Quem nunca se deparou rindo de si mesma quando ao terminar de dar aquela organizada na geladeira, toda felizona, olha para cima e vê que o freezer ficou de fora e esqueceu que ele também é parte do refrigerador? Aposto que isso já aconteceu com muitas, inclusive comigo.
Fala-se tanto em organização de geladeira e o coitadinho do freezer sempre fica como coadjuvante nessa história. É meio que normal irmos colocando as coisas lá dentro sem muita ordem e daí, quando precisamos de algo, levamos um bom tempo vasculhando até encontrar o que queremos. Daí já sai a primeira dica: organize seu freezer 😉
Uma maneira interessante de organizar é fazer uma planta, nada faraônico que necessite ser engenheiro ou arquiteto para eleborar, coisa simples mesmo, contendo uma lista dos alimentos, pois quando você for abrir, já saberá onde está aquilo que deseja e não precisará ficar procurando com a porta do freezer aberta descongelando aqueles alimentos que teve que tirar para encontrar o que queria, além de ficar gastando energia. Hoje já existem alguns refrigeradores com tablet na parte frontal e até enviam informações para um aplicativo de celular com o que tem dentro da geladeira e freezer e onde está localizado o alimento. Convenhamos que é top, não? Sonho de consumo de todas nós. Mas na real, quem não tem cão, caça com gato mesmo e vamos nos virar do nosso jeito e com aquilo que dispomos. O importante é economizar tempo e dinheiro e evitar dissabores.
Algumas orientações nessas horas são sempre bem vindas e achei legal compartilhar com vocês. Primeiramente devemos utilizar potes que possam armazenar alimentos e que sejam adequados para uso, observando os símbolos que identificam a utilização. A identificação com o nome do alimento, data que foi preparado/congelado e o peso também são dados importantes na hora que formos descongelar esses alimentos. É bom adquirir embalagens com tamanho adequado e deixar as etiquetas sempre à vista para facilitar. Uma ótima pedida é usar aqueles plásticos ziplock, pois otimizam espaço.
Na organização, divida em áreas o interior do freezer e use cada área para um tipo de produto, uma para carnes, frangos, peixes, outra para legumes e frutas, outra para pratos prontos, outra para massas, e assim por diante. Lembrando sempre de colocar os mais antigos na frente para consumir antes.
Importante também é manter a lista sempre atualizada, do que tem estocado, assim saberemos o que tem lá dentro e poderemos nos planejar para as refeições com mais facilidade, sabendo de antemão o que está prestes a vencer e o que devemos utilizar de imediato. Congelar porções que serão consumidas é primordial, evitando assim o desperdício, pois retiraremos somente aquilo que iremos precisar e descongelaremos a quantidade correta. Nunca devemos colocar sorvete na porta, pois é o lugar mais quente do congelador e corre-se o risco de derreter ou recongelar, e isso não é bom.
São apenas algumas dicas, mas espero que tenham gostado, pois um freezer com tudo organizado, ajuda na economia e no controle, e afinal, comida congelada é sempre muito bom, uma carta na manga, na hora da correria e de acelerar o processo da refeição quando estamos com pouco tempo.
E você, tem alguma dica para compartilhar com a gente?
Redator: Morgana Portella