Muitas de nós, com certeza já ouviram falar em “público-alvo”, mas pode ter ficado sem entender ou ainda, com dúvidas do que realmente isso tem a ver com a nossa profissão, com o nosso trabalho na organização.
Trata-se de uma ideia importante e atualmente muito utilizada pelo marketing para o mercado digital e nada mais é do que a parte da sociedade que seguramente será consumidora do nosso negócio, dos nossos serviços, dos nossos produtos. Parte essa para quem a nossa empresa irá direcionar as ações de marketing, de venda, etc.
Vivemos num mundo de muita informação e na correria, às voltas com tantas coisas à disposição no mercado, nos surge aquela dúvida: Como fazer para que o nosso serviço ou produto, seja percebido pelos outros, sendo que existem já uns muito parecidos, senão iguais aos nossos? Melhor dizendo, como vamos conseguir provocar a atenção dessas pessoas para o que nós desejamos mostrar a elas?
E é nessa hora que ter um público-alvo vai fazer todo o sentido. Quando conseguirmos estabelecer uma categoria de pessoas que possuem as mesmas particularidades em comum com aquilo que nós oferecemos no mercado, a nossa comunicação será mais direta e mais clara, e nós não precisaremos mais ficar acendendo uma vela para cada santo para que sejamos vistos, percebem?
Desta forma, a partir do momento que tivermos em mãos o perfil com os atributos principais dos consumidores dos nossos serviços ou produtos, iremos direcionar todo o nosso empenho para aquela espécie de consumidor. Assim, vamos evitar de tentar vender, por exemplo, um treinamento de empregadas para quem não tem empregada ou uma organização baby para uma casa onde residem somente idosos.
Mas, vejam bem, não devemos confundir público-alvo com clientes, pois nem todos que fazem parte do público-alvo irão efetivar uma venda. O público-alvo serve para que possamos conduzir as ações de marketing e vendas da nossa empresa, certo?
Temos que levar em conta coisas relevantes na hora de escolher nosso público, como a faixa de idade, profissão, escolaridade, hábitos de consumo, gênero, estado civil, quais os anseios, renda, onde reside, dentre outras em comum. Importante salientar que quanto mais completas forem as informações sobre o nosso cliente em potencial, melhor será a nossa comunicação com eles.
Convenhamos que nessa correria constante em que vivemos, com a falta de tempo para tudo, precisando conquistar nossos clientes na raça, ter um público-alvo estabelecido, é o que vai nos colocar na frente da concorrência, querendo ou não. Ter pré-estabelecido o grupo de pessoas que precisamos conquistar e como conquista-las, é algo que, com certeza fará com que evitemos de andar em círculos e assim, possamos fechar os meses com resultados positivos.
E por que é interessante definir um público para o nosso negócio? Porque quando focamos na definição desse público podemos intervir de modo direto na estratégia da nossa empresa. Diminuindo assim, os gastos e os estímulos em campanhas e publicidades sem retorno, desmotivação, um público que não entende o que a gente faz, o que a gente vende, clientes que não fidelizam e os obstáculos para conseguir um bom lugar no mercado, além da concorrência que poderá estar ficando mais forte.
Sem contar que a medida que o tempo passa, os motivos das pessoas para fazer uma compra mudam, e vão muito além da mudança da idade ou de endereço, por exemplo. Por isso, devemos investir pesado na descoberta do maior número de dados possíveis sobre o nosso público consumidor. Só assim vamos conseguir fazer melhor tudo aquilo que poderá vir a agradá-lo.
Imagine que você, como Personal Organizer, tem a pretensão de atender um bairro nobre da sua cidade, onde nele residem empresários, advogados, médicos. Que seus clientes possuem entre 35 e 50 anos, tem filhos pequenos em idade escolar e adolescentes, tem uma renda média em torno de R$ 30 mil ao mês, gostam de se exercitar, fazer viagens aos finais de semana com os amigos para relaxar, possuem funcionárias. Vamos combinar que:
- Ter um marketing focado para donas de casa, terceira idade, baby, pode não ser tão eficaz, não é mesmo?
- As notas que chamariam mais a atenção tem a ver com a organização da mala para viagens de final de semana, organização para adolescentes ou organização da rotina escolar, treinamento de empregadas, não acha?
- As informações que fariam mais sentido seriam as que envolvem viagem, criança, adolescente, organização e manutenção da rotina da casa para a funcionária (não para a dona de casa), não concorda?
Enfim, o interesse em se definir um público-alvo é que com isso, poderemos saber antecipadamente:
- A linguagem e o perfil que teremos que adotar
- Em quais canais de comunicação poderemos alcançar um retorno maior
- Que tipo de evento terá mais chance de conversão
- Quando e como criar uma chamada clara e assertiva
- Que tipo de conteúdo produzir para agradar ao público
E também é bom lembrar de pontos importantes como:
- Os benefícios que o nosso serviço ou produto poderá proporcionar ao cliente
- O que o nosso serviço ou produto tem de exclusivo?
- Levando em conta os objetivos do cliente, onde ou no que nós poderíamos ajudá-lo?
- Quais seriam as promessas do nosso serviço ou produto?
- Onde buscar as informações necessárias?
Para isso, uma sugestão é fazer uso daquelas pesquisas feitas por alguns mecanismos na internet e então validar o que você conseguiu levantar de proveitoso ou mesmo ir até o seu consumidor e colher as informações necessárias.
Vamos dar um exemplo de público-alvo, para explicar melhor:
“Mulheres. Entre 35 e 45 anos, residentes na capital do RJ, graduadas em Medicina, atendendo em clínicas médicas. Classe A, com renda média entre R$ 20.000 e R$ 25.000, que gostem de artigos e coisas de casa e que curtem estar em casa quando podem, que querem ter finais de semana tranquilos para aproveitar com seus familiares. São admiradoras de uma vida prática e de soluções que tragam essa praticidade para a rotina da casa”.
Viram como é importante esse assunto de público-alvo para o crescimento do nosso negócio? Então chegou a hora de definir o nosso público.
Bora lá então colocar a cabeça para pensar e segmentar o nosso mercado!
Autoria: Morgana Portella Organizer