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Fim de ano chegando e com isso aquela correria danada: uma porção de tarefas para serem finalizadas, porém o tempo corre como um louco e a sensação de não conseguir realizar as coisas com calma e atenção vai tomando conta da gente. Diante desse dilema normal nessa época, para evitar o stress, não se enrolar e principalmente não esquecer de nada, o segredo é planejamento. Claramente dezembro é o mês de avaliar e planejar. Momento certo de avaliarmos os resultados do ano que passou e de traçarmos metas e elaborarmos um plano de ação para o ano que está prestes a iniciar.       

É muito importante que as coisas estejam em ordem para começar 2023 com tudo preparado para um ano cheio de trabalho e bastante promissor, afinal quem não sonha com isso? E nós vamos apresentar aqui algumas dicas para lhe ajudar a não se atrapalhar nessa correria de final de ano. 

Comece por identificar e ordenar as prioridades – É sempre bom não deixar para a última hora questões relevantes. Analise o que é mais importante, mais urgente de se resolver e o que não pode de forma alguma esperar. Dê uma olhada nos materiais que você utiliza em seu trabalho, se está precisando renovar o estoque, tarefas que se encontram pendentes em sua agenda, se puder antecipar algum pagamento de fornecedor, para começar o ano livre de contas e preparar um planejamento estratégico sólido para 2023.

Programe-se com as contas – Reveja o balanço de 2022 já com um olhar para o próximo ano. Se você tem um contador, solicite a ele o balancete para que você possa analisar suas contas com os devidos, créditos, débitos e saldo. O balancete é a demonstração financeira do seu negócio, pois através dele você pode acompanhar a evolução do seu empreendimento, das receitas e das despesas e assim ficar ao par da sua margem de lucro nos serviços e produtos, além de visualizar se você está cumprindo ou não a meta que traçou.   

Faça o inventário de estoque – Se você trabalha com venda de produtos além da prestação de serviços, inventariar o estoque é uma tarefa muito importante para que você consiga gerenciá-lo de forma correta. Isso é primordial para você ter sucesso no seu negócio. É muito simples, basta você contar as mercadorias. Procure colocar em uma planilha todos os itens que se encontram guardados no estoque, faça a contagem e coloque a quantidade de cada item. Assim você saberá o que tem, se tem algo que está em falta ou em pequena quantidade para os próximos projetos, o que não precisa de reposição e até alguma mercadoria que pode estar fora do prazo de validade. É um ótimo momento de analisar também itens que tem maior rotatividade de uso ou de vendas. Dependendo do tamanho do seu empreendimento pense na hipótese de automatizar os processos evitando prováveis furos no controle do estoque. Essas ações com certeza irão aprimorar os serviços que você oferece.       

Avalie 2022 – Para que você avalie adequadamente o desempenho do seu negócio em 2022, é fundamental que se compare as metas que foram estabelecidas lá no início desse ano com as que foram realizadas. Também importante fazer uma análise dos resultados por meio do balancete, programar o inventário do estoque e assim, fazer uma análise completa dos seus resultados de 2022. Vale muito a pena dedicar um tempinho para essa atividade, pois ela é fundamental para o futuro do seu negócio.

Planeje 2023 – Ele está quase aí, como imaginá-lo? O primeiro passo é definir os objetivos do seu trabalho/serviço para o próximo ano. Procure inovar naquilo que você oferece aos seus clientes. Aperfeiçoe a sua entrega, use a tecnologia para que você possa controlar de maneira mais adequada sua agenda, suas finanças, ações de marketing, estoque, técnica de vendas, etc. Para isso um planejamento estratégico bem estruturado é de suma importância também. Ele servirá como um guia para auxiliar o seu negócio a trilhar rumo ao sucesso. O planejamento estratégico é importante para que você desenvolva uma visão de médio e longo prazo na conquista de seus objetivos. Com ele você saberá a hora certa de ampliar o seu negócio oferecendo talvez mais serviços, aumentar suas vendas, investir mais na sua marca para quem sabe, posicioná-la como líder de mercado. E uma observação considerada mega importante: o lucro, utilize sempre de maneira eficiente, esse detalhe fará toda a diferença.

Não se esqueça das metas – Dentro do planejamento estratégico ainda, as metas devem ser sempre focadas no destino que você deseja para o seu negócio e não nos mecanismos que você irá utilizar para isso. Elas devem estar presentes na gestão do seu negócio todos os dias do ano, porque são elas que farão com que os planos que você idealizou para cada parte do seu empreendimento se concretizem. Digamos que você idealizou dobrar o seu faturamento em um ano, por exemplo. Crie metas que poderão ajudar a atingir esse propósito. Alcançar as metas com sucesso sempre estará atrelado a um plano de ação bem organizado, definido o que poderá ser feito, de que maneira será feito e quem será o responsável por fazer as atividades, quais serão os prazos e como será o acompanhamento e a gestão do mesmo.   

Quem de nós não sonha em terminar o ano com aquela sensação de dever cumprido? Com tudo em ordem e já planejado para começar 2023 com o pé direito? Temos a certeza de que se você seguir essas dicas já sairá na frente e fará a diferença perante a maioria das PO’s no mercado.

Então corre, porque 2023 está aí!

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

Redaçāo Anpop Brasil