ANPOP Brasil

Dress code corporativo é um conjunto de regras para os profissionais se vestirem da forma mais adequada no ambiente de trabalho.

dress code corporativo define a imagem que a empresa deseja passar e qual a mensagem principal a ser transmitida através de seus colaboradores para clientes e público em geral.

  • Formal: caracterizado pela predominância das peças como camisas social, calças de alfaiataria, vestidos e conjuntos de saia e blusa social, sapatos mais clássicos e blazers, sendo todas essas peças usadas em cores mais discretas. O tecido é muito importante nesse estilo, pois este componente faz toda diferença no conjunto da obra, portanto invista em peças básicas e de tecidos bons é dê uma quebrada usando acessórios mais modernos.
  • Semiformal: essa é uma combinação do dress code formal com o dress code informal, onde os profissionais podem, por exemplo, jogar peças de ambos os estilos como uma calça jeans com uma camisa mega social, ou roupas com mais cores e estampas, mas sempre preferenciando cortes e modelagens mais tradicionais. Malhas e jeans são bem-vindas nesse estilo, sendo jeans permitido em lavagem mais escura.
  • Casual: sexta feira, o casual friday, era o dia da semana eleito por muitos para dar uma descontraída no visual corporativo. Ultimamente temos visto várias empresas adotando esse estilo para todos os dias da semana. Casual se refere a eventos sociais ao ar livre, como um almoço de negócios no final de semana ou aniversário, por exemplo. No dress code casual opte por tecidos simples como algodão, malha, jeans e couro. Camisetas de time ou trainnings não entram aqui, ainda estamos falando de trabalho. Blusa de tecido plano são bem-vindas e podem ser tão frescas quanto a camiseta de malha, tendo o poder de deixar o look mais arrumadinho e menos informal. Blazer, calça jeans escura e pantalonas também fazem parte desse dress code.

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

Redaçāo Anpop Brasil