Você já deve ter ouvido falar sobre as soft skills e hard skills, mas caso ainda não seja tão familiar, vamos explorar melhor o assunto no texto a seguir.
Soft skills e hard skills são as habilidades que o mercado corporativo e as áreas de Recursos Humanos estão procurando nos profissionais e de modo geral para os profissionais de organização e produtividade não está sendo diferente, esses termos remetem às competências que possuímos, divididas em dois grupos:
- Soft skills: habilidades humanas ou comportamentais
- Hard skills: habilidades técnicas
Vamos então, diferenciar soft skills e hard skills
As hard skills são as habilidades ou técnicas que aprendemos em salas de aulas, cursos técnicos, na graduação ou em especializações que podem ser ensinadas e com as quais aplicamos em nossos serviços ou mão de obra. Habilidades que, por vezes, estão relacionadas à nossa formação técnica, é um conhecimento que nos permite ter uma função dentro de uma organização.
Já as soft skills, são as habilidades humanas ou comportamentais, que são intrínsecas a nós e que serão de extremo valor para o nosso comportamento, seja no ambiente de trabalho, relações com equipes, dentro de uma organização ou do seu próprio negócio.
Vamos imaginar que numa visita a um potencial cliente, uma Personal Organizer não terá uma próxima fase caso tenha demonstrado arrogância, inflexibilidade ou falta de empatia durante um atendimento. Isso significa que a profissional não possui soft skills necessárias para tornar a execução do projeto produtiva e acolhedora, por menor que seja a quantidade de horas a serem trabalhadas. Vale, salientar, é claro, que esse comportamento não tem relação alguma com as condutas profissionais.
Diante da evolução do mercado de trabalho, as habilidades técnicas deram lugar às habilidades humanas. Isso quer dizer que as hard skills, que antes eram um diferencial, agora são essenciais em uma apresentação ou currículo. Mas, são as soft skills que distinguem dois profissionais com a mesma formação, por exemplo.
A seguir, observe detalhadamente o que cada uma dessas habilidades significa.
Hard skills: habilidades técnicas
São as habilidades técnicas adquiridas durante a vida, que foram aprendidas, podem ser ensinadas e também quantificadas. São destacadas nas apresentações, portfólios e currículos, afinal, é através delas que o mercado avalia se estamos preparadas para as demandas e entregas independente da nossa função ou cargo ocupado. E se você ainda não destacou suas informações e habilidades no seu perfil profissional, veja alguns exemplos:
- Cursos técnicos de Personal Organizer.
- Graduação, mestrado, doutorado, especializações.
- Cursos rápidos e de extensão.
- Domínio de língua estrangeira.
- Mentorias.
- Treinamentos, coaching, imersões e workshops.
- Curso de Excel.
- Curso de Design, Mesa Posta, Decoração.
- Curso de Marketing Digital, Negociação, Vendas, Precificação.
As habilidades citadas acima são essenciais em currículos, pois são elas que vão designar uma função ou cargo de trabalho para você, dentro de um mercado de trabalho. São elas, também, que definem a sua profissão, além de provarem que você tem qualificações para exercer determinada atividade ou administrar um negócio.
Para dar um exemplo mais próximo do que foi dito acima, imagine a seguinte situação: um potencial cliente contrataria uma arquiteta para organizar os ambientes de sua casa? Provavelmente não, certo? A não ser que essa arquiteta tenha alguma outra formação técnica de Personal Organizer comprovada em sua apresentação profissional. Caso contrário, dificilmente será consultada no mercado de especialista na área.
Soft skills: habilidades comportamentais
As habilidades humanas, geralmente, são reflexos da nossa personalidade e de nossos valores. Podem ser denominadas também como habilidades comportamentais ou interpessoais, considerando que estão relacionadas à comunicação, inteligência emocional e relacionamento com pessoas.
A contratação de profissionais com uma diversidade de habilidades comportamentais já é uma realidade nas contratações, seja nas organizações ou prestadores de serviços. É fato comprovado através de pesquisas, que essas habilidades podem influenciar diretamente nos resultados positivos dentro de empresas e organizações. Agora vamos aos exemplos de soft skills:
- Liderança
- Trabalho em equipe
- Ética
- Comunicação
- Organização
- Proatividade
- Empatia
- Pensamento Crítico
- Produtividade
- Criatividade
As habilidades comportamentais se diferenciam das hard skills porque são subjetivas, ou seja, são difíceis de avaliar ou quantificar. Também são destacadas em depoimentos, mensagens nas redes sociais, cartas de apresentação ou currículos, e você provavelmente precisará identificar oportunidades para falar sobre elas, seja em uma reunião de negócios, apresentação do seu trabalho etc.
Mas como demonstrar suas habilidades?
Agora que você já sabe da importância de ter soft skills destacadas em seu perfil, é preciso saber falar sobre elas. O que as pessoas e empresas buscam em profissionais com tais qualidades é a redução dos problemas durante a execução de qualquer trabalho ou projeto.
Ou seja: essas habilidades refletem diretamente na contratação do seu serviço, considerando técnica, agilidade, ética e comprometimento, de acordo com o perfil, padrões e expectativa de cada cliente. Profissionais nesse nível, promovem o engajamento e envolvimento constantes nas atividades desenvolvidas, assim terá um baixo nível de insatisfação e feedbacks positivos.
Que tal fazer uma autoavaliação, tendo esses dois grupos de habilidades como critério?
- Quais competências você possui?
- Quais experiências profissionais anteriores comprovam isso?
- Como as suas habilidades comportamentais podem ser demonstradas durante uma visita técnica ou apresentação comercial, através da linguagem e atitudes?
Com essas respostas e uma análise mais profunda do seu perfil, você estará preparada para ser mais completa, segura e competitiva diante de um mercado e consumidor cada vez mais exigente!
Autoria: Miryam Tolotto – Comitê de Planejamento