ANPOP Brasil

Aqui no Blog da ANPOP já falamos de muitos assuntos importantes sobre Finanças. Já falamos de Planejamento, de dicas de redução e corte de gastos, Educação e Organização Financeiras, entre outros.

Entretanto, ainda não conversamos aqui sobre um ponto essencial das Finanças, que devemos tratar antes mesmo de tudo que já falamos até aqui. E acho que você nem deve fazer ideia do que precisamos falar.

Nosso tema de hoje é sobre a necessidade de termos um porquê para começarmos a colocar nossas Finanças em ordem.

Você alguma vez parou para pensar nas razões que você tem e que podem ser sua motivação para fazer as suas contas? Não? Pois é, muitas (os) de nós desistimos das nossas Finanças antes de começar, por não saber que o Cuidado com o Dinheiro começa pela mente.

Quando trabalhamos nossa mente para ter algum resultado, teremos maior propensão em conseguir. Afinal, fazer as contas somente por obrigação, por que TEM QUE FAZER, sem propósito, você não conseguirá fazer por tanto tempo. Dedicar-se às suas Finanças sem um propósito é chato mesmo. Portanto, antes de começar a fazer suas contas, confira as dicas que deixei para você conseguir encontrar o seu porquê e começar a Cuidar das Suas Finanças Já!

Para te dar uma mãozinha e você se orientar por onde começar, deixarei 5 Dicas preciosas. São elas:

1) Ressignifique as suas Crenças Limitantes! Ao longo de nossas vidas crescemos ouvindo frases e ideias de todos os tipos, quer sejam boas, que nos ajudam a crescer e evoluir, quer sejam aqueles que acabam nos limitando e nos impedindo de crescer. Alguns dos pensamentos que não são tão bons podem nos impedir de crescermos financeiramente. Pensamentos como estes “Não tenho Dinheiro”, “Só é rico quem é ladrão”, “Só pode ser rico que nasceu no berço de ouro”, “Nunca poderei ser rica”, “Os ricos são esnobes” exemplificam alguns dos pensamentos limitantes que temos. E estas frases, por estarem por tanto tempo em nossas mentes, nos induzem institivamente a trabalharmos contra o nosso próprio dinheiro. E é muito nocivo se empenhar para ter suas Finanças em ordem e não ver resultado simplesmente porque nossa mente não acredita que conseguiremos, por termos pensamentos contrários aos nossos porquês. 

Para ter sucesso nas suas Finanças, traga um novo significado a estes pensamentos. Comece a pensar e a falar que “Terei Dinheiro”, “Eu posso ser Rica (o) de forma honesta e legal”, “Posso enriquecer com o fruto do meu trabalho e estudos”, “Eu não sou esnobe e serei rica (o)”.

2) Planeje seus Sonhos e Crie suas Metas: Já sabe quais são os seus sonhos? Então é a hora de você transformá-los em metas e assim materializá-los. Se não sabe, temos alguns como viajar, ajudar a família, investir para a faculdade de seu filho, realizar a festa de 15 anos de sua filha, comprar uma casa, comprar um carro, entre outros. Seja claro e específico com elas. Sem você transformar seus sonhos em metas, a realização ficará mais distante. Saiba exatamente qual é a meta, trace o tempo que será realizada, quanto custará e coloque a importância desta meta. Com isso formado, será mais estimulante fazer as usas contas, pois será o primeiro passo para a sua realização.

3) Acredite que Pode Realizá-los: não adiante você ter um trabalhão e não acreditar que consegue realiza-los. Você necessariamente deverá acreditar que você tem a capacidade de fazê-los acontecer! Nâo tenha medo e tenha fé e aposte em si mesma (o)! Sem acreditar, não irá muito longe.

4) Coloque o seu porquê em Ação: Não adiantará nada preparar a mente, acreditar e “ficar por isso mesmo”. Após trabalhar suas crenças, examinar seus sonhos, coloca-los em metas e planejar de forma específica, Entre em AÇÃO! Comece a fazer, sem procrastinar, sem desanimar, sem desistir. Uma das partes do nosso crescimento, em qualquer área das nossas vidas, é colocar o aprendizado em prática. Sem executar, não há avanço, não há realização! Então, arregace as mangas e vamos ao trabalho!!!

5) Tenha Disciplina, Persistência e Foco: Tenha estes 3 pilares ativos em sua vida e será bem sucedida (o). Entretanto, sem usufruir deste tripé, será bem mais difícil concretizar os seus “porquês”. Com a disciplina você se dedicará ao planejamento que formada por si mesma (o).  A persistência a (o) estimulará a fazer, fazer, fazer e fazer sem parar no meio do caminho. Você cuidará das suas Finanças sempre. Nos dias bons ruins, legais, tristes. Enfim, TODOS os dias. Por fim, o foco te manterá firme em suas prioridades, sem se dispersar e acabar desperdiçando tempo e dinheiro.

Sucesso nesta jornada

Por Aimée Rissi – Personal Organizer – Especialista em Organização Financeira

Redaçāo Anpop Brasil