Do latim positūra, a postura é a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto. No sentido físico, a postura diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades – os membros, e o tronco.
Na Consultoria de Imagem trabalhamos a aparência, o comportamento e a comunicação, e a postura está diretamente ligada nesse tripé. Nós nos comunicamos mesmo sem estarmos nos comunicando verbalmente, pois nossa imagem é passada através da nossa postura diante dos fatos e situações através dos gestos e olhares.
Somos ou deveríamos ser a mesma pessoa, em essência e em relação a imagem que queremos passar, nas diversas situações e ambientes, principalmente quando estamos num ambiente informal como em casa, na praia, supermercado, academia ou festa.
Quando falamos em primeira impressão – e eu já falei sobre esse assunto aqui no passado – estamos falando num julgamento involuntário que nosso cérebro faz ao conhecermos alguém, onde ele avalia duas principais coisas: se somos confiáveis e se somos competentes. O tempo que ele leva para fazer essa avaliação leva de 3 a 30 segundos. A média varia, porém o espaço de tempo é curto e o objetivo, ambicioso!
A postura corporal está diretamente ligada ao nosso bem-estar. A forma como posicionamos nosso corpo influencia na nossa mente, humor, disposição e no organismo todo de modo geral, seja na posição em pé, como sentada ou deitada.
A postura profissional comportamental vai além de construir uma imagem positiva ou ser bem avaliado/a, abrange, essencialmente, os critérios ideais de como a pessoa se organiza e o que deseja construir.
A maneira como nos comportamos e como nos relacionamos com as pessoas com quem trabalhamos pode ajudar ou ir contra a como, quando e onde desejamos chegar. Portanto, vale a pena um momento de reflexão para se auto avaliar, ampliar seu autoconhecimento e ajustar o que for necessário.
Desejo muito sucesso à você!
Por Cristiane Belfiore, Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal