Dando continuidade ao nosso post do mês anterior, onde ressaltamos a importância de ressignificar a carreira, estamos aqui para compartilhar com vocês sobre as tendências de negócios para quem está em dúvida do que fazer ou pretendendo alavancar seus serviços num futuro próximo.
Com o avanço da tecnologia em vários setores, vem ocorrendo uma reinvenção do mercado de trabalho justamente para que possamos nos adaptar a essa nova realidade que destaca primeiramente o bem-estar e a comodidade do cliente, com foco na agilidade do serviço. E tudo isso com um olhar de preocupação com a sustentabilidade e ainda com a segurança de dados.
E para ajudar você, vamos apontar aqui algumas tendências que vem se mostrando promissoras dentro do mercado de organização e que ganharam força principalmente nesses últimos dois anos.
– Infoprodutos – O nome já diz, são produtos digitais. Você irá criar o seu produto digital como e-books, audiobooks, podcasts, apostilas, vídeo aulas, livros, cursos online, templates, etc. Conteúdo para blog e ainda o desenvolvimento de um aplicativo também se enquadra nessa categoria. É uma opção excelente de negócio, pois a capacidade de vendas é muito grande e não tem aquelas burocracias de entrega pelos Correios ou transportadoras, porque ela ocorre direto via internet mesmo. O potencial de ganho é amplo, pois o investimento não é alto e o valor gerado ao cliente é ótimo, pois serve aqueles que desejam apenas se informar, tirar alguma dúvida sobre o seu serviço ou produto ou eles mesmos produzirem ou executarem aquele trabalho.
– Consultoria online – Seguindo na linha da comodidade, os clientes estão cada dia mais trocando o modelo presencial para a modalidade hibrida ou completamente remota, pois gera economia de tempo, dinheiro e quando os serviços são realizados por profissionais qualificados, propiciam os mesmos benefícios das diretrizes presenciais. O mercado da consultoria online é uma excelente pedida para as colegas que tem facilidade e destreza para trabalhar com vários projetos simultaneamente. Além disso, proporciona agilidade e conforto tanto para o cliente quanto para o consultor, pois dispensa encontros presenciais, diminuindo também os custos.
– Marketing de afiliados – É uma relação comercial. Você poderá ser um afiliado divulgando nas suas redes produtos/serviços de outras empresas ou colegas e em troca, receber uma comissão por cada venda que realizar. Funciona como se você fosse um representante comercial do (s) produto (s) x, y e z, fazendo a divulgação e intermediação de vendas desses produtos/serviços entre a empresa e o cliente, recebendo uma parte do valor para isso. A coisa boa é que tudo acontece online. Uma sacada muito legal para o universo da organização, pois existem no mercado inúmeros produtos e também empresas que fabricam organizadores. Você irá divulgar esse produto da marca X para diversas pessoas, impulsionando assim a venda dele, o que não deixa de ser muito interessante para o fabricante que estará aumentando sua carteira de clientes, expandindo a sua marca, elevando seu resultado de vendas e tudo isso sem precisar investir tanto. Isso tudo vai depender do produto/serviço, portanto aposte naqueles que você já tem experiência que são bem aceitos quando se fala em organização, assim todos ganham.
– E-commerce – A famosa venda de produtos/serviços pela internet que passou por um crescimento bem acelerado nos últimos anos e agora, por conta da pandemia, vem ganhando ainda mais força. Temos que pensar que as pessoas estão em busca de comodidade. Você pode pensar em ter a sua própria loja de produtos ou serviços online. Pense em negociar produtos/serviços que possam surpreender positivamente a expectativa do cliente, opte por produtos que realmente fazem parte do seu nicho. Dê uma espiada na concorrência e crie um plano de ação. Escolha uma plataforma que esteja de acordo com o que você está buscando, invista numa boa apresentação dos produtos e se planeje para o sucesso.
Com essas dicas a gente espera ter ajudado você a repensar a caminhada e refletir sobre novas estratégias de crescimento visando dar um up no seu negócio. Conhecendo essas tendências esperamos que fique mais fácil seguir com seus planos, superando os receios do futuro.
E lembre-se que você tem toda essa tecnologia a seu favor, ajudando a otimizar a sua rotina e a do seu cliente e esse é o momento mais que perfeito para você mostrar a sua presença de maneira diferente e continuar encantando seus clientes com essas novas tendências.
Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas, Treinamento de Empregadas e Home Organizer