O mês de julho está quase terminando, mas as férias de algumas crianças ainda não! Alguém lembra de como contávamos os dias para podermos “ser livres” ? Acordar sem despertador, assistir televisão até a hora que quisesse, brincar com amigos até tarde.
Acreditamos que vocês também devam ter muitas histórias para contar que aconteceram durante as suas férias. E assim também não será diferente com suas crias. É um momento único e que o tempo não poderá fazer voltar.
Resolvemos compartilhar algumas dicas valiosíssimas para você investir com seus filhos. Financeiramente falando, a nossa proposta é que você consiga aproveitar muito esses dias sem descontrolar seu orçamento. Sim, é possível!
Quem disse que para fazer os filhos felizes, precisa gastar “rios de dinheiro”? Quem disse que os seus filhos quando crescerem vão se lembrar do tanto de brinquedo e de presentes que gasta dando a eles?
Vamos às dicas então? Lá vai!
1) Há vida além do shopping! Todas gostamos demais de ir ao shopping, quem não gosta, né? Porém, para quem está precisando cortar gastos, ou precisa controlar um pouco mais as contas, precisa usar a criatividade para ir com menos frequência a este lugar onde se oferece tantas tentações para nós. A dica não é: Nunca mais vá ao shopping! Mas podemos sugerir o seguinte: Coloque o shopping como uma das últimas opções de lazer durante as férias. Procure outros lugares (que serão mencionados nas próximas dicas) e atividades que possam gastar menos e passar mais tempo com eles.
2) Faça atividades lúdicas, que gastem pouco. Pintar, desenhar, brincar de massinha, de videogame, jogos de tabuleiro, jogo de mímica, entre outros distraem, divertem e ao mesmo tempo ensina. Sem falar que você utiliza os brinquedos que as crianças já possuem em casa. Pode ser o momento inclusive, de vocês juntos pegarem aqueles brinquedos que estão escondidos no armário e verificar se ainda são da faixa etária deles ou se não querem mais brincar com eles.
3) Em tempos de pandemia, explore espaços a céu aberto e arejado: Você tem brincado com seus filhos, no play do prédio? Tem saído para passear com eles em um parque perto de sua casa? Caso você tenha acesso para ir a locais públicos, por quê não sair de casa com eles para fazer um piquenique? Saia com eles para andar de bicicleta, andar de patins, de patinete. Saindo um pouco de casa e gastando menos, tá valendo!!!
4) Festa do Pijama e rodízio na casa dos amiguinhos também ajuda! Se seus filhos já tem a turminha de amiguinhos, a dica é fazer algumas festas do pijama. Sabemos que terão muitos pais que não irão gostar muito da ideia, mas eles NUNCA vão se esquecer de quando dormiam na casa dos coleguinhas. Sim, o trabalho fica TODO com os pais. Mas podem confiar, eles vão te agradecer por terem a oportunidade de fazer bagunça com os amiguinhos. A gente nunca se esquece das noites “não dormidas” na casa das amigas e elas em nossa casa. Financeiramente falando, você vai poupar com gastos de comida fora de casa, com despesas como estacionamento, ingressos, lanches e as coisas extras que sempre aparecem. Mas emocionalmente falando, você vai proporcionar a elas momentos inesquecíveis, que dinheiro nenhum neste mundo pode pagar. Pense bem nisso.
5) O tempo é o que há de mais valioso para investir com eles. Você já parou para pensar nas lembranças de infância que você teve? Estas lembranças são ligadas somente aos brinquedos que ganhou OU também possuem os momentos de brincadeiras e com os amiguinhos, com os primos, com seus pais e avós jogando e passando o tempo com você? Então nós sugerimos fortemente que você aproveite AO MÁXIMO o pouco tempo que tem de seus dias (sim, temos pouco tempo do nosso dia para estar com os filhos) para se dedicar aos seus filhos. Quanto mais tempo educando, instruindo, ensinando e brincando com eles, melhor. O tempo é uma das coisas mais valiosas que temos e devemos usá-lo da melhor maneira possível.
Aproveite este período e divirta-se muito com seus filhos. Eles merecem brincar e ter tempos preciosos com você. Pense nisso.
Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.