ANPOP Brasil

Quem nunca teve dúvida sobre precificação, atire a primeira pedra! Precificar é um tema que geralmente aparece como uma interrogativa quando falamos em organização financeira para empreendedores. E não é raro surgir dificuldades para formar o melhor preço para o seu produto ou serviço. É preciso ter alguns cuidados e prestar atenção em alguns detalhes antes mesmo de definir quanto ele custará.

Quando você consegue construir um preço bom e justo (tanto para você, quanto para o seu cliente) em seus produtos, e administrar com cuidado suas receitas e despesas, garantirá que seu negócio gere lucro e margem para crescimento.

E antes de você sentar para planejar e formar este valor com muito cuidado, seguiremos com algumas dicas:

Se não organizar, não saberá qual o preço cobrar: Tudo começa com a Organização das Finanças do seu Negócio. Sim! Sempre batemos na mesma tecla, sem cansar. A importância de cuidar do dinheiro da sua empresa é tão grande, que se você não o fizer, ela poderá “morrer” em poucos anos. Sua empresa precisa lucrar e crescer, e para que isso aconteça, deverá fazer um trabalho consistente com as finanças. Escolher a melhor ferramenta que você cuidará do dinheiro; registrar TODO o movimento financeiro de sua empresa (tudo o que entra e o que sai). Além de fazer o que foi descrito acima, depois que tiver com as contas da sua empresa organizadas, deverá ENTENDER como estão as Finanças do seu negócio.

Saiba exatamente quais são os Gastos da sua Empresa: depois que você tiver suas contas Organizadas, terá mais precisão de todos os seus gastos. Ou seja, entenderá em quais categorias está sendo gasto o dinheiro. E a partir disso, compreenderá se o preço que você estipulou em seus produtos estão de acordo com as necessidades de sua empresa. As perguntas a seguir ajudarão neste momento: quais são as suas despesas fixas? E suas despesas variáveis? Quais são os gastos que você paga temporariamente? Quanto mais clareza tiver sobre seus gastos, mais fácil será para definir o melhor preço.

Tenha o valor do seu pró-labore: esta dica está intimamente ligada aos itens 1 e 2, porque é uma despesa da sua empresa e ela precisa ser inserida na organização financeira. Em resumo: o pró-labore é o pagamento do seu salário. É uma das formas de separar as contas da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica. Conheça detalhadamente as suas contas pessoais para, a partir daí, formar um pró-labore que seja ideal para você. E este ponto é delicado, pois deve-se ter muito cuidado para que o pró-labore não esteja “desfalcando” as contas do seu negócio.

O lucro também é importante: sem lucro, nenhuma empresa cresce. É um fato! E você necessariamente precisa definir qual será a porcentagem de lucro que terá por mês. Ele DEVE ser incluso no cálculo de TODOS os seus produtos.

O Planejamento da sua Agenda também define: esta é uma dica que parece não ter ligação com o preço, mas tem sim. Principalmente para quem trabalha com serviços, como as profissionais da organização. Saber quantos dias da semana vai se dedicar à sua profissão, qual o seu horário de trabalho ou qual o espaço em sua agenda que tem para vender é um detalhe que faz a diferença na precificação. Antes de você formar o preço de seu produto, pense nas seguintes questões:

  • Quantos dias no mês você trabalhará para vender seus produtos e serviços?
  • Quantas horas por dia de trabalho terá para focar nas vendas?
  • Quantos produtos deverá vender por dia, por semana e por mês para conseguir pagar todas as suas despesas e também ter lucro?

A fim de formar o número justo para cada produto que vender, deverá saber de detalhes, como as dicas que colocamos acima. Partindo delas, já é possível pensar em um preço ideal tanto para você, quanto para a sua empresa e o principal: para o seu cliente.

Bons preços no seu negócio!

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

Redaçāo Anpop Brasil