos, salões de beleza e de estética etc. E caso o seu setor não faça isso com tanta frequência, você pode pensar o seguinte: o que minha empresa pode oferecer pra que meu cliente fidelize e esteja sempre consumindo meus produtos? 
  • Este é um ponto que precisamos voltar à primeira dica para ter uma referência. Com as finanças da sua empresa organizada, você terá uma clareza quanto às suas despesas. Planeje sempre (pelo menos) um dia no mês para rever suas despesas e se o preço de seus produtos está condizente com elas. E ao saber o quanto você gasta, será mais fácil para dar o preço justo de seu produto ou serviço que oferece. Veja sempre se há possibilidade de o melhor preço e dar descontos justos aos seus clientes. Sem falar que com o preço certo, você poderá ter um bom lucro com a sua empresa.
  • Não adiantará muito fazer a Organização de seu negócio se você não rever sempre que possível suas despesas e receitas. Coloque (pelo menos) um dia na sua agenda no mês somente para rever todas as suas entradas e todas as suas saídas e pense sempre nas seguintes perguntas:

Vale uma observação: esta parte de reservar um dia no mês para analisar as entradas e saídas é tão importante, que repetimos algumas vezes neste artigo. Caso não se dedique a olhar o que acontece com o dinheiro da sua empresa, o que você está fazendo com ele, e o que deverá fazer para usá-lo melhor, dificilmente seu negócio crescerá.

Nossa dica extra e final é que não postergue mais tempo para começar a usar estas dicas e fazer mais dinheiro na sua empresa. Muitas vezes você poderá fazer mais dinheiro com menos esforço que pensa. Só de parar para olhar com calma as finanças do seu negócio, poderá se surpreender! E depois de olhar para dentro das finanças e fazer uma boa “limpeza” financeira, aí sim, poderá pensar em como captar mais receitas com as vendas. E nunca se esqueça que para ter sucesso, tudo começa internamente para que ela cresça.

Como a gente sempre diz: Não é num “passe de mágica. É necessário ter muita persistência! Persistência sempre!

Sucesso nas vendas e no seu negócio!

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

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